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A Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 aponta que o diagnóstico de Esquizofrenia (F20) depende da presença de delírios, alucinações e outros sintomas típicos, que devem estar claramente presentes pela maior parte do tempo durante um período de
1 mês ou mais.
3 meses ou mais.
1 ano ou mais.
6 meses ou mais.
15 dias ou mais.
O princípio mais importante da teoria do reforço é a lei
do efeito.
da ocorrência.
da probabilidade.
do desempenho.
da tendência central.
Julgue os itens que se seguem, a respeito do uso de substâncias, dependência química e tratamento.
A recaída, tanto em relação ao uso de tabaco quanto ao de álcool ou cocaína, é um processo que acontece de forma sinalizada e gradual. Assim sendo, o paciente pode ser treinado a reconhecer os sinais e implementar estratégias de escolha e de solução de problemas, de modo a interromper o curso do processo.
A forma clássica de estudar a função psíquica pensamento é dividir sua análise em três aspectos. Assinale a alternativa correta:
Curso, forma e conteúdo.
Acelerado, estável e intermitente.
Positivo, negativo e neutro.
Psíquicos, mentais e comportamentais.
São pensamentos, imagens ou impulsos intrusivos e sem sentido, em sua maioria, aos quais o indivíduo tenta resistir ou tenta eliminar. Tratam-se de
sublimações, enquanto as repressões são usadas para suprimir os conflitos perturbadores e oferecer alívio.
compulsões, enquanto as obsessões são os pensamentos ou as ações usadas para suprimir as obsessões e oferecer alívio.
repressões, enquanto as sublimações são os pensamentos ou as ações usadas para suprimir os conflitos perturbadores e oferecer alívio.
obsessões, enquanto as compulsões são os pensamentos ou as ações usadas para suprimir as obsessões e oferecer alívio.
manias, enquanto os episódios de euforia são os pensamentos ou as ações que procuram trazer alívio.
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-IV-TR, a característica essencial do Transtorno Desintegrativo da Infância (299.10) consiste
em limitações do funcionamento adaptativo em pelo menos duas das áreas de habilidades (comunicação, autocuidados, vida doméstica, habilidades sociais/interpessoais, autossuficiência), após um período de, pelo menos, 3 anos de desenvolvimento aparentemente normal.
um funcionamento intelectual significativamente inferior à média, acompanhado de limitações significativas no funcionamento adaptativo, após um período de, pelo menos, 4 anos de desenvolvimento aparentemente normal.
em uma regressão pronunciada em múltiplas áreas do funcionamento, após um período de, pelo menos, 2 anos de desenvolvimento aparentemente normal.
em uma ansiedade excessiva envolvendo o afastamento de casa ou de figuras importantes de vinculação, após um período de, pelo menos, 5 anos de desenvolvimento aparentemente normal.
no desenvolvimento de prejuízo no funcionamento neurocognitivo devido a uma condição médico-geral, em, pelo menos, duas áreas do funcionamento cognitivo, podendo incluir perturbações na memória, após um período de, pelo menos, 6 anos de desenvolvimento aparentemente normal.
Teste que consta de seis páginas com traços que devem ser acompanhados pelo examinando, com as mãos direita e esquerda, a princípio sob controle visual e depois às cegas; para interceptar a vista, na segunda fase das operações, usa-se uma folha de papelão ou tabuleta quadrangular.
Trata-se do teste denominado
Kohs.
PMK.
TAT.
CAT.
Rorscharch.
Julgue os itens que se seguem, a respeito do uso de substâncias, dependência química e tratamento.
A título de motivação é adequado incluir, em um mesmo grupo terapêutico, pacientes que busquem tratamento voluntariamente e pacientes que busquem o tratamento obrigados por motivos judiciais, profissionais ou familiares.
Psicologia - Psicologia Clínica - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Tal como disse em sentido figurado um pesquisador, para uma criança com menos de três anos de idade, o brinquedo é um jogo sério, assim como o é para um adolescente, embora, é claro, num sentido diferente da palavra; para uma criança muito pequena, brinquedo sério significa que ela brinca sem separar a situação imaginária da situação real. Para uma criança em idade escolar, o brinquedo torna-se uma forma de atividade mais limitada, predominantemente do tipo atlético, que preenche um papel específico em seu desenvolvimento, e que não tem o mesmo significado do brinquedo para uma criança de idade pré-escolar. De acordo com a citação de Vygotsky, sobre a essência do brinquedo pode-se afirmar que é
uma atividade que dá prazer à criança que brinca desde a tenra idade e tem sempre uma relação de conquista com suas ações no brincar, ou seja, independente da idade na qual se encontra.
a possibilidade da criança conectar um estágio seu de desenvolvimento para outro, ou seja, sobrepor as mudanças inexistentes nas motivações para o brincar.
a criação de uma nova relação entre o campo do significado e o campo da percepção visual, ou seja, entre situações no pensamento e situações reais.
a tendência para a criança muito pequena satisfazer seus desejos a longo prazo, ou seja, o intervalo entre um desejo e sua satisfação é extremamente longo.
necessidade de se ater a alguma atividade, ou seja, o brincar na idade escolar é controlado pelas mesmas motivações daquelas do simples chupar chupeta.
Os transtornos específicos de ansiedade são complicados pelos ataques de pânico ou por outras características que são o foco da ansiedade, sendo que quando o foco está presente em todos os eventos da vida diária, trata-se de transtorno de ansiedade
social.
específica.
generalizada.
de estresse pós-traumático.
obsessiva-compulsiva.
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