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As escalas de Quoeficiente de Inteligência produzidas pela aplicação do WISC-III, podem ser organizadas enquanto QI
Prático; Fatorial e Quantitativo.
Oral; Aritmético e Total.
Verbal; de Execução e Total.
Perceptual; de Processamento e Parcial.
de Vocabulário; Aritmético e Qualitativo.
Julgue os itens seguintes, com relação ao psicodiagnóstico.
É atribuição do psicólogo, quando solicitado, proceder à emissão de atestado psicológico, fundamentado no diagnóstico psicológico produzido, sendo-lhe facultado o uso do CID (Código Internacional de Doenças) para fins de enquadramento de diagnóstico.
Tradicionalmente, as Escalas Wechsler têm sido incluídas entre os instrumentos mais conhecidos para a avaliação do QI. Levando-se em consideração a aplicação dos subtestes, podemos dizer que, quando o sujeito atinge o número de fracassos previstos, devemos:
administrar mais alguns itens, ainda que o sucesso nestes não possa ser computado para o cálculo do QI.
orientar o sujeito que preste maior atenção na atividade proposta.
administrar imediatamente outro subteste.
interromper a aplicação e propor materiais gráficos ou que causem menor ansiedade.
deixar de aplicar subtestes ligados àquela modalidade.
Julgue os itens seguintes, com relação ao psicodiagnóstico.
São objetivos do processo psicodiagnóstico: classificação simples ou nosológica, descrição, diagnóstico diferencial, avaliação compreensiva, entendimento dinâmico, prevenção, prognóstico e perícia forense.
A utilização de testes gráficos e de personalidade deve ser submetida à consulta
prévia ao Manual de Documentos Escritos editado pelo Conselho Federal de Psicologia.
dos interessados na avaliação psicológica quando a situação-problema envolver transtornos psicopatológicos.
ao ECA − Estatuto da Criança e do Adolescente, para definir os instrumentos psicodiagnósticos que poderão ser utilizados e fornecerão a base interpretativa para a confirmação das hipóteses levantadas.
prévia ao Conselho Federal de Psicologia que editou resolução regulamentando a avaliação dos testes psicológicos.
prévia à Corregedoria Geral da Justiça, que dispõe sobre o tempo necessário para a aplicação e avaliação dos testes gráficos e de personalidade.
Julgue os itens seguintes, com relação ao psicodiagnóstico.
O psicodiagnóstico tem validade por tempo indeterminado e começa com um contato prévio com a pessoa a ser avaliada ou com o responsável por esta, para que sejam colhidos dados iniciais, a fim de se estabelecer o planejamento de todo o processo e a previsão do tempo de sua realização.
A interpretação de índices que indicam psicopatologias é proposta pelo Sistema Compreensivo de Exner. Dentre as psicopatologias podemos mencionar duas que fazem parte das tabelas utilizadas para análises baseadas no referido sistema, são elas:
demência senil e delírio.
paralisia cerebral e hipocondria.
psicose e transtorno obsessivo compulsivo.
esquizofrenia e depressão.
epilepsia e transtorno de déficit de atenção.
Julgue os itens seguintes, com relação ao psicodiagnóstico.
O psicodiagnóstico é um procedimento científico que faz uso, necessariamente, de testes psicológicos, diferentemente da avaliação psicológica, na qual se pode prescindir de testes.
Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, a Esquizofrenia hebefrênica (F20.1) inicia
entre as idades de 20 e 30 anos, inclui perturbações motoras proeminentes, que podem se alternar entre extremos tais como hipercinesia e estupor ou obediência automática e negativismo, sendo que atitudes e posturas forçadas podem ser mantidas por longos períodos, além de episódios de agitação violenta poderem ser um aspecto notável da condição.
entre as idades de 18 e 29 anos, tem seu quadro clínico dominado por delírios relativamente estáveis, com freqüência paranóides, usualmente acompanhados por alucinações, particularmente de variedade auditiva e perturbações da percepção, sendo que o afeto está usualmente menos embotado do que em outras variedades de esquizofrenia, porém um grau menor de incongruência é comum, assim como o são perturbações do humor, tais como irritabilidade, raiva repentina, receio e suspeita.
entre as idades de 15 e 25 anos, é uma forma de esquizofrenia na qual as mudanças afetivas são proeminentes, os delírios e as alucinações fugazes e fragmentários, o comportamento irresponsável e imprevisível e maneirismos são comuns, sendo que o afeto é superficial, inadequado; o pensamento está desorganizado, o discurso é cheio de divagações e é incoerente, tendendo o indivíduo a permanecer solitário e o comportamento parecendo vazio de propósito e sentimento.
após os 35 anos, havendo um desenvolvimento insidioso mas progressivo de conduta estranha, incapacidade para atender as exigências da sociedade e um declínio no desempenho total, sendo que delírios e alucinações não são evidentes e o transtorno é menos obviamente psicótico do que os demais subtipos.
antes dos 40 anos, sendo um estágio crônico no desenvolvimento de um transtorno esquizofrênico, no qual houve uma progressão clara de um estágio inicial (compreendendo um ou mais episódios com sintomas psicóticos que satisfazem os critérios gerais para esquizofrenia) para um estágio mais tardio caracterizado por sintomas "negativos" de longa duração, embora não necessariamente irreversíveis.
Maria, juntamente com seu marido, procura um psicólogo para solicitar ajuda para o filho adolescente de 16 anos de idade, com quem diz, de forma angustiada, não saber mais o que fazer. Após várias tantas tentativas de aproximação, ele encontra-se oscilando entre atitudes de indiferença e atitudes de muita agressividade, tomado pelo ódio de si e de todos, indisposto a falar com quem quer que seja. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca de intervenções psicoterápicas.
A agressividade excessiva denuncia uma revolta diante das perdas sofridas pelo adolescente, como o papel e o corpo de criança, além dos pais da infância.
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