Questões sobre Psicologia Clínica

Lista completa de Questões sobre Psicologia Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Gestaltheorie, ou Psicologia da "forma", sofreu certa influência do(a):

  • A.

    fenomenologia

  • B.

    associacionismo

  • C.

    psicanálise e do associacionismo

  • D.

    existencialismo e do associacionismo

  • E.

    fenomenologia e do associacionismo

Segundo Freud, o termo pulsão é entendido como

  • A.

    estado de desconforto temporário que pressiona a ação no sentido de ser removido.

  • B.

    movimento da energia fisiológica, na tentativa, nem sempre bem sucedida, de extravasar o instinto de morte.

  • C.

    conflito subjacente às psiconeuroses, que circula interminável e incessantemente no aparato psíquico.

  • D.

    distinção entre o id e o super-ego, necessária para marcar a passagem do pré-consciente ao consciente.

  • E.

    força interna constante que move os seres humanos no sentido de buscar a realização dos desejos latentes.

Um dos temas centrais da Psicologia Evolucionista é

  • A.

    a existência de uma natureza humana universal refletida nos comportamentos culturais exibidos.

  • B.

    a relação entre os mecanismos adaptativos da espécie com os objetivos culturais humanos.

  • C.

    o processo de seleção natural durante a evolução das espécies, em comparando-a com a humana.

  • D.

    o funcionamento psicológico dos ancestrais humanos e suas implicações para a mente atual.

  • E.

    o desenvolvimento das estruturas psicológicas da mente humana ao longo do tempo.

Assinale, de acordo com a concepção sócio-histórica de aprendizagem, a intervenção mais adequada do professor diante do erro dos alunos.

  • A.

    Os alunos devem trocar comentários com os colegas para identificar e corrigir seus erros, sem interferência do professor.

  • B.

    O professor deve assumir a função de identificar o erro e fornecer a resposta correta, ensinando, assim, o que é o esperado.

  • C.

    O professor deve intervir de forma genérica, assinalando que "não está bom" para que o aluno perceba que errou e identifique o seu erro.

  • D.

    O professor deve questionar o aluno, a partir de seu desempenho, para que ambos possam entender o raciocínio do aluno e ajudá-lo a superar o erro.

  • E.

    O aluno deve comparar sua atividade com um modelo correto oferecido pelo professor, possibilitando assim a identificação do erro.

Contextos de desenvolvimento, de acordo com a perspectiva da Rede de Significações, são aqueles considerados

  • A.

    como pano de fundo onde se dão os processos de desenvolvimento, envolvendo ainda os fatores que colocam normas e significações às pessoas.

  • B.

    a partir da noção walloniana de meio, a qual cumpre, simultaneamente, duas funções: a de ambiente (milieu) e a de recurso (moyen).

  • C.

    centrais para a constituição da pessoa ou de um grupo de pessoas, ao oferecerem oportunidades para construir competências socialmente valorizadas.

  • D.

    à luz de uma visão que assume, concomitantemente, a formação e a transformação das pessoas, de forma dialética e estruturante.

  • E.

    como tendo características de submissão e de contraposição que permitem negociar os limites e possibilidades da identidade em formação.

Para Vygotsky, deve-se buscar estabelecer uma diferença entre o que o aluno é capaz de fazer e de aprender sozinho e o que é capaz de fazer e aprender com a ajuda e a participação de outras pessoas, observando-as, imitando-as, seguindo instruções ou colaborando com elas. A distância entre esses dois pontos é denominada de

  • A.

    nível de desenvolvimento real.

  • B.

    nível de desenvolvimento proximal.

  • C.

    zona de desenvolvimento proximal.

  • D.

    zona de desenvolvimento operacional.

  • E.

    zona de desenvolvimento real.

O psiquismo humano, na visão da teoria sócio-histórica, é construído

  • A.

    no movimento de relacionar o existir à linguagem, processo que ocorre na e pelas práticas cotidianas de produção cultural.

  • B.

    na articulação entre formas que definem a integração e superação dos movimentos de contradição.

  • C.

    no empenho contínuo de atribuir significados aos atos do real, na tentativa de agir e transformar a realidade.

  • D.

    na relação dialética que o homem estabelece com seu meio, em sua dimensão histórica e social.

  • E.

    no contexto histórico e cultural, posto que o social neles se desvenda, articulando-os na consciência.

O behaviorismo radical proposto por Skinner prega que a unidade básica do comportamento seja a chamada contingência tríplice de reforçamento, entendida como aquela que

  • A.

    busca desvendar como se dá a associação do comportamento respondente com o operante.

  • B.

    elicia estímulos nervosos e reflexos condicionados (ou não), por meio de operações de reforçamento.

  • C.

    promove a necessidade do mecanismo do reforço agir sobre o comportamento aversivo.

  • D.

    engloba o comportamento, suas condições antecedentes e suas conseqüências.

  • E.

    tenta mostrar como os estímulos conseqüentes decorrem de outros, chamados neutros, no estudo do comportamento.

Auguste Comte propôs um método de estudo - o positivismo - no qual a investigação científica dos fatos deveria

  • A.

    indicar suas origens, fins e causas primeiras.

  • B.

    basear-se no empírico, levando à organização e à certeza.

  • C.

    conduzir a uma visão metafísica do real.

  • D.

    promover a estática e a dinâmica social.

  • E.

    explicar os fenômenos pela evolução da lei e dos códigos.

A base do pensamento hegeliano é o princípio da contradição, entendido como

  • A.

    limite da razão.

  • B.

    modo de a razão lidar com a realidade.

  • C.

    princípio de identidade.

  • D.

    sustentáculo da lógica formal.

  • E.

    movimento, superação, transformação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...