Lista completa de Questões sobre Psicologia Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A teimosia obstinada que não se reduz nem pela argumentação, nem pelos elementos objetivos exteriores é reconhecida como um mecanismo de
introjeção.
fixação.
regressão.
formação reativa.
projeção.
Anima e animus representam o reconhecimento por Jung da
mandala e do círculo mágico.
energia instintiva presente nos humanos.
energia racional presente nos humanos.
bissexualidade humana.
máscara latente e presente apresentada pelos indivíduos na sociedade.
A tendência dos gestaltistas é para definirem a Psicologia como o estudo
da experiência e influência dos tipos psicológicos.
da ação humana que retrata uma função sistêmica do ser no universo.
dos desvios comportamentais do ser humano.
do radical e metafísico que definem a dialética mente- corpo-alma.
da experiência imediata do organismo total.
Na abordagem sistêmica, a família pode ser vista como um sistema que se autogoverna através de regras, as quais definem o que é e o que não é permitido. Equilibra-se em torno de certas transações que são a concretização dessas regras. O sistema familiar oferece resistência a mudanças, mantendo, tanto quanto possível, os seus padrões de interação – sua homeostasia. O mecanismo utilizado na família para restabelecimento da homeostase é denominado
retroalimentação positiva ou feedback positivo.
retroalimentação negativa ou feedback negativo.
escalonamento de estresse.
padrão funcional.
padrão refratário.
O Manual de elaboração de documentos decorrentes de Avaliações Psicológicas tem como objetivos orientar o profissional psicólogo na confecção de documentos decorrentes das avaliações psicológicas e fornecer os subsídios éticos necessários na elaboração qualificada da comunicação escrita. O documento que é expedido pelo psicólogo para comprovação do estado psicológico, ou outra informação referente à pessoa atendida, é
relatório psicológico.
devolutiva psicológica.
atestado psicológico.
atestado psicológico.
laudo.
Os estressores individuais, decorrentes de características comportamentais, são estressores potenciais que podem afetar substancialmente a saúde das pessoas, especialmente provocando o adoecimento cardiovascular. Esses estressores foram descritos por Friedman e Rosenman (1974) como um padrão de personalidade denominado Tipo A. Com relação a esse tema, considere as seguintes características de personalidade de uma pessoa:
I joga por prazer e não se preocupa em ganhar;
II é obcecada por números;
III anda rapidamente e come rapidamente;
IV fica sempre no meio termo quanto tem que tomar decisões;
V nunca se aborrece muito;
VI é agressiva e competitiva.
Compõem a personalidade Tipo A as características apontadas apenas nos itens
Assinale a opção correta relacionada às atitudes do psicólogo ao conduzir uma entrevista não-diretiva.
A formulação da pergunta deve orientar a resposta do paciente.
Ao proceder a reformulação do que disse o entrevistado, o entrevistador teoricamente reconhece os sentimentos ou significados expressos pelo paciente.
A reformulação-reflexo é utilizada para corrigir distorções perceptuais observadas pelo terapeuta na fala do paciente.
Uma propriedade da reformulação é a impossibilidade de reverter a relação figura-fundo.
Na primeira entrevista, o paciente deve ser acolhido e poderá falar livremente para apresentar sua queixa, mas períodos de silêncio precisam ser rapidamente removidos pelo psicólogo.
O tratamento de drogadicção requer do profissional o conhecimento de características específicas do usuário, de seu comportamento e de iniciativas emergenciais que podem ser necessárias. Assinale a opção correta em relação a esses aspectos.
As propriedades reforçadoras da droga mantêm a dependência química apenas entre usuários sem evidências de carências sociais e emocionais.
A negação do problema, que é freqüente entre dependentes químicos, é um comportamento de escolha consciente, seja para evitar críticas de parentes e amigos, ou seja um mecanismo psíquico de defesa do ego.
Ao receber um telefonema do paciente, mostrando confusão e descrevendo a ocorrência de overdose, o psicólogo deve limitar-se a acalmar o paciente, torná-lo orientado e escutar o que ele tem a dizer.
Quando o usuário de drogas engajado no processo terapêutico falta às sessões sem avisar antes e sem telefonar para justificar, é adequado que o psicólogo telefone para ter notícias, pois é provável que o paciente tenha recaído no uso de drogas.
Pessoas que perdem o emprego por causa do uso de substâncias devem ser estimuladas a ficar desempregadas até que se livrem da droga, para não correrem o risco de ser despedidas outra vez.
Ao atender pacientes que tentaram suicídio, o psicólogo deve avaliar o risco atual de auto-extermínio, em tempo hábil para tomar decisões que preservem de imediato a vida da pessoa e que viabilizem o processo terapêutico. Assinale a opção incorreta com relação aos procedimentos e objetivos iniciais do psicólogo ao avaliar um paciente com tentativa recente de suicídio.
Em um primeiro momento, a avaliação deve ser feita com uso exclusivo de escalas padronizadas para o paciente, até que ele melhore o humor para ser entrevistado.
Um dos objetivos do psicólogo na entrevista clínica é entender se a tentativa de auto-extermínio foi motivada pela busca de alívio do sofrimento ou pela necessidade de controlar outras pessoas.
A identificação de características histriônicas do paciente é fator relevante para definir o procedimento terapêutico.
É importante investigar diretamente se o suicídio foi planejado ou se a tentativa ocorreu por impulso.
Amigos e familiares devem ser solicitados a oferecer informações gerais sobre características do paciente e sobre os fatos que possam ter desencadeado a tentativa de suicídio.
Os distúrbios alimentares têm grandes implicações para saúde física e mental, podendo levar à perda da qualidade de vida e à perda da própria vida. A sociedade moderna, entretanto, assumiu um padrão de beleza que não apenas estimula como mantém a instalação desses transtornos, em especial a anorexia e a bulimia. Nesse sentido, considere a seguinte situação.
Uma jovem desejava muito ser modelo, mas teve a posição negada por apresentar índice de massa corpórea (IMC) igual a 23 kg/m2. Ela reduziu sua ingesta calórica até alcançar um IMC igual a 16 kg/m2 e conseguiu a posição almejada. Depois de algum tempo no trabalho, essa jovem passou a não sentir mais fome e, embora continuasse emagrecendo e apresentasse cabelos quebradiços e falhas no ciclo menstrual, desejava perder um pouco mais de peso.Considerando que, na situação descrita, a jovem está em um sério processo de adoecimento que requer intervenção profissional, assinale a opção correta quanto ao caso e ao tratamento.
A jovem, com IMC de 23 kg/m2, estava acima do peso e precisava, para sua própria saúde, perder alguns quilos, o que conseguiu ao alcançar o IMC de 16 kg/m2, dentro da faixa de normalidade.
Os dados informados sugerem o diagnóstico de bulimia nervosa.
A paciente chegou a um ponto crítico de adoecimento físico, em que a intervenção psicológica não mais surte efeito.
O meio ambiente sinalizou para essa jovem a possibilidade de reforçamento positivo contingente à redução da ingesta calórica e substancial perda de peso, e as conseqüências dessa resposta foram de fato positivamente reforçadoras.
O adoecimento nesse caso funciona como punição, o que leva a jovem a manter a mesma resposta alimentar, como um efeito secundário e emocional observado quando são aplicadas técnicas aversivas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...