Questões sobre Psicologia Clínica

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É utilizado em terapia cognitiva para ajudar o cliente a reconhecer e modificar esquemas disfuncionais:

  • A.

    Atribuição.

  • B.

    Registro de sentimentos.

  • C.

    Reinvestimento cognitivo.

  • D.

    Questionamento Socrático.

  • E.

    Exame de não evidências.

A linguagem, segundo Vygotsky, age no sentido de modificar estruturalmente as funções psicológicas superiores, sendo assim, em seu sentido amplo, é considerada pelo autor como um:

  • A.

    Instrumento;

  • B.

    Símbolo;

  • C.

    Signo;

  • D.

    Mediador terciário;

  • E.

    Sistema simbólico primário.

Segundo Judith Beck (1997), a terapia cognitiva

  • A.

    não tem um sentido didático.

  • B.

    não enfatiza o presente.

  • C.

    é orientada em metas e focada em problemas.

  • D.

    não requer uma aliança terapêutica sólida.

  • E.

    baseia-se em múltiplas e descontínuas formulações do cliente e de seus problemas.

Sobre a Psicoterapia Breve, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    Os objetivos terapêuticos estão ligados à necessidade imediata do indivíduo, à superação dos sintomas e a problemas atuais da realidade. O enfrentamento de situações conflituosas, a aquisição da consciência da enfermidade e a recuperação da autoestima são objetivos a serem alcançados pelo terapeuta e pelo paciente.

  • B.

    Enquanto no tratamento psicanalítico a duração não é determinada de antemão, prolongando-se durante anos, nas terapias breves é comum que se fixe um prazo previamente, e que seja mais curto, em geral alguns meses.

  • C.

    O objetivo da Técnica Focal não é atingir todos os aspectos de mudanças estruturais, mas sim, dar início ao processo e deixar o paciente suficientemente estabilizado de forma que possa dar continuidade a esse processo de crescimento através de outros relacionamentos em sua vida.

  • D.

    Para a Psicoterapia Breve, é necessário um planejamento das estratégias terapêuticas a serem utilizadas e dos objetivos a serem atingidos, a partir da avaliação inicial. A aplicação de testes e o emprego da associação livre são importantes ferramentas a serem utilizadas logo após as primeiras entrevistas.

  • E.

    A Psicoterapia Breve mobilizadora tem como objetivo a evidenciação da ansiedade contida em processos mórbidos apresentados pelo paciente, mas que, devido a diversos fatores, ainda não se encontra apto para se submeter a um processo psicoterápico.

No processo psicodiagnóstico de tipo compreensivo, o psicólogo busca

  • A.

    aplicar e avaliar testes psicológicos, com a finalidade de auxiliar o trabalho de outros profissionais, entrando em contato com aspectos parciais da personalidade do examinando.

  • B.

    transpor para o diagnóstico psicológico, noções advindas do diagnóstico clínico em medicina.

  • C.

    configurar uma espécie de antevisão dos fenômenos que a prática psicanalítica bem-sucedida encontraria no paciente, e com os quais lidaria.

  • D.

    considerar prioritário os dados da observação objetiva, com exclusão de apreciações a respeito do mundo interno, respaldado na Psicologia da Aprendizagem.

  • E.

    encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tomar aquilo que é relevante e significativo na personalidade.

Leia as seguintes afirmações sobre o fenômeno de transferência:

I. É um fenômeno que se apresenta e deve ser observado pelo terapeuta desde os primeiros contatos com o paciente, sendo importante ferramenta para o diagnóstico.

II. Pode ser negativa, sendo manifestada através da agressividade; ou positiva, podendo apresentar características eróticas.

III. É uma manifestação consciente, e acontece tanto por parte do paciente quanto por parte do terapeuta, recebendo então o nome de "contratransferência".

IV. A transferência de conteúdos por parte do paciente em relação ao terapeuta irá fornecer a este importantes aspectos do funcionamento psicodinâmico do paciente, tanto de aspectos saudáveis quanto de aspectos patológicos.

Estão corretas as afirmações:

  • A.

    Apenas I e II

  • B.

    Apenas I e III

  • C.

    Apenas I, II e IV

  • D.

    Apenas I, III e IV

  • E.

    Apenas II e III

O termo Psicologia Clínica foi utilizado, pela primeira vez, referindo-se a procedimentos diagnósticos utilizados na clínica médica, com crianças deficientes físicas e mentais. Esta área desenvolveu-se ao lado da Psicologia, como atividade voltada à prevenção e ao alívio do sofrimento

  • A.

    psíquico.

  • B.

    físico.

  • C.

    presente.

  • D.

    integral.

  • E.

    em geral.

A entrevista é um recurso fundamental para o Psicólogo e é utilizada em diversas áreas de atuação. São vários os tipos de entrevistas empregadas nos mais variados contextos, dependendo do campo de atuação. Assim, é correto afirmar que a entrevista:

  • A.

    de Triagem é organizada e realizada apenas uma vez, priorizando a entrevista fechada.

  • B.

    Dirigida não deve ser usada no processo de avaliação diagnóstica, pois pode trazer elementos desnecessários ao processo inicial.

  • C.

    Motivacional é uma intervenção estruturada que tem sido muito utilizada, atualmente, no tratamento das dependências químicas.

  • D.

    Dirigida deve ser utilizada apenas em situações de pesquisa, pois apresenta um roteiro estruturado que permite ao pesquisador uma análise objetiva dos dados coletados.

  • E.

    de Devolução tem como finalidade a exposição de todos os resultados obtidos no processo avaliativo, com o único objetivo de que o paciente possa exercer seu direito de ter acesso aos dados coletados pelo entrevistador.

O modelo piagetiano de desenvolvimento cognitivo aponta que o adolescente é capaz de formar esquemas conceituais abstratos dos 12 anos em diante. Trata-se do período

  • A.

    pré-operacional.

  • B.

    das operações formais.

  • C.

    das operações concretas.

  • D.

    sensório-motor.

  • E.

    epistemofílico.

Segundo Piaget, o conhecimento se desenvolve desde as estruturas mentais do recém-nascido até o pensamento lógico na adolescência. Assinale a alternativa que indica as fases desse processo, na sequência proposta pelo referido autor:

  • A.

    Sensório-motor e projetivo, Personalismo, Categorial e Adolescência;

  • B.

    Sensório-motor, Pré-operacional, Operações concretas e Operações formais;

  • C.

    Sensório-motor e projetivo, Pré-operacional, Operações concretas e Operações formais;

  • D.

    Sensório-motor, Pré-operacional, Categorial e Adolescência;

  • E.

    Sensório-motor, Objetal, Operações concretas e Operações formais.

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