Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Lista completa de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito das diferenças entre as epistemologias cognitivista e histórico-cultural, cujos principais pensadores foram, respectivamente, Piaget e Vygotsky, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) A perspectiva histórico-cultural é considerada como uma das principais responsáveis na consolidação de psicologias implicadas com o compromisso social e político. ( ) A epistemologia cognitivista, ao afirmar a importância da cultura na constituição subjetiva, foi uma das principais responsáveis no processo de independência da Psicologia em relação às ciências naturais. ( ) A perspectiva histórico-cultural produziu uma ruptura importante na ciência psicológica e foi uma das principais influências da psicologia escolar crítica.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) V – F – F

    B) V – V – F

    C) F – F – V

    D) V – F – V

    E) F – V – F

Seu objetivo principal é entender como as pessoas desenvolvem e atuam dentro de seu entorno sociocultural, a dinâmica pela qual o social e cultural torna-se psicológico, e a dinâmica pela qual as pessoas transformam sua vida social e mundo cultural. Diante da Teoria Histórico-Cultural existem algumas suposições, segundo Lev Vygotsky (Zittoun, 2016). Quais são

    A) Um foco na unicidade da pessoa e é profundamente uma psicologia dialógica;

    B) Concentra-se em processos e desenvolvimento (microgenéticas, ontogenética e sociogênese) e Criação de sentido.

    C) Exclusivamente tem um foco na unicidade da pessoa e é profundamente uma psicologia dialógica;

    D) A e B estão corretas

    E) Concentra-se em processos e desenvolvimento (microgenéticas, ontogenética e sociogênese).

Considerando a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner e as estratégias de gestão de pessoas, julgue o item subsequente.

Na gestão de pessoas, a inteligência lógico-matemática apresenta-se na capacidade de reconhecer fatos, relacionar elementos controversos e obter resultados que tenham sentido com os fatos relacionados.

Seu objetivo principal é entender como as pessoas desenvolvem e atuam dentro de seu entorno sociocultural, a dinâmica pela qual o social e cultural torna-se psicológico, e a dinâmica pela qual as pessoas transformam sua vida social e mundo cultural. Diante da Teoria Histórico-Cultural existem algumas suposições, segundo Lev Vygotsky (Zittoun, 2016). Quais são:

    A) Um foco na unicidade da pessoa e é profundamente uma psicologia dialógica;

    B) Concentra-se em processos e desenvolvimento (microgenéticas, ontogenética e sociogênese) e Criação de sentido.

    C) Exclusivamente tem um foco na unicidade da pessoa e é profundamente uma psicologia dialógica;

    D) A e B estão corretas

    E) Concentra-se em processos e desenvolvimento (microgenéticas, ontogenética e sociogênese).

Quais os fatores indissociados e em permanente interação afetam todos os aspectos do Desenvolvimento Humano?

    A) Hereditariedade, aspecto intelectual, genética e aspecto sensório-motor.

    B) Hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e o meio.

    C) Genética, maturação neurofisiológica, meio e hereditariedade.

    D) Genética, crescimento orgânico, meio e hereditariedade.

    E) Hereditariedade, genética, aspectos pré-operatório e crescimento orgânico.

O Índice de Homicídios na Adolescência (IHA/UNICEF) do ano de 2014 revela que, entre as capitais, Fortaleza lidera no ranking nacional com 10,94 homicídios para cada grupo de mil adolescentes entre 12 e 18 anos. Esse índice, considerado alarmante em Fortaleza, deve-se a muitos fatores, dentre os quais se encontra(m)

  • A. a baixa renda dos setores mais pobres da população e os baixos indicadores de qualidade da educação.
  • B. o envolvimento dos adolescentes com o mundo do crime, embora exista ampla oportunidade no mundo do trabalho.
  • C. a família como principal responsável.
  • D. a cultura machista, que ocasiona a maior parte dos assassinatos de pessoas do sexo feminino.

Para Knobel (1992) “a adolescência se caracteriza por ser uma fase do desenvolvimento em que o indivíduo estabelece sua identidade adulta a partir de internalizações e identificações ocorridas na infância, principalmente na relação com seus pais, mas também levando em conta as influências da sociedade em que vive”.

Conforme essa vertente de concepção de adolescência, compreende-se que, para um indivíduo fazer a transição da fase de criança para a vida adulta, deve adquirir a seguinte característica:

  • A. definição da identidade sexual, mas ainda amadurecendo na sua capacidade de estabelecer relações afetivas estáveis.
  • B. independência econômica em estado inicial, pois ainda precisa morar na casa dos pais.
  • C. consolidação do seu sistema de valores pessoais.
  • D. estabelecimento de uma relação ainda conflituosa com a geração precedente.

Considerando o caso clínico 3A1AAA, julgue os seguintes itens.

A equipe de atenção básica desempenhará um papel preponderante na identificação de indicativos de alerta às alterações no desenvolvimento saudável de Gilberto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em geral, a dificuldade em aprender matemática pode ter várias causas. De acordo com Johnson e Myklebust, terapeuta de crianças com desordens e fracassos em aritmética, existem alguns distúrbios que poderiam interferir nesta aprendizagem; analise-os.

I. Distúrbios de leitura.

II. Distúrbios de memória auditiva.

III. Distúrbios de escrita.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.

Com relação aos estágios do desenvolvimento da linguagem segundo Vigotsky, assinale a opção correta.

  • A. O falar para si mesmo é uma função associada ao estágio social.
  • B. O controle do comportamento do outro e a expressão de pensamentos simples estão em conformidade com o estágio social.
  • C. A possibilidade de direcionamento do pensamento, assim como o controle da própria criança, associa-se ao estágio egocêntrico.
  • D. O controle do comportamento pela própria criança está associado ao estágio interno.
  • E. A expressão de emoções simples e a direção do pensamento estão associadas aos estágios egocêntrico e social, respectivamente.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...