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Cultura organizacional é
um modo peculiar de interagir entre as pessoas que provoca a aceitação do conflito pré-existente pelos novos membros do grupo recentemente admitidos.
um conjunto de procedimentos editados pela área de recursos humanos da organização, que visa a garantir que as tarefas sejam cumpridas no prazo e com a qualidade especificados pela alta direção.
a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, compartilhada por todos os membros da organização, sendo que os novos membros deverão aprender e concordar com essa maneira para serem aceitos nos serviços da organização.
a explicitação de alguns aspectos informais, como percepções, sentimentos, atitudes e valores, que permeiam as relações de cada equipe de trabalho de uma organização.
o processo planejado de interação do grupo de trabalho atual, que visa a agregar valor aos produtos e serviços oferecidos pela organização.
Na organização, os grupos de liderança informal emergem quando o líder
"vende sua decisão" aos subordinados.
permite a mais ampla liberdade aos seus subordinados.
apresenta uma decisão provisória, sujeita a mudanças.
permite que os subordinados funcionem exclusivamente em limites definidos.
apresenta idéias e permite questionamentos.
Uma das principais classificações das teorias da motivação direciona-se ao entendimento de como a motivação influencia o desempenho no trabalho. As distinções são feitas com base nas teorias de conteúdo e processo. As abordagens de conteúdo concentram-se no
"objeto" da motivação.
"como" da motivação.
"tempo" da motivação.
"estímulo" da motivação.
"ponto" indicador.
O fator unitário que mais influencia o tipo de estrutura de uma organização é
o tipo de bens ou de serviços que ela oferece.
o tipo de pessoas que a integra.
o contexto social em que ela está inserida.
seu tamanho.
sua finalidade.
Burocracia, segundo Max Weber, caracteriza a organização
ineficiente.
eficiente.
em que inexistam regras escritas.
em que os fluxos de comunicação são indefinidos.
em que há relativa liberdade de decisão dos supervisores.
Do ponto de vista ético, espera-se que o psicólogo, no exercício de sua profissão,
influencie o cliente com convicções políticas, filosóficas, morais ou religiosas.
induza pessoas a recorrerem a seus serviços.
prolongue, desnecessariamente, o atendimento ao cliente.
esclareça ao cliente quanto aos prejuízos da interrupção inoportuna da assistência que vem recebendo.
omita informações sobre o trabalho que realiza, a fim de que o cliente possa aceitá-lo com mais facilidade.
Freud analisou as atividades científicas e artísticas de Leonardo da Vinci, com base em uma recordação da infância deste, mostrando a relação da profissão com aspectos profundos da personalidade: "(...) a observação da vida cotidiana das pessoas nos mostra que em sua maioria conseguem derivar para sua atividade profissional uma parte considerável das forças de suas pulsões sexuais. A pulsão sexual prestase bem a isto por ser suscetível de sublimação (...)". Bohoslavsky, ao definir a vocação, descarta o conceito de sublimação de Freud e utiliza o conceito de:
sublimação de Jung;
sublimação de Lacan;
sublimação de Laplanche;
reparação de Pontalis;
reparação de Melanie Klein.
Segundo Bock, "o que a natureza dá ao Homem quando ele nasce não é suficiente para lhe garantir a sobrevivência na sociedade. Ele precisa adquirir uma série de aptidões, aprender formas de satisfação das necessidades, formas essas que são sociais. O Homem adquirirá essas aptidões, incluindo-se aqui todas as possibilidades cognitivas, físicas, e emocionais, apropriando-se da cultura, que foi criada por gerações precedentes". Inspirando-se em Leontiev, a autora afirma que a:
aptidão para a afetividade e para a dor do existir são inatas;
aptidão para manusear o lápis define a habilidade de linguagem escrita;
única aptidão inata é o inconsciente, que possibilita a apreensão do objeto;
única aptidão inata no Homem é a aptidão para a formação de outras aptidões;
aptidão humana é inata e a aptidão dos animais são treinadas.
Segundo Freire, a prática docente crítica, implicante do pensar certo, envolve o movimento dinâmico, dialético, entre o fazer e o pensar sobre o fazer. É fundamental, segundo o autor, que na prática da formação docente:
o pensar certo que supera o ingênuo seja produzido pelo próprio aprendiz em comunhão com o professor formador;
a aceitação e manutenção de pressupostos promovam, de modo harmônico, o treinamento para o desempenho de destrezas;
o pensar sobre o fazer seja substituído pela ciência e técnica com vistas à preparação de força de trabalho para o mercado;
os educandos sejam treinados com técnicas didáticas que permitam a transferência de conhecimento aos seus alunos;
o pensar certo não sobreponha o ingênuo que permite a manutenção das condições de infra-estrutura para a excelência do ensino.
Em "Pedagogia da autonomia", Freire apresenta um elenco de saberes necessários à prática educativa, considerando-a como dimensão social da formação humana. Este elenco de saberes foi dividido, pelo autor, em três categorias de temas, a saber:
não há docência sem discência; ensinar é transferir experiência; ensinar é uma especificidade humana;
não há docência sem discência; ensinar não é transferir conhecimento; ensinar é uma especificidade humana;
não há docência sem discência; ensinar não é transferir conhecimento mas reproduzi-lo; ensinar é uma especificidade humana;
não há docência sem discência; ensinar é transferir experiência; ensinar é uma especificidade humana e de animais superiores;
não há discência sem docência; ensinar não é transferir conhecimento; ensinar é uma capacidade humana e de animais superiores.
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