Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Lista completa de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa correta sobre o que falam as teorias cognitivistas acerca do desenvolvimento e de aprendizagem:

    A) Aprendizagem é possível considerando-se as relações entre as pessoas e sua interação com os contextos em que vivem produzem significados, desde que as mediações aconteçam pelos adultos

    B) Os seres humanos são capazes de se desenvolverem a partir do conhecimento que adquirem (sobre si e sobre o mundo) e a aprendizagem é o processo de organização das informações e de integração do material à estrutura cognitiva

    C) Em variados contextos os seres humanos são capazes de utilizar os conhecimentos adquiridos mas sua capacidade de aprendizagem diminui com o distanciamento do âmbito escolar

    D) O escola é a principal espaço para desenvolvimento das aprendizagens humanas.

    E) A aprendizagem, realizada de forma mecânica, não conscientizada, aconteceria por meio de ensaio e erro até chegar ao resultado positivo, tornando o treinamento de habilidades uma das principais funções da educação escolar

Vigotskii além de valorizar a aprendizagem como a promotora do desenvolvimento humano, delega à educação e ao ensino um importante papel nesse processo. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas, e assinale a alternativa correta.
(____) A preocupação de Vigotski, ao realizar suas investigações sobre as diferentes abordagens que tratam da relação entre aprendizagem e desenvolvimento, era compreender o nível de desenvolvimento intelectual da criança
(____) O desenvolvimento e a aprendizagem são diferentes, porém articulados entre si, numa relação dialética. Entre outras palavras: a aprendizagem influencia o desenvolvimento, assim como o desenvolvimento influencia a aprendizagem.
(____) Há uma relação entre o tempo, o desenvolvimento e a aprendizagem, isto é, para aprender, primeiramente, é necessário desenvolverse, o que ocorre por meio da maturação do sistema nervoso.

    A) V, V, V

    B) F, V, V

    C) V, F, F

    D) V, V, F

    E) F, V, F

    O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Os cientistas do desenvolvimento (ou desenvolvimentistas) – indivíduos empenhados no estudo profissional do desenvolvimento humano – observam os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis.

PAPALIA, D.; FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH, 2013, p. 36. 

Acerca do desenvolvimento humano, julgue o item a seguir.


A abordagem do processamento da informação é compreendida como um enquadramento teórico que sustenta um amplo espectro de teorias e pesquisas, entendendo que o desenvolvimento psíquico seria algo semelhante ao desenvolvimento de um computador, em que existem dados de entrada (percepções sensoriais) e dados de saída (comportamentos).

    O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Os cientistas do desenvolvimento (ou desenvolvimentistas) – indivíduos empenhados no estudo profissional do desenvolvimento humano – observam os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis.

PAPALIA, D.; FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH, 2013, p. 36. 

Acerca do desenvolvimento humano, julgue o item a seguir.


No estudo do desenvolvimento humano, utilizam-se diversificados modelos de pesquisa. Exemplos deles são os estudos transversais, que se caracterizam por avaliar pessoas em diferentes idades ou estágios de desenvolvimento, em um único momento.

"O conhecimento da psicologia na compreensão dos processos de ensino e aprendizagem se constitui, historicamente, desde concepções higienistas até àquelas que analisam esse processo como síntese de múltiplas determinações (...) No plano da formação de professores é necessário retomar a finalidade dos conteúdos da Psicologia que contribuam para a compreensão do processo de escolarização, da relação entre subjetividade e educação, abordando temas tais como fracasso escolar, queixa escolar, medicalização da educação, relações intersubjetivas que constituem a vida diária escolar, dentre outros temas, que busquem superar o reducionismo de questões sociais ao âmbito individual, considerando o processo de escolarização como expressão das dimensões sociais, culturais, pedagógicas, políticas, afetivas e institucionais." (CHECCHIA, 2015 )
Diversos autores consideram o brincar como uma atividade fundamental no processo de desenvolvimento humano, principalmente no período infantil. Na psicologia histórico-cultural, trabalhos como os iniciados por Vigotski apontam para questões sobre o modo como a própria brincadeira surge ao longo do desenvolvimento, o aparecimento da brincadeira, sua gênese; e sobre o papel que essa atividade desempenha no desenvolvimento. Frente a isso, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Do ponto de vista do desenvolvimento, a brincadeira não é uma forma predominante de atividade, mas, em certo sentido, é a linha principal do desenvolvimento na idade pré-escolar.
II. A essência da brincadeira é que ela é a realização de desejos, mas não de desejos isolados e sim de afetos generalizados.
III. Qualquer brincadeira com situação imaginária é, ao mesmo tempo, brincadeira com regras e qualquer brincadeira com regras é brincadeira com situação imaginária.
IV. Na brincadeira, a criança opera com objetos como sendo coisas que possuem sentido, opera com os significados das palavras, que substituem os objetos.

    A) I e IV estão corretas.

    B) I, II, IV estão corretas.

    C) II e IV estão corretas.

    D) I, II, III e IV estão corretas

    E) Apenas a IV está correta.

"O conhecimento da psicologia na compreensão dos processos de ensino e aprendizagem se constitui, historicamente, desde concepções higienistas até àquelas que analisam esse processo como síntese de múltiplas determinações (...) No plano da formação de professores é necessário retomar a finalidade dos conteúdos da Psicologia que contribuam para a compreensão do processo de escolarização, da relação entre subjetividade e educação, abordando temas tais como fracasso escolar, queixa escolar, medicalização da educação, relações intersubjetivas que constituem a vida diária escolar, dentre outros temas, que busquem superar o reducionismo de questões sociais ao âmbito individual, considerando o processo de escolarização como expressão das dimensões sociais, culturais, pedagógicas, políticas, afetivas e institucionais." (CHECCHIA, 2015 )
Correlacione os teóricos com as afirmações abaixo e assinale a alternativa com a indicação correta:
1 – Piaget 2– Vigotski 3 – Wallon
(____) Buscando compreender o psiquismo humano, sua atenção está voltada para a criança, pois através dela é possível ter acesso à gênese dos processos psíquicos. De uma perspectiva abrangente e global, investiga a criança nos vários campos de sua atividade e nos vários momentos de sua evolução psíquica. Enfoca o desenvolvimento em seus domínios afetivo, cognitivo e motor, procurando mostrar quais são, nas diferentes etapas, os vínculos entre cada campo e suas implicações com o todo representado pela personalidade.
(____) A originalidade do seu estudo do pensamento infantil tem como base o princípio metodológico segundo o qual a flexibilidade e a precisão da entrevista "em profundidade", que caracterizam o método clínico, devem modular-se mediante a busca sistemática dos processos lógico-matemáticos subjacentes aos raciocínios expressados; além disso, para realizar esse tipo de entrevista, é preciso referir-se às diversas etapas de elaboração pelas quais passou o conceito que se examina no curso de sua evolução histórica.
(____) Considera-se que por volta dos dois anos, a criança apresenta grande evolução da linguagem, dando início a uma forma totalmente nova de comportamento, exclusivamente humana. Inicia-se a formação da consciência e a diferenciação do "eu" infantil. O pensamento da criança evolui em função do domínio dos meios sociais do pensamento, quer dizer, em função da linguagem.

    A) 1, 2, 3

    B) 3, 2, 1

    C) 3, 1, 2

    D) 2, 3, 1

    E) 1, 3, 2

    O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Os cientistas do desenvolvimento (ou desenvolvimentistas) – indivíduos empenhados no estudo profissional do desenvolvimento humano – observam os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis.

PAPALIA, D.; FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH, 2013, p. 36. 

Acerca do desenvolvimento humano, julgue o item a seguir.


Considere que foram apresentadas três varetas a uma criança: uma amarela, uma verde e uma azul. Foi exposto a ela que a amarela é mais comprida que a verde, e que a verde é mais comprida que a azul. Sem comparar fisicamente as varetas amarela e azul, a criança afirma, imediatamente, que a amarela é mais comprida que a azul. A esse efeito, Piaget chamou de inferência transitiva.

Refere-se à capacidade das pessoas de reconhecerem a si mesmos, percebendo seus sentimentos, motivações e desejos. Está ligada à capacidade de identificar seus hábitos inconscientes, transformar suas atitudes, controlar vícios e emoções.
Sobre as inteligências múltiplas, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Inteligência verbo-linguística.

    B) Inteligência intrapessoal.

    C) Inteligência naturalista.

    D) Inteligência corporal-cinestésica.

    E) Inteligência interpessoal.

    O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Os cientistas do desenvolvimento (ou desenvolvimentistas) – indivíduos empenhados no estudo profissional do desenvolvimento humano – observam os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis.

PAPALIA, D.; FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH, 2013, p. 36. 

Acerca do desenvolvimento humano, julgue o item a seguir.


Para Jean Piaget, a criança operatória concreta é capaz de construir relações de causa e efeito, além de conseguir categorizar o mundo ao seu redor.

    O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Os cientistas do desenvolvimento (ou desenvolvimentistas) – indivíduos empenhados no estudo profissional do desenvolvimento humano – observam os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis.

PAPALIA, D.; FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH, 2013, p. 36. 

Acerca do desenvolvimento humano, julgue o item a seguir.


Autores como Mouw e Aquilino afirmam que um dos elementos importantes para o aparecimento da síndrome da porta giratória é a reduzida capacidade de autonomia dos filhos, ao longo do processo do respectivo desenvolvimento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...