Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Cultura organizacional é

  • A.

    um modo peculiar de interagir entre as pessoas que provoca a aceitação do conflito pré-existente pelos novos membros do grupo recentemente admitidos.

  • B.

    um conjunto de procedimentos editados pela área de recursos humanos da organização, que visa a garantir que as tarefas sejam cumpridas no prazo e com a qualidade especificados pela alta direção.

  • C.

    a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, compartilhada por todos os membros da organização, sendo que os novos membros deverão aprender e concordar com essa maneira para serem aceitos nos serviços da organização.

  • D.

    a explicitação de alguns aspectos informais, como percepções, sentimentos, atitudes e valores, que permeiam as relações de cada equipe de trabalho de uma organização.

  • E.

    o processo planejado de interação do grupo de trabalho atual, que visa a agregar valor aos produtos e serviços oferecidos pela organização.

Na organização, os grupos de liderança informal emergem quando o líder

  • A.

    "vende sua decisão" aos subordinados.

  • B.

    permite a mais ampla liberdade aos seus subordinados.

  • C.

    apresenta uma decisão provisória, sujeita a mudanças.

  • D.

    permite que os subordinados funcionem exclusivamente em limites definidos.

  • E.

    apresenta idéias e permite questionamentos.

Uma das principais classificações das teorias da motivação direciona-se ao entendimento de como a motivação influencia o desempenho no trabalho. As distinções são feitas com base nas teorias de conteúdo e processo. As abordagens de conteúdo concentram-se no

  • A.

    "objeto" da motivação.

  • B.

    "como" da motivação.

  • C.

    "tempo" da motivação.

  • D.

    "estímulo" da motivação.

  • E.

    "ponto" indicador.

O fator unitário que mais influencia o tipo de estrutura de uma organização é

  • A.

    o tipo de bens ou de serviços que ela oferece.

  • B.

    o tipo de pessoas que a integra.

  • C.

    o contexto social em que ela está inserida.

  • D.

    seu tamanho.

  • E.

    sua finalidade.

Burocracia, segundo Max Weber, caracteriza a organização

  • A.

    ineficiente.

  • B.

    eficiente.

  • C.

    em que inexistam regras escritas.

  • D.

    em que os fluxos de comunicação são indefinidos.

  • E.

    em que há relativa liberdade de decisão dos supervisores.

Do ponto de vista ético, espera-se que o psicólogo, no exercício de sua profissão,

  • A.

    influencie o cliente com convicções políticas, filosóficas, morais ou religiosas.

  • B.

    induza pessoas a recorrerem a seus serviços.

  • C.

    prolongue, desnecessariamente, o atendimento ao cliente.

  • D.

    esclareça ao cliente quanto aos prejuízos da interrupção inoportuna da assistência que vem recebendo.

  • E.

    omita informações sobre o trabalho que realiza, a fim de que o cliente possa aceitá-lo com mais facilidade.

Freud analisou as atividades científicas e artísticas de Leonardo da Vinci, com base em uma recordação da infância deste, mostrando a relação da profissão com aspectos profundos da personalidade: "(...) a observação da vida cotidiana das pessoas nos mostra que em sua maioria conseguem derivar para sua atividade profissional uma parte considerável das forças de suas pulsões sexuais. A pulsão sexual prestase bem a isto por ser suscetível de sublimação (...)". Bohoslavsky, ao definir a vocação, descarta o conceito de sublimação de Freud e utiliza o conceito de:

  • A.

    sublimação de Jung;

  • B.

    sublimação de Lacan;

  • C.

    sublimação de Laplanche;

  • D.

    reparação de Pontalis;

  • E.

    reparação de Melanie Klein.

Segundo Bock, "o que a natureza dá ao Homem quando ele nasce não é suficiente para lhe garantir a sobrevivência na sociedade. Ele precisa adquirir uma série de aptidões, aprender formas de satisfação das necessidades, formas essas que são sociais. O Homem adquirirá essas aptidões, incluindo-se aqui todas as possibilidades cognitivas, físicas, e emocionais, apropriando-se da cultura, que foi criada por gerações precedentes". Inspirando-se em Leontiev, a autora afirma que a:

  • A.

    aptidão para a afetividade e para a dor do existir são inatas;

  • B.

    aptidão para manusear o lápis define a habilidade de linguagem escrita;

  • C.

    única aptidão inata é o inconsciente, que possibilita a apreensão do objeto;

  • D.

    única aptidão inata no Homem é a aptidão para a formação de outras aptidões;

  • E.

    aptidão humana é inata e a aptidão dos animais são treinadas.

Segundo Freire, a prática docente crítica, implicante do pensar certo, envolve o movimento dinâmico, dialético, entre o fazer e o pensar sobre o fazer. É fundamental, segundo o autor, que na prática da formação docente:

  • A.

    o pensar certo que supera o ingênuo seja produzido pelo próprio aprendiz em comunhão com o professor formador;

  • B.

    a aceitação e manutenção de pressupostos promovam, de modo harmônico, o treinamento para o desempenho de destrezas;

  • C.

    o pensar sobre o fazer seja substituído pela ciência e técnica com vistas à preparação de força de trabalho para o mercado;

  • D.

    os educandos sejam treinados com técnicas didáticas que permitam a transferência de conhecimento aos seus alunos;

  • E.

    o pensar certo não sobreponha o ingênuo que permite a manutenção das condições de infra-estrutura para a excelência do ensino.

Em "Pedagogia da autonomia", Freire apresenta um elenco de saberes necessários à prática educativa, considerando-a como dimensão social da formação humana. Este elenco de saberes foi dividido, pelo autor, em três categorias de temas, a saber:

  • A.

    não há docência sem discência; ensinar é transferir experiência; ensinar é uma especificidade humana;

  • B.

    não há docência sem discência; ensinar não é transferir conhecimento; ensinar é uma especificidade humana;

  • C.

    não há docência sem discência; ensinar não é transferir conhecimento mas reproduzi-lo; ensinar é uma especificidade humana;

  • D.

    não há docência sem discência; ensinar é transferir experiência; ensinar é uma especificidade humana e de animais superiores;

  • E.

    não há discência sem docência; ensinar não é transferir conhecimento; ensinar é uma capacidade humana e de animais superiores.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...