Questões sobre Psicologia Escolar

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Com base nos conceitos relacionados à teoria da complexidade e à relação entre psicanálise e educação, julgue os itens a seguir. Para Morin, o pensamento complexo acolhe o que é concorrente e antagonista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência aos processos de aprendizagem e à relação entre professor e aluno no processo educativo, julgue os itens que se seguem. Suponha que o professor chame a atenção da criança várias vezes para que ela tome cuidado para não quebrar um equipamento. Nessa situação, o professor estará contribuindo para que o fato aconteça, segundo o fenômeno das sensações cinéticas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito às teorias e técnicas psicoterápicas e à psicopatologia, julgue os itens que se seguem. A psicoeducação, fator terapêutico cognitivo inespecífico, é utilizada como estratégia de mudança em diversas abordagens psicoterápicas e tem o objetivo de aumentar o conhecimento do paciente acerca de seu transtorno e de prevenir recaídas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A aprendizagem provoca mudanças relativamente permanentes no comportamento, resultantes da prática e decorrentes das capacidades humanas. No contexto educacional, o resultado da aprendizagem envolve operações cognitivas, psicomotoras e afetivas. O fator que irá demonstrar que um resultado foi adquirido, sendo incorporado pela primeira vez ao padrão de comportamento do aprendiz, segundo Klausmeier (1977), é o seguinte:

  • A. Atitude e valores.
  • B. Conceitos e princípios.
  • C. Informação e integração.
  • D. Retenção e transferência.
  • E. Motivação e medidas avaliativas.

Para Coll (1996), as vias de acesso na concretização das intenções educativas demandam a ação dos processos de ensino e aprendizagem, com a presença de três elementos básicos, sendo que um deles mostra o que ocorre entre o input e o output e é conhecido por

  • A. conteúdos.
  • B. atividades.
  • C. resultados.
  • D. esquematização.
  • E. terminalidade.

A orientação profissional tem por objetivo ajudar o indivíduo a escolher e a se preparar para entrar e progredir numa ocupação. Por sua vez, os adultos devem tomar decisões profissionais que, na atualidade, dependem de vários fatores já não mais atrelados a uma orientação profissional, o que torna a função do orientador bastante complexa, levando-o a trabalhar não somente com indivíduos e grupos. Segundo Super (1975), o orientador deve compreender e manipular, entre outros, as

  • A. condições profissionais.
  • B. possibilidades de integração.
  • C. mudanças conjunturais.
  • D. estruturas sociais.
  • E. decisões de carreira.

Em uma escola de Ensino Médio, os alunos de uma das turmas de 1º ano apresentam alto grau de agressividade e de rebeldia em relação aos professores. Para tentar solucionar o problema, o psicólogo escolar foi chamado para elaborar algumas estratégias. Em relação às estratégias a serem sugeridas por esse profissional, considere as afirmativas a seguir.

I - Esse profissional deve viabilizar um debate com o objetivo de resgatar o valor social do educador.

II - A Escola deve implementar o Sistema de Medição Semestral.

III - A Escola deve criar regras bem defi nidas para sua adequada aplicação no ambiente da sala de aula.

É correto o que se afirma em

  • A. II, apenas
  • B. III, apenas
  • C. I e II, apenas
  • D. II e III, apenas
  • E. I, II e III

O psicólogo escolar atua em diversas situações cotidianas no âmbito da escola. Considere as situações 1 e 2 em que esse profissional atuou. Situação 1 O psicólogo propôs um plano de incentivo à qualidade de vida para os funcionários do colégio X. Situação 2 Em um colégio da zona norte da cidade, o psicólogo escolar, a partir das demandas da instituição, foi instado a elaborar um plano para fortificar a articulação entre as teorias da aprendizagem e as práticas de ensino utilizadas, além de implementar reuniões visando à orientação de pais e familiares sobre a dinâmica escolar. A partir da análise das situações, verifica-se que o foco da intervenção na situação

  • A. 1 recai sobre a comunidade.
  • B. 1 recai sobre a escola como administração.
  • C. 1 recai sobre os professores e a comunidade.
  • D. 2 recai sobre os alunos e a comunidade.
  • E. 2 recai sobre os alunos.

Considere as seguintes situações descritas a seguir:

Situação 1

O grupo de professores do curso de Física da Universidade X demonstra uma grande coesão em suas decisões sobre as vicissitudes do curso e uma forte proximidade relacional entre seus membros.

Situação 2

A empresa Y possui um grupo experiente de contadores. Esse grupo formou-se ao longo dos anos a ponto de sua funcionalidade estruturada encontrar-se estabelecida e consolidada, possibilitando ao grupo voltar seus esforços à compreensão de tarefas e aos objetivos a serem realizados.

A partir do modelo de 5 estágios de desenvolvimento de grupo, os grupos apontados nas situações 1 e 2 encontram- se, respectivamente, nos seguintes estágios:

  • A. normatização; tormenta
  • B. normatização; desempenho
  • C. formação; normatização
  • D. formação; interrupção
  • E. interrupção; tormenta

Com a influência não só dos movimentos de críticas aos paradigmas psicológicos no período posterior à ditadura, mas também do âmbito decorrente da esfera político-social brasileira, a psicologia escolar fortificou-se como campo de atuação, apresentando como diretrizes de trabalho a(o)

  • A. utilização da psicometria como principal instrumento do contexto escolar para a promoção social dos mais aptos.
  • B. investigação fechada em laboratórios anexados às escolas, com o objetivo de implementação de atividades de experimentação.
  • C. compreensão do contexto escolar a partir de uma perspectiva adaptacionista, percebendo os alunos como indivíduos que devem ser ajustados.
  • D. compreensão da realidade concreta do ambiente escolar à luz de uma interpretação multirreferencial, levando em conta a relação dialética entre individuo e sociedade.
  • E. desenvolvimento de práticas psicodiagnósticas com o intuito de fortalecer a construção de uma mão de obra de reserva para o modo de produção capitalista.
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