Lista completa de Questões sobre Psicologia Escolar para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base nos conceitos relacionados à teoria da complexidade e à relação entre psicanálise e educação, julgue os itens a seguir. Para Morin, o pensamento complexo acolhe o que é concorrente e antagonista.
Com referência aos processos de aprendizagem e à relação entre professor e aluno no processo educativo, julgue os itens que se seguem. Suponha que o professor chame a atenção da criança várias vezes para que ela tome cuidado para não quebrar um equipamento. Nessa situação, o professor estará contribuindo para que o fato aconteça, segundo o fenômeno das sensações cinéticas.
No que diz respeito às teorias e técnicas psicoterápicas e à psicopatologia, julgue os itens que se seguem. A psicoeducação, fator terapêutico cognitivo inespecífico, é utilizada como estratégia de mudança em diversas abordagens psicoterápicas e tem o objetivo de aumentar o conhecimento do paciente acerca de seu transtorno e de prevenir recaídas.
Psicologia - Psicologia Escolar - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
A aprendizagem provoca mudanças relativamente permanentes no comportamento, resultantes da prática e decorrentes das capacidades humanas. No contexto educacional, o resultado da aprendizagem envolve operações cognitivas, psicomotoras e afetivas. O fator que irá demonstrar que um resultado foi adquirido, sendo incorporado pela primeira vez ao padrão de comportamento do aprendiz, segundo Klausmeier (1977), é o seguinte:
Psicologia - Psicologia Escolar - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
Para Coll (1996), as vias de acesso na concretização das intenções educativas demandam a ação dos processos de ensino e aprendizagem, com a presença de três elementos básicos, sendo que um deles mostra o que ocorre entre o input e o output e é conhecido por
Psicologia - Psicologia Escolar - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
A orientação profissional tem por objetivo ajudar o indivíduo a escolher e a se preparar para entrar e progredir numa ocupação. Por sua vez, os adultos devem tomar decisões profissionais que, na atualidade, dependem de vários fatores já não mais atrelados a uma orientação profissional, o que torna a função do orientador bastante complexa, levando-o a trabalhar não somente com indivíduos e grupos. Segundo Super (1975), o orientador deve compreender e manipular, entre outros, as
Em uma escola de Ensino Médio, os alunos de uma das turmas de 1º ano apresentam alto grau de agressividade e de rebeldia em relação aos professores. Para tentar solucionar o problema, o psicólogo escolar foi chamado para elaborar algumas estratégias. Em relação às estratégias a serem sugeridas por esse profissional, considere as afirmativas a seguir.
I - Esse profissional deve viabilizar um debate com o objetivo de resgatar o valor social do educador. II - A Escola deve implementar o Sistema de Medição Semestral. III - A Escola deve criar regras bem defi nidas para sua adequada aplicação no ambiente da sala de aula. É correto o que se afirma emO psicólogo escolar atua em diversas situações cotidianas no âmbito da escola. Considere as situações 1 e 2 em que esse profissional atuou. Situação 1 O psicólogo propôs um plano de incentivo à qualidade de vida para os funcionários do colégio X. Situação 2 Em um colégio da zona norte da cidade, o psicólogo escolar, a partir das demandas da instituição, foi instado a elaborar um plano para fortificar a articulação entre as teorias da aprendizagem e as práticas de ensino utilizadas, além de implementar reuniões visando à orientação de pais e familiares sobre a dinâmica escolar. A partir da análise das situações, verifica-se que o foco da intervenção na situação
Considere as seguintes situações descritas a seguir:
Situação 1
O grupo de professores do curso de Física da Universidade X demonstra uma grande coesão em suas decisões sobre as vicissitudes do curso e uma forte proximidade relacional entre seus membros.
Situação 2
A empresa Y possui um grupo experiente de contadores. Esse grupo formou-se ao longo dos anos a ponto de sua funcionalidade estruturada encontrar-se estabelecida e consolidada, possibilitando ao grupo voltar seus esforços à compreensão de tarefas e aos objetivos a serem realizados.
A partir do modelo de 5 estágios de desenvolvimento de grupo, os grupos apontados nas situações 1 e 2 encontram- se, respectivamente, nos seguintes estágios:
Com a influência não só dos movimentos de críticas aos paradigmas psicológicos no período posterior à ditadura, mas também do âmbito decorrente da esfera político-social brasileira, a psicologia escolar fortificou-se como campo de atuação, apresentando como diretrizes de trabalho a(o)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...