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Psicologia - Psicologia Clínica - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
A Gestaltheorie, ou Psicologia da "forma", sofreu certa influência do(a):
fenomenologia
associacionismo
psicanálise e do associacionismo
existencialismo e do associacionismo
fenomenologia e do associacionismo
Segundo Freud, o termo pulsão é entendido como
estado de desconforto temporário que pressiona a ação no sentido de ser removido.
movimento da energia fisiológica, na tentativa, nem sempre bem sucedida, de extravasar o instinto de morte.
conflito subjacente às psiconeuroses, que circula interminável e incessantemente no aparato psíquico.
distinção entre o id e o super-ego, necessária para marcar a passagem do pré-consciente ao consciente.
força interna constante que move os seres humanos no sentido de buscar a realização dos desejos latentes.
Um dos temas centrais da Psicologia Evolucionista é
a existência de uma natureza humana universal refletida nos comportamentos culturais exibidos.
a relação entre os mecanismos adaptativos da espécie com os objetivos culturais humanos.
o processo de seleção natural durante a evolução das espécies, em comparando-a com a humana.
o funcionamento psicológico dos ancestrais humanos e suas implicações para a mente atual.
o desenvolvimento das estruturas psicológicas da mente humana ao longo do tempo.
Assinale, de acordo com a concepção sócio-histórica de aprendizagem, a intervenção mais adequada do professor diante do erro dos alunos.
Os alunos devem trocar comentários com os colegas para identificar e corrigir seus erros, sem interferência do professor.
O professor deve assumir a função de identificar o erro e fornecer a resposta correta, ensinando, assim, o que é o esperado.
O professor deve intervir de forma genérica, assinalando que "não está bom" para que o aluno perceba que errou e identifique o seu erro.
O professor deve questionar o aluno, a partir de seu desempenho, para que ambos possam entender o raciocínio do aluno e ajudá-lo a superar o erro.
O aluno deve comparar sua atividade com um modelo correto oferecido pelo professor, possibilitando assim a identificação do erro.
Contextos de desenvolvimento, de acordo com a perspectiva da Rede de Significações, são aqueles considerados
como pano de fundo onde se dão os processos de desenvolvimento, envolvendo ainda os fatores que colocam normas e significações às pessoas.
a partir da noção walloniana de meio, a qual cumpre, simultaneamente, duas funções: a de ambiente (milieu) e a de recurso (moyen).
centrais para a constituição da pessoa ou de um grupo de pessoas, ao oferecerem oportunidades para construir competências socialmente valorizadas.
à luz de uma visão que assume, concomitantemente, a formação e a transformação das pessoas, de forma dialética e estruturante.
como tendo características de submissão e de contraposição que permitem negociar os limites e possibilidades da identidade em formação.
Para Vygotsky, deve-se buscar estabelecer uma diferença entre o que o aluno é capaz de fazer e de aprender sozinho e o que é capaz de fazer e aprender com a ajuda e a participação de outras pessoas, observando-as, imitando-as, seguindo instruções ou colaborando com elas. A distância entre esses dois pontos é denominada de
nível de desenvolvimento real.
nível de desenvolvimento proximal.
zona de desenvolvimento proximal.
zona de desenvolvimento operacional.
zona de desenvolvimento real.
O psiquismo humano, na visão da teoria sócio-histórica, é construído
no movimento de relacionar o existir à linguagem, processo que ocorre na e pelas práticas cotidianas de produção cultural.
na articulação entre formas que definem a integração e superação dos movimentos de contradição.
no empenho contínuo de atribuir significados aos atos do real, na tentativa de agir e transformar a realidade.
na relação dialética que o homem estabelece com seu meio, em sua dimensão histórica e social.
no contexto histórico e cultural, posto que o social neles se desvenda, articulando-os na consciência.
O behaviorismo radical proposto por Skinner prega que a unidade básica do comportamento seja a chamada contingência tríplice de reforçamento, entendida como aquela que
busca desvendar como se dá a associação do comportamento respondente com o operante.
elicia estímulos nervosos e reflexos condicionados (ou não), por meio de operações de reforçamento.
promove a necessidade do mecanismo do reforço agir sobre o comportamento aversivo.
engloba o comportamento, suas condições antecedentes e suas conseqüências.
tenta mostrar como os estímulos conseqüentes decorrem de outros, chamados neutros, no estudo do comportamento.
Auguste Comte propôs um método de estudo - o positivismo - no qual a investigação científica dos fatos deveria
indicar suas origens, fins e causas primeiras.
basear-se no empírico, levando à organização e à certeza.
conduzir a uma visão metafísica do real.
promover a estática e a dinâmica social.
explicar os fenômenos pela evolução da lei e dos códigos.
A base do pensamento hegeliano é o princípio da contradição, entendido como
limite da razão.
modo de a razão lidar com a realidade.
princípio de identidade.
sustentáculo da lógica formal.
movimento, superação, transformação.
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