Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Lista completa de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nos estudos sobre o desenvolvimento da inteligência, Piaget afirmou que a inteligência humana representa uma forma de adaptação biológica e propôs que o desenvolvimento acontece através de alguns processos, durante todos os estágios do desenvolvimento cognitivo, são eles:

    A) Pré-operatório; Operatório concreto; Operatório formal.

    B) Acomodação; Assimilação; Esquema.

    C) Equilibração; Acomodação; Assimilação

    D) Assimilação; Sensório-motor; Pré-operatório.

    E) Acomodação; Assimilação; Adaptação seletiva.

A teoria psicogenética apresenta uma concepção bastante peculiar de desenvolvimento. De acordo com essa teoria,

    A) a equilibração, um dos mecanismos responsáveis pelo desenvolvimento cognitivo, é um processo em que o sujeito organiza o conhecimento de forma passiva, acomodando-se às novas realidades.

    B) os humanos, em função de sua inteligência, são os únicos seres vivos capazes de organizar os próprios esquemas de conhecimento para lidar com o ambiente e adaptar-se às exigências ambientais, mediante processos de assimilação e acomodação.

    C) o desenvolvimento é um processo de organização e reorganização estrutural de natureza sequencial que ocorre em estádios independentes de idades cronológicas fixas.

    D) as formas de organização da inteligência e os mecanismos responsáveis pelo funcionamento intelectual (assimilação e acomodação) modificam-se continuamente na interação entre o indivíduo e seu ambiente.

    E) a inteligência, em função dos processos de assimilação e acomodação, é construída a partir da aquisição da linguagem.

Formado no campo da psicologia e da neurologia, o cientista norteamericano Howard Gardner causou forte impacto na área educacional com sua teoria das inteligências múltiplas, divulgada no início da década de 1980.
De acordo com Gardener, são consideradas inteligências múltiplas:
Assinale a alternativa INCORRETA

    A) Lógico-matemática.

    B) Linguística.

    C) Universal.

    D) Físico-cinestésica.

    E) Intrapessoal.

No que se refere à psicopedagogia clínica, julgue os itens a seguir.
I Tem como missão retirar as pessoas da condição inadequada de aprendizagem, fazendo-as perceber suas potencialidades e recuperar o sentimento de autoestima e os seus processos internos de apreensão da realidade, em todos os seus aspectos individuais. II Desenvolve sua atuação em um espaço onde o processo de aprendizagem ocorre de maneira planejada, possibilitando o atendimento a públicos de diferentes faixas etárias, auxiliando alunos e professores. III Caracteriza-se por analisar diversos aspectos da instituição de ensino, prestando, por exemplo, orientação ao quadro docente, auxiliando no planejamento de aulas e desenvolvendo projetos escolares.
Assinale a opção correta.

    A) Apenas o item I está certo.

    B) Apenas o item III está certo.

    C) Apenas os itens I e II estão certos.

    D) Apenas os itens II e III estão certos.

    E) Todos os itens estão certos.

São considerados aspectos do desenvolvimento humano.
I.Aspecto físico-motor refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica. II.Aspecto intelectual é a capacidade de pensamento, raciocínio. III.Aspecto afetivo-emocionalé o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências. A sexualidade faz parte desse aspecto. IV.Aspecto social é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas.
Estão CORRETAS:

    A) I e II apenas.

    B) II e III apenas.

    C) I, III e IV apenas.

    D) II, III e IV apenas.

    E) I, II, III e IV.

Na proposta fundamental sobre o processo de alfabetização inicial de crianças,

    A) deve-se esperar que ocorra, imediatamente, correlação gráfica e ortográfica.

    B) a língua escrita deve ser destituída do seu caráter de objeto social.

    C) a estimulação com a língua escrita deve restringir-se ao ambiente escolar.

    D) não se deve supervalorizar a criança supondo-se que, de imediato, ela compreenderá a relação entre a escrita e a língua.

    E) pressupõe-se que a produção e a interpretação da escrita ocorrem a partir do nível alfabético.

Psicologia do desenvolvimento compreende as mudanças a partir de várias questões como habilidades motoras, solução de problemas, percepção de conceitos, aquisição da linguagem, formação de identidade e o entendimento da moral.
São fatores que influenciam o desenvolvimento humano, EXCETO:

    A) Hereditariedade.

    B) Crescimento orgânico.

    C) Desenvolvimento mental.

    D) Maturação neurofisiológica.

    E) Meio.

O método clínico piagetiano de pesquisa psicológica consiste em

    A) uma concepção rígida sobre o sistema de avaliar e classificar os níveis de inteligência das crianças.

    B) contabilizar um número de respostas predeterminadas como corretas.

    C) desenvolver uma conversa com o sujeito, para tentar aprender a sequência dos seus pensamentos.

    D) aplicar questionários fechados e fazer observações.

    E) um método unicamente experimental.

Na década de 70 do século passado, após um ano de diagnóstico e tratamento de pacientes com dificuldades de aprendizagem, psicopedagogos argentinos perceberam

    A) o deslocamento de sintoma nesses pacientes, que haviam desenvolvido distúrbios de personalidade.

    B) a necessidade de excluir o olhar e a escuta psicanalítica nos tratamentos desses pacientes.

    C) a importância de utilizar o método clínico de Piaget no tratamento desses pacientes.

    D) a conveniência de determinar ações reeducadoras para pacientes com essas dificuldades.

    E) a relação dessas dificuldades com a disfunção neurológica denominada de disfunção cerebral mínima (DCM).

Vigotskii além de valorizar a aprendizagem como a promotora do desenvolvimento humano, delega à educação e ao ensino um importante papel nesse processo. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas, e assinale a alternativa correta.
(____) A preocupação de Vigotski, ao realizar suas investigações sobre as diferentes abordagens que tratam da relação entre aprendizagem e desenvolvimento, era compreender o nível de desenvolvimento intelectual da criança
(____) O desenvolvimento e a aprendizagem são diferentes, porém articulados entre si, numa relação dialética. Entre outras palavras: a aprendizagem influencia o desenvolvimento, assim como o desenvolvimento influencia a aprendizagem.
(____) Há uma relação entre o tempo, o desenvolvimento e a aprendizagem, isto é, para aprender, primeiramente, é necessário desenvolverse, o que ocorre por meio da maturação do sistema nervoso.

    A) V, V, V

    B) F, V, V

    C) V, F, F

    D) V, V, F

    E) F, V, F

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...