Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Lista completa de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Discalculia refere-se à falta de habilidade para a execução de operações matemáticas, mesmo as mais simples. A pessoa afetada por essa desordem tem dificuldade para organizar, classificar e compreender os números.
São tipos de discalculia, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Operacional.

    B) Gráfica.

    C) Numeral

    D) Léxica.

    E) Verbal.

    O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Os cientistas do desenvolvimento (ou desenvolvimentistas) – indivíduos empenhados no estudo profissional do desenvolvimento humano – observam os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis.

PAPALIA, D.; FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH, 2013, p. 36. 

Acerca do desenvolvimento humano, julgue o item a seguir.


Um conceito central para a compreensão do processo de desenvolvimento, na perspectiva teórica de Erik Erikson, é a ideia de autoeficácia, que se refere ao engajamento subjetivo natural dos seres humanos para a superação de desafios/obstáculos.

    O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Os cientistas do desenvolvimento (ou desenvolvimentistas) – indivíduos empenhados no estudo profissional do desenvolvimento humano – observam os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis.

PAPALIA, D.; FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH, 2013, p. 36. 

Acerca do desenvolvimento humano, julgue o item a seguir.


Para Jean Piaget, o processo de adaptação dá-se pelo interlúdio de dois outros importantes processos: o de assimilação e o de equilibração.

A linguagem representa um conjunto de sistemas complexos de comunicação, que é histórica e socialmente construída a partir de predisposições inatas, mas também um conjunto de signos e significados que organiza o mundo para o sujeito linguístico. Nesse sentido, após internalizada, a linguagem tem o papel de estruturar a cognição. Isso posto, analise as alternativas abaixo e identifique a correta:

    A) O pensamento pode ocorrer de forma proposicional, como declarações ou proposições que configuram, por exemplo, as categorizações na forma de imagens ou cenas, que podem conter, inclusive, componentes auditivos, cinestésicos, olfativos e outros.

    B) A linguagem se origina das experiências de socialização do ser humano, sendo estimulada pelo meio em que a criança vive, através de um complexo esquema de condicionamento respondente, que culmina na aquisição cumulativa de habilidades linguísticas.

    C) O pensamento e linguagem possuem bases distintas de origem, quer seja na filogênese, quer seja na ontogênese, mas que se integram dialeticamente no processo do desenvolvimento, diante das condições históricas e sociais nas quais o sujeito está e para as quais ele se adaptará, dentro de uma perspectiva reativa e socialmente imposta.

    D) As pessoas interagem com a realidade essencialmente por intermédio da linguagem, que se torna uma ferramenta para solução de problemas, para comunicação e para reflexão. Deste modo, diferentes linguagens se constituem em conjuntos diferentes, mas simétricos, de signos e significados que podem ser diretamente substituídos, em processos de tradução, dada a equivalência funcional existente entre elas.

    E) A linguagem se constitui num complexo sistema de códigos, que é construído ao longo da história social de uma comunidade linguística. Uma vez estabelecida uma cultura linguística, essa conformará as ações e os pensamentos dos sujeitos nela inseridos, constituindo-se a cultura linguística, o principal determinante unidirecional das ações e da estruturação do próprio pensamento.

O desenvolvimento cognitivo deve ser entendido na referência ao contexto histórico, social e cultural em que o sujeito está. Enquanto a criança participa do campo social, vai internalizando comportamentos, atividades e signos que comporão suas funções mentais superiores. Nesse sentido, destaca-se o conceito de zona de desenvolvimento proximal, que pode ser entendido como:

    A) Conjunto de fatores ambientais que interagem com a criança, promovendo a evolução de suas capacidades, caracterizados, principalmente, pelos estímulos ambientais, que envolvem a área circunscrita e os estímulos sociais, que desafiarão a criança no sentido de sua autonomia.

    B) As habilidades e capacidades que não são aparentes quando um sujeito está sendo ensinado, mas que se manifestarão em alguma experiência posterior, quando estas forem necessárias para a resolução de algum problema específico.

    C) A distância entre o desenvolvimento real e o desenvolvimento potencial, isto é, como aquelas habilidades que estão inseridas entre o que a criança consegue realizar sozinha e o que consegue realizar com orientação de adultos ou outras pessoas mais capazes.

    D) O conjunto de funções mentais superiores, com destaque para a memória, que é responsável pelo armazenamento do conhecimento que estará disponível, próximo para acesso, quando for necessário para promover a adaptação do sujeito ao meio social.

    E) Aqueles elementos do ambiente próximo que estimulam os órgãos sensoriais, as percepções e as cognições do aprendiz, mobilizando-o a analisar, refletir e, com isso, promover seu próprio desenvolvimento.

    O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Os cientistas do desenvolvimento (ou desenvolvimentistas) – indivíduos empenhados no estudo profissional do desenvolvimento humano – observam os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis.

PAPALIA, D.; FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH, 2013, p. 36. 

Acerca do desenvolvimento humano, julgue o item a seguir.


Na perspectiva bioecológica de Bronfenbrenner, o desenvolvimento humano contempla cinco sistemas de influência: microssistema, mesossistema, exossistema, macrossistema e cronossistema.

Seu objetivo principal é entender como as pessoas desenvolvem e atuam dentro de seu entorno sociocultural, a dinâmica pela qual o social e cultural torna-se psicológico, e a dinâmica pela qual as pessoas transformam sua vida social e mundo cultural. Diante da Teoria Histórico-Cultural existem algumas suposições, segundo Lev Vygotsky (Zittoun, 2016). Quais são:

    A) Um foco na unicidade da pessoa e é profundamente uma psicologia dialógica;

    B) Concentra-se em processos e desenvolvimento (microgenéticas, ontogenética e sociogênese) e Criação de sentido

    C) Exclusivamente tem um foco na unicidade da pessoa e é profundamente uma psicologia dialógica

    D) A e B estão corretas

    E) Concentra-se em processos e desenvolvimento (microgenéticas, ontogenética e sociogênese).

A teoria de Piaget apresenta um conjunto de estágios de desenvolvimento cognitivo, evoluindo do sensório-motor até o operatório formal. Ao encontro disso, sobre a teoria piagetiana, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta:

    A) Superestima as capacidades infantis.

    B) Indica que já, desde o início do estágio sensório-motor, os adolescentes mostram a capacidade cognitiva de conservação.

    C) Aponta que o egocentrismo, característica encontrada no estágio operatório concreto, é superado no estágio operatório formal.

    D) Indica que, no estágio pré-operatório, as impressões visuais são pouco importantes, havendo primazia das experiências táteis e sociais.

    E) Aponta que, nas crianças, a compreensão de regras e julgamentos morais se desenvolve com as capacidades cognitivas.

A interlocução entre arte e educação vem ganhando espaço em contextos educacionais. Nesse sentido, tal aproximação vem sendo considerada como um dispositivo que pode contribuir nos processos de ensino/aprendizagem e na formação do sujeito em um sentido mais amplo, pois auxilia no desenvolvimento de outros tipos de sensibilidades, problematizando, assim, as práticas de ensino vigentes. Isso posto, de acordo com a perspectiva de Vygotsky, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) Um dos papéis da arte na educação é permitir ao educando reconhecer, nos discursos de verdade de uma determinada cultura, seu caráter histórico e político. ( ) A função estética de uma obra de arte no processo de ensino é um meio para que outros objetivos sejam alcançados, como, por exemplo, em relação a determinados conhecimentos e sentimentos relativos à sua cultura. ( ) O ensino da arte deve ter como função principal a aprendizagem dos aspectos técnicos e históricos de cada linguagem artística.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) V – F – F

    B) V – V – F

    C) F – V – V

    D) F – F – F

    E) V – F – V

A respeito da teoria do desenvolvimento na perspectiva de Vygotsky, assinale a alternativa correta:

    A) O desenvolvimento humano se dá de forma cronológica e inteligível, sendo que cada etapa da vida corresponde a uma aprendizagem específica.

    B) O desenvolvimento humano se dá de forma singular, sendo que cada pessoa se desenvolve dentro de seu próprio tempo e de acordo com sua própria história.

    C) O desenvolvimento humano tem duas etapas principais, a primitiva e a humana. A primeira corresponde ao desenvolvimento dos instintos, enquanto a segunda corresponde à inserção do sujeito na cultura e ao desenvolvimento do intelecto. Ambos os períodos são influenciados, principalmente, por características hereditárias.

    D) O desenvolvimento humano obedece a etapas universais, porém a ciência não avançou a ponto de conhecê-las em sua totalidade, cabendo aos novos pesquisadores o desvendamento dessas fases.

    E) O desenvolvimento humano se divide em 3 períodos: pré-linguístico, linguístico e velhice. Porém, o que mais interessa à abordagem em questão é o período em que a criança passa da pré-linguagem à linguagem (infância), pois, ali, as aprendizagens se constituem com mais evidência.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...