Lista completa de Questões sobre Psicologia Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É utilizado em terapia cognitiva para ajudar o cliente a reconhecer e modificar esquemas disfuncionais:
Atribuição.
Registro de sentimentos.
Reinvestimento cognitivo.
Questionamento Socrático.
Exame de não evidências.
A linguagem, segundo Vygotsky, age no sentido de modificar estruturalmente as funções psicológicas superiores, sendo assim, em seu sentido amplo, é considerada pelo autor como um:
Instrumento;
Símbolo;
Signo;
Mediador terciário;
Sistema simbólico primário.
Segundo Judith Beck (1997), a terapia cognitiva
não tem um sentido didático.
não enfatiza o presente.
é orientada em metas e focada em problemas.
não requer uma aliança terapêutica sólida.
baseia-se em múltiplas e descontínuas formulações do cliente e de seus problemas.
Psicologia - Psicologia Clínica - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Sobre a Psicoterapia Breve, é INCORRETO afirmar:
Os objetivos terapêuticos estão ligados à necessidade imediata do indivíduo, à superação dos sintomas e a problemas atuais da realidade. O enfrentamento de situações conflituosas, a aquisição da consciência da enfermidade e a recuperação da autoestima são objetivos a serem alcançados pelo terapeuta e pelo paciente.
Enquanto no tratamento psicanalítico a duração não é determinada de antemão, prolongando-se durante anos, nas terapias breves é comum que se fixe um prazo previamente, e que seja mais curto, em geral alguns meses.
O objetivo da Técnica Focal não é atingir todos os aspectos de mudanças estruturais, mas sim, dar início ao processo e deixar o paciente suficientemente estabilizado de forma que possa dar continuidade a esse processo de crescimento através de outros relacionamentos em sua vida.
Para a Psicoterapia Breve, é necessário um planejamento das estratégias terapêuticas a serem utilizadas e dos objetivos a serem atingidos, a partir da avaliação inicial. A aplicação de testes e o emprego da associação livre são importantes ferramentas a serem utilizadas logo após as primeiras entrevistas.
A Psicoterapia Breve mobilizadora tem como objetivo a evidenciação da ansiedade contida em processos mórbidos apresentados pelo paciente, mas que, devido a diversos fatores, ainda não se encontra apto para se submeter a um processo psicoterápico.
No processo psicodiagnóstico de tipo compreensivo, o psicólogo busca
aplicar e avaliar testes psicológicos, com a finalidade de auxiliar o trabalho de outros profissionais, entrando em contato com aspectos parciais da personalidade do examinando.
transpor para o diagnóstico psicológico, noções advindas do diagnóstico clínico em medicina.
configurar uma espécie de antevisão dos fenômenos que a prática psicanalítica bem-sucedida encontraria no paciente, e com os quais lidaria.
considerar prioritário os dados da observação objetiva, com exclusão de apreciações a respeito do mundo interno, respaldado na Psicologia da Aprendizagem.
encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tomar aquilo que é relevante e significativo na personalidade.
Psicologia - Psicologia Clínica - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Leia as seguintes afirmações sobre o fenômeno de transferência:
I. É um fenômeno que se apresenta e deve ser observado pelo terapeuta desde os primeiros contatos com o paciente, sendo importante ferramenta para o diagnóstico.
II. Pode ser negativa, sendo manifestada através da agressividade; ou positiva, podendo apresentar características eróticas.
III. É uma manifestação consciente, e acontece tanto por parte do paciente quanto por parte do terapeuta, recebendo então o nome de "contratransferência".
IV. A transferência de conteúdos por parte do paciente em relação ao terapeuta irá fornecer a este importantes aspectos do funcionamento psicodinâmico do paciente, tanto de aspectos saudáveis quanto de aspectos patológicos.
Estão corretas as afirmações:
Apenas I e II
Apenas I e III
Apenas I, II e IV
Apenas I, III e IV
Apenas II e III
O termo Psicologia Clínica foi utilizado, pela primeira vez, referindo-se a procedimentos diagnósticos utilizados na clínica médica, com crianças deficientes físicas e mentais. Esta área desenvolveu-se ao lado da Psicologia, como atividade voltada à prevenção e ao alívio do sofrimento
psíquico.
físico.
presente.
integral.
em geral.
Psicologia - Psicologia Clínica - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
A entrevista é um recurso fundamental para o Psicólogo e é utilizada em diversas áreas de atuação. São vários os tipos de entrevistas empregadas nos mais variados contextos, dependendo do campo de atuação. Assim, é correto afirmar que a entrevista:
de Triagem é organizada e realizada apenas uma vez, priorizando a entrevista fechada.
Dirigida não deve ser usada no processo de avaliação diagnóstica, pois pode trazer elementos desnecessários ao processo inicial.
Motivacional é uma intervenção estruturada que tem sido muito utilizada, atualmente, no tratamento das dependências químicas.
Dirigida deve ser utilizada apenas em situações de pesquisa, pois apresenta um roteiro estruturado que permite ao pesquisador uma análise objetiva dos dados coletados.
de Devolução tem como finalidade a exposição de todos os resultados obtidos no processo avaliativo, com o único objetivo de que o paciente possa exercer seu direito de ter acesso aos dados coletados pelo entrevistador.
O modelo piagetiano de desenvolvimento cognitivo aponta que o adolescente é capaz de formar esquemas conceituais abstratos dos 12 anos em diante. Trata-se do período
pré-operacional.
das operações formais.
das operações concretas.
sensório-motor.
epistemofílico.
Psicologia - Psicologia Clínica - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Segundo Piaget, o conhecimento se desenvolve desde as estruturas mentais do recém-nascido até o pensamento lógico na adolescência. Assinale a alternativa que indica as fases desse processo, na sequência proposta pelo referido autor:
Sensório-motor e projetivo, Personalismo, Categorial e Adolescência;
Sensório-motor, Pré-operacional, Operações concretas e Operações formais;
Sensório-motor e projetivo, Pré-operacional, Operações concretas e Operações formais;
Sensório-motor, Pré-operacional, Categorial e Adolescência;
Sensório-motor, Objetal, Operações concretas e Operações formais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...