Lista completa de Questões sobre Psicologia Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em uma reunião de professores foi apresentado um caso para estudo. O psicólogo que estava presente classificou o episódio como um caso típico de "condicionamento clássico de emoções". O incidente ocorrido por acaso, envolvendo o docente de uma disciplina e um aluno, teve origem no fato do docente ter chamado atenção do aluno que lia o cartão enviado por seu pai que estava a trabalho em outra localidade. A forma enfática do docente chamar atenção do aluno determinou esse condicionamento clássico de emoções. Este é um exemplo de condicionamento:
pavloviano, em que o reforço ocorre após o incidente;
operante em que o reforço ocorre após o incidente;
operante em que o reforço ocorre antes do incidente;
pavloviano em que o reforço é simultâneo ao incidente;
que independe do reforço ser aplicado ou não.
Assinale a alternativa que apresenta os sintomas característicos do transtorno obsessivo-compulsivo.
Presença de comportamentos repetitivos ou atos mentais que visam prevenir ou reduzir o distresse ou prevenir algum evento ou situação que causa medo, mas que são exagerados e desconectados com a realidade.
Preocupação com ordem e controle (mental e interpessoal) e o desejo de perfeccionismo nas coisas que faz.
Devoção excessiva ao trabalho e à produtividade o que acaba por prejudicar ou excluir as atividades de lazer e as amizades.
Inflexibilidade em matéria de moralidade, ética ou valores, forçando-se a seguir princípios morais rígidos.
Determinado educador, exercendo suas funções de professor, enfatiza para seus alunos a importância da percepção na aprendizagem valorizando processos cognitivos e o insight considerados como determinantes da criatividade para aflorar as múltiplas inteligências. Com base no texto, responda as questões 26, 27 e 28:
As múltiplas inteligências mencionadas no texto evidenciam que considerando
o conceito de personalidade, os alunos têm diferentes personalidades;
o conceito de inteligência múltipla, os mais inteligentes são dotados de várias inteligências;
a hereditariedade e o meio, a hereditariedade predomina como determinante nas inteligências múltiplas;
a hereditariedade e o meio, a ação do meio predomina na determinação das inteligências múltiplas;
as inteligências múltiplas mencionadas pelos teóricos, não há relação entre inteligências múltiplas e o físico do indivíduo.
Um gerente de banco foi seqüestrado e teve sua família mantida em poder de seqüestradores durante três dias, com ameaças de morte se não houvesse colaboração. Após a consumação do roubo, foram todos libertados sem que ocorresse violência. Após esse evento, o gerente passou a sentir um medo intenso, sonhar com o seqüestro e reagir de forma exagerada quando pensava identificar um dos seqüestradores. Em entrevista psicológica, o gerente solicitou que o profissional não lhe pedisse detalhes sobre o seqüestro, informou que vem tendo dificuldades de dormir e de se concentrar e confessou que acreditava que não conseguiria continuar com sua vida profissional, nem no estabelecimento bancário em que trabalhava, nem em outra organização.
O diagnóstico mais apropriado para esse caso é
Transtorno de ansiedade generalizada.
Transtorno depressivo maior.
Transtorno de estresse pós-traumático.
Transtorno de pânico sem agorafobia.
Determinado educador, exercendo suas funções de professor, enfatiza para seus alunos a importância da percepção na aprendizagem valorizando processos cognitivos e o insight considerados como determinantes da criatividade para aflorar as múltiplas inteligências. Com base no texto, responda as questões 26, 27 e 28:
O insight, como princípio da teoria utilizada pelo docente, mencionado no texto acima, corresponde a um (uma):
Compreensão súbita
Impulso do "ID"
Reforço do docente
Estímulo didático
Princípio de Thorndike
Considerando os critérios recomendados, a bateria de testes deve ser elaborada
a partir da habilidade do psicólogo com determinado tipo de teste ou técnica projetiva.
a partir da disponibilidade do material, bem como o tempo disponível para a aplicação dos testes.
a partir das hipóteses levantadas pelo psicólogo durante a entrevista inicial.
a partir da disponibilidade de tempo do cliente e ou dos pais.
Determinado educador, exercendo suas funções de professor, enfatiza para seus alunos a importância da percepção na aprendizagem valorizando processos cognitivos e o insight considerados como determinantes da criatividade para aflorar as múltiplas inteligências. Com base no texto, responda as questões 26, 27 e 28:
O psicólogo classificaria esse educador /professor mencionado no texto como sendo um:
Behavorista
Gestaltista
Psicanalista
Humanista
Existencialista
Segundo Ocampo, o encerramento do processo psicodiagnóstico se dá por meio da
confecção do laudo psicológico.
entrevista de devolução.
elaboração do parecer psicológico.
elaboração do relatório psicológico.
São objetivos da entrevista inicial no processo psicodiagnóstico, EXCETO
planejar a bateria de testes mais adequada.
realizar intervenções pontuais com o paciente.
captar a transferência e a contratransferência.
considerar as verbalizações feitas pelo paciente.
O enquadramento no psicodiagnóstico refere-se, EXCETO
ao esclarecimento sobre as estratégias utilizadas no processo.
ao esclarecimento dos papéis respectivos - psicólogo/cliente.
à definição do lugar em que será realizado o psicodiagnóstico.
à definição de horários e duração do processo psicodiagnóstico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...