Questões sobre Psicologia Clínica

Lista completa de Questões sobre Psicologia Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em uma reunião de professores foi apresentado um caso para estudo. O psicólogo que estava presente classificou o episódio como um caso típico de "condicionamento clássico de emoções". O incidente ocorrido por acaso, envolvendo o docente de uma disciplina e um aluno, teve origem no fato do docente ter chamado atenção do aluno que lia o cartão enviado por seu pai que estava a trabalho em outra localidade. A forma enfática do docente chamar atenção do aluno determinou esse condicionamento clássico de emoções. Este é um exemplo de condicionamento:

  • A.

    pavloviano, em que o reforço ocorre após o incidente;

  • B.

    operante em que o reforço ocorre após o incidente;

  • C.

    operante em que o reforço ocorre antes do incidente;

  • D.

    pavloviano em que o reforço é simultâneo ao incidente;

  • E.

    que independe do reforço ser aplicado ou não.

Assinale a alternativa que apresenta os sintomas característicos do transtorno obsessivo-compulsivo.

  • A.

    Presença de comportamentos repetitivos ou atos mentais que visam prevenir ou reduzir o distresse ou prevenir algum evento ou situação que causa medo, mas que são exagerados e desconectados com a realidade.

  • B.

    Preocupação com ordem e controle (mental e interpessoal) e o desejo de perfeccionismo nas coisas que faz.

  • C.

    Devoção excessiva ao trabalho e à produtividade o que acaba por prejudicar ou excluir as atividades de lazer e as amizades.

  • D.

    Inflexibilidade em matéria de moralidade, ética ou valores, forçando-se a seguir princípios morais rígidos.

Determinado educador, exercendo suas funções de professor, enfatiza para seus alunos a importância da percepção na aprendizagem valorizando processos cognitivos e o insight considerados como determinantes da criatividade para aflorar as múltiplas inteligências. Com base no texto, responda as questões 26, 27 e 28:

As múltiplas inteligências mencionadas no texto evidenciam que considerando

  • A.

    o conceito de personalidade, os alunos têm diferentes personalidades;

  • B.

    o conceito de inteligência múltipla, os mais inteligentes são dotados de várias inteligências;

  • C.

    a hereditariedade e o meio, a hereditariedade predomina como determinante nas inteligências múltiplas;

  • D.

    a hereditariedade e o meio, a ação do meio predomina na determinação das inteligências múltiplas;

  • E.

    as inteligências múltiplas mencionadas pelos teóricos, não há relação entre inteligências múltiplas e o físico do indivíduo.

Um gerente de banco foi seqüestrado e teve sua família mantida em poder de seqüestradores durante três dias, com ameaças de morte se não houvesse colaboração. Após a consumação do roubo, foram todos libertados sem que ocorresse violência. Após esse evento, o gerente passou a sentir um medo intenso, sonhar com o seqüestro e reagir de forma exagerada quando pensava identificar um dos seqüestradores. Em entrevista psicológica, o gerente solicitou que o profissional não lhe pedisse detalhes sobre o seqüestro, informou que vem tendo dificuldades de dormir e de se concentrar e confessou que acreditava que não conseguiria continuar com sua vida profissional, nem no estabelecimento bancário em que trabalhava, nem em outra organização.

O diagnóstico mais apropriado para esse caso é

  • A.

    Transtorno de ansiedade generalizada.

  • B.

    Transtorno depressivo maior.

  • C.

    Transtorno de estresse pós-traumático.

  • D.

    Transtorno de pânico sem agorafobia.

Determinado educador, exercendo suas funções de professor, enfatiza para seus alunos a importância da percepção na aprendizagem valorizando processos cognitivos e o insight considerados como determinantes da criatividade para aflorar as múltiplas inteligências. Com base no texto, responda as questões 26, 27 e 28:

O insight, como princípio da teoria utilizada pelo docente, mencionado no texto acima, corresponde a um (uma):

  • A.

    Compreensão súbita

  • B.

    Impulso do "ID"

  • C.

    Reforço do docente

  • D.

    Estímulo didático

  • E.

    Princípio de Thorndike

Considerando os critérios recomendados, a bateria de testes deve ser elaborada

  • A.

    a partir da habilidade do psicólogo com determinado tipo de teste ou técnica projetiva.

  • B.

    a partir da disponibilidade do material, bem como o tempo disponível para a aplicação dos testes.

  • C.

    a partir das hipóteses levantadas pelo psicólogo durante a entrevista inicial.

  • D.

    a partir da disponibilidade de tempo do cliente e ou dos pais.

Determinado educador, exercendo suas funções de professor, enfatiza para seus alunos a importância da percepção na aprendizagem valorizando processos cognitivos e o insight considerados como determinantes da criatividade para aflorar as múltiplas inteligências. Com base no texto, responda as questões 26, 27 e 28:

O psicólogo classificaria esse educador /professor mencionado no texto como sendo um:

  • A.

    Behavorista

  • B.

    Gestaltista

  • C.

    Psicanalista

  • D.

    Humanista

  • E.

    Existencialista

Segundo Ocampo, o encerramento do processo psicodiagnóstico se dá por meio da

  • A.

    confecção do laudo psicológico.

  • B.

    entrevista de devolução.

  • C.

    elaboração do parecer psicológico.

  • D.

    elaboração do relatório psicológico.

São objetivos da entrevista inicial no processo psicodiagnóstico, EXCETO

  • A.

    planejar a bateria de testes mais adequada.

  • B.

    realizar intervenções pontuais com o paciente.

  • C.

    captar a transferência e a contratransferência.

  • D.

    considerar as verbalizações feitas pelo paciente.

O enquadramento no psicodiagnóstico refere-se, EXCETO

  • A.

    ao esclarecimento sobre as estratégias utilizadas no processo.

  • B.

    ao esclarecimento dos papéis respectivos - psicólogo/cliente.

  • C.

    à definição do lugar em que será realizado o psicodiagnóstico.

  • D.

    à definição de horários e duração do processo psicodiagnóstico.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...