Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Libâneo sugere que o papel preponderante do psicólogo educacional é o de:
diagnosticar problemas de ajustamento das crianças à escola, intervindo com reforçamento dos comportamentos adequados;
diagnosticar problemas de ajustamento das crianças à escola, intervindo com punição dos comportamentos inadequados;
fornecer ao professor conhecimentos sobre princípios de aprendizagem para que ele os utilize em situações pedagógicas concretas;
avaliar o comportamento de professores em sua interação com alunos, para subsidiar o Programa de Avaliação Institucional realizado anualmente pela direção da escola;
analisar os problemas da escola e da educação a partir de crítica sócio-política, que denuncia contradições do sistema dominante.
Na visão de Bleger, o procedimento insuperável para a investigação profunda da dinâmica familiar é o método:
introspectivo;
experimental;
quase experimental;
comparativo;
clínico.
Segundo Bleger, pode-se definir a tarefa do psicólogo na instituição, dizendo que o enquadramento de seu trabalho é institucional, mas sua técnica é:
de decisão verticalizada;
intra e intergrupal;
aplicada no grupo primário;
individual e clínica;
estrutural e conjuntural.
Segundo Bleger, a psicologia institucional abarca o conjunto de organismos de existência física concreta que tem um certo grau de permanência em algum campo ou setor específico da atividade humana, para estudar neles todos os fenômenos humanos que se dão com relação:
à análise de cargos, à avaliação de desempenho, às funções de gerência e à visão de futuro da instituição;
ao ECRO grupal, à posição no organograma, aos conflitos emocionais e ao plano de ação da instituição;
ao desenvolvimento organizacional, ao desenvolvimento gerencial e à formação de equipes da instituição;
à percepção social, à cognição social, à representação social e ao núcleo central da instituição;
à estrutura, à dinâmica, às funções e aos objetivos da instituição.
A sociedade é um tecido de instituições que se interpenetram e se articulam entre si para regular a produção e a reprodução da vida humana. Sendo assim, as instituições têm de materializar-se em dispositivos concretos (as organizações), que são c o m p o s t o s d e u n i d a d e s m e n o r e s ( o s estabelecimentos), que por sua vez, incluem dispositivos técnicos (os equipamentos). Dentre as observações abaixo, a que pode se associar ao c o n j u n t o I N S T I T U I Ç Ã O - O R G A N I Z A Ç Ã O - ESTABELECIMENTOS-EQUIPAMENTOS:
é chamado de capitalismo planetário integrado;
configura-se como conceito básico para a técnica de grupos primários;
objetiva, principalmente, a integração dos sistemas municipal, estadual e federal;
só adquire dinamismo através de agentes que protagonizam práticas;
foi definido por Kurt Lewin na Teoria de Campo.
Segundo Baremblit, as forças produtivas de códigos institucionais são denominadas:
utopias sociais;
instituintes;
organizantes;
constituintes;
profissionalizantes.
Uma mulher, de 32 anos, deitada no leito, move com facilidade todos os segmentos do corpo. Mas, não consegue levantar-se e andar, dizendo estar paralítica. Tudo começou há uma semana, depois da morte de uma amiga. Esse quadro sugere:
Dados estatísticos numa determinada população, associando a inserção no trabalho, mostram que mulheres são acometidas de transtornos mentais comuns (T.M.C.) quando: (Ludemir, Ana B. – Inserção produtiva, gênero e saúde mental.)
Na assistência à saúde mental, são atividades de prevenção terciária:
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), que têm por finalidade assistir os portadores de transtornos psicóticos, ressocializá-los e resgatar sua cidadania, são geridos:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...