Questões sobre Psicologia Clínica

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De acordo com a teoria da hierarquia das necessidades de A. H. Maslow, as pessoas são motivadas por cinco tipos distintos de necessidades. Essas necessidades estão dispostas segundo uma hierarquia, de acordo com sua capacidade de

  • A.

    modificar o grau de satisfação de uma pessoa.

  • B.

    motivar o comportamento.

  • C.

    gerar necessidade no indivíduo.

  • D.

    diminuir o nível de estresse causado por um processo de desmotivação.

  • E.

    gerar equilíbrio psíquico.

O trabalho multidisciplinar consiste em

  • A.

    uma proposta em que as fronteiras ficam relativizadas e o fundamento desse espaço de trabalho deve ser procurado na negação e na superação de fronteiras disciplinares.

  • B.

    exploração científica especializada de determinado domínio homogêneo de estudo, isto é, o conjunto sistemático e organizado de conhecimentos que apresentam características próprias nos planos de ensino, da formação, dos métodos e das matérias.

  • C.

    estudar um objeto sob diferentes ângulos, mas sem que tenha necessariamente havido um acordo prévio sobre os métodos a seguir ou sobre os conceitos a serem utilizados, havendo uma justaposição de recursos de uma ou várias disciplinas.

  • D.

    trocas intensas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas, no interior de um projeto específico de pesquisa, tendo por horizonte epistemológico o campo unitário do conhecimento.

  • E.

    uma etapa superior, que não se contenta em atingir interações ou reciprocidade entre pesquisas especializadas, mas que situa essas ligações no interior de um sistema total, sem fronteiras estabelecidas entre as disciplinas.

No Teste de Bender, na criança e no adolescente, Koppitz considera que, no item da linha ondulada, quando há duas ou mais mudanças abruptas na direção da linha de pontos ou círculos, a interpretação corresponde à presença de

  • A.

    expressão típica de crianças bem ajustadas, com desejo de agradar aos adultos e um sentimento de liberdade na escola.

  • B.

    timidez e retraimento.

  • C.

    impulsividade, agressividade, possível atuação.

  • D.

    instabilidade na coordenação motora e na personalidade, por fatores orgânicos e/ou emocionais.

  • E.

    comportamento desajustado, sendo expressão de criança com personalidade egocêntrica.

Como todas as técnicas projetivas, o teste HTP estimula a projeção de elementos

  • A.

    cognitivos, compreendendo duas escalas, verbal e de execução, com seis e cinco subtestes.

  • B.

    ideográficos, colocando o sujeito numa situação imaginária, respondendo a perguntas sobre o que desejaria ser.

  • C.

    não-verbais, sendo constituído por um caderno com 60 itens ou figuras, que representam cada uma um problema, cuja solução deve ser escolhida entre seis alternativas de respostas.

  • D.

    da própria identidade, ao se solicitar o desenho de uma pessoa inteira, sendo a escala utilizada para avaliar o desenho constituída por 73 itens.

  • E.

    da personalidade e de áreas de conflito dentro da situação terapêutica.

Tendo em vista a importância da avaliação de testes psicológicos para a comunidade, o CFP – Conselho Federal de Psicologia elaborou o SATEPSI – Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos, reunindo as principais informações referentes ao assunto. Os seguintes testes estão incluídos na lista dos testes atualmente aprovados:

  • A.

    Questionário Desiderativo; Prova de Nível Mental e Método Gomes.

  • B.

    Bateria de testes de aptidões gerais II – BTAG II; Inventário de interesses de L.L. Thurstone e Teste Zulliger (Sistema Freitas).

  • C.

    HTP; Palográfico e Rorschach Sistema Compreensivo.

  • D.

    Figuras Complexas de Rey; Suplemento para o teste de apercepção temática CAT – S e Inventário de Interesses Kuder.

  • E.

    Teste de personalidade 16 PF; Teste do desenho – Wartegg e Teste de Apercepção Infantil com figuras de animais CAT – A.

Existem diferentes formas de abordagem para o tratamento da drogadição. Não há conceitos ou programas de validade universal. Quando se entende que o adito é um ser que pôs em atividade a parte psicótica da personalidade (pois não responde à prova de realidade, nem à de experiência, não tem consciência da doença ou a tem parcialmente/dissociadamente e vive de acordo com o delírio, que se converte, assim, em sua própria "ideologia de vida", tal como ocorre no psicótico em seu sentido mais clássico), a internação em uma instituição, com um programa especialmente preparado para o tratamento de aditos, é indicada, pois garante a supressão do consumo de drogas, o estabelecimento do limite e a emergência dos estados de abstinência, gerando

  • A.

    dificuldades para o tratamento global do paciente.

  • B.

    depressão endógena a ser tratada após a desinternação.

  • C.

    uma rebeldia que dificultará o tratamento psicoterápico.

  • D.

    conflitos para poder trabalhar terapeuticamente.

  • E.

    a intensificação e cronificação da sintomatologia do paciente.

Considerando a teoria do condicionamento operante aplicada à aprendizagem temos:

  • A.

    na primeira solução a aplicação do princípio da generalização.

  • B.

    na primeira solução a aplicação de um reforço

  • C.

    na segunda solução a aplicação do princípio da generalização

  • D.

    na segunda solução a aplicação dos princípios dá discriminação

  • E.

    na segunda solução aplicação da punição e do esforço

É CORRETO afirmar que o alcoolismo crônico

  • A.

    é uma doença cujo desenvolvimento e manifestações são influenciadas por fatores genéticos, não havendo nexo causal ou desencadeamento devido ao ambiente e às condições de trabalho.

  • B.

    é uma doença cujo desenvolvimento e manifestações são influenciadas por fatores ambientais, não havendo nexo causal ou desencadeamento devido à organização do trabalho.

  • C.

    é uma doença de etiologia complexa podendo haver consumo coletivo associado a situações de trabalho, decorrente de estratégia defensiva.

  • D.

    é uma doença de incidência baixa em segmentos ocupacionais como transportes coletivos, bancários e construção civil ao contrário do que pensa o senso comum.

O condicionamento operante visa criar no aluno hábitos desejados. Cita-se como exemplo o hábito de estudar. Neste condicionamento operante a resposta desejada se repete porque se aplica após sua ocorrência um:

  • A.

    estímulo

  • B.

    reforço

  • C.

    discriminante

  • D.

    corretivo

  • E.

    modelador

Transtorno bipolar é um dos especificadores dos transtornos

  • A.

    de ansiedade.

  • B.

    de humor.

  • C.

    de personalidade.

  • D.

    dissociativos.

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