Lista completa de Questões sobre Psicologia Escolar para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da influência de Emílio Mira y Lopez em diferentes áreas da psicologia brasileira, assinale a afirmativa incorreta.
Mira y Lopez desenvolveu trabalhos que tiveram grande impacto na seleção profissional.
Mira y Lopez teve importante atuação na sistematização dos cursos de graduação em psicologia no Brasil.
Mira y Lopez criou a revista Arquivos Brasileiros de Psicologia, quando à frente do Instituto de Seleção e Orientação Profissional.
Mira y Lopez foi o criador do teste PMK.
Mira y Lopez teve importante atuação na luta pela regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil.
A essência da terapia centrada no cliente proposta por Carl Rogers encontra-se sintonizada aos ideais fundamentais da psicologia humanística. O autor rejeitou a ideia de que era preciso mergulhar no passado do cliente para que a terapia surtisse efeito e acreditava que, se o terapeuta conseguisse criar o adequado ambiente terapêutico (que incluía o olhar positivo incondicional e postura empática), o cliente poderia assumir o controle da própria vida e crescer rumo à autoatualização. Autoatualizar-se significa
rever experiências primárias tidas com figuras significativas da infância, libertando-se de condicionamentos instalados.
apoderar-se do conhecimento de todas as suas dificuldades, para transformá-las.
conhecer concepção atualizada do funcionamento humano, facilitando assim o conhecimento de si mesmo.
desfazer-se das amarras do repertório aprendido, rumo a novos conhecimentos.
atingir seu potencial de vida em toda a sua plenitude.
Sobre a psicopedagogia, é correto afirmar que
I. dedica-se ao estudo da aprendizagem com a finalidade de prevenir ou curar os seus problemas.
II. o psicopedagogo não trabalha específica e unicamente com conteúdos escolares formais, mas, antes, com situações cognitivas e com o próprio processo de pensamento e de solução de problemas.
III.o psicopedagogo tem dois campos de ação específicos (didático e psicológico), que compõem sua atuação profissional.
IV.o surgimento recente do psicopedagogo no Brasil (1970) tem a ver com a angústia, as indagações e a investigação de pessoas ligadas, em sua maioria, à educação e que se defrontavam com crianças que não aprendiam, apesar de todos os esforços empreendidos.
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
Sobre a contribuição do psicopedagogo no contexto escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( )O psicopedagogo pode desempenhar uma prática docente, envolvendo a preparação de profissionais da educação ou atuando dentro da própria escola.
( ) Cabe ao psicopedagogo detectar possíveis perturbações no processo de aprendizagem e participar da dinâmica das relações da comunidade educativa, a fim de favorecer o processo de integração e troca.
( )O papel da psicopedagogia na formação de educadores que atuam diretamente com o aluno é primordial no contexto escolar e consiste em prepará-lo para lidar com as dificuldades de aprendizagem com muita segurança.
( )O papel da psicopedagogia no planejamento escolar é refletir sobre as ações pedagógicas e suas interferências no processo de aprendizagem do aluno. É importante que fique claro que, ao avaliar, o professor deverá se atentar somente no aluno, utilizando testes e provas.
( )O psicopedagogo é extremamente importante na instituição escolar, pois este profissional estimula o desenvolvimento de relações interpessoais, o estabelecimento de vínculos, a utilização de métodos de ensino compatíveis com as mais recentes concepções a respeito desse processo.
A sequência está correta em
Para justificar o fracasso escolar, há diversas abordagens. É correto afirmar que, EXCETO:
Segundo Hersey e Blanchard existem quatro estilos ou formas de liderança. O Estilo 2 compreende
alto nível de comportamentos orientados para a tarefa e baixo nível de relacionamento.
alto nível de comportamentos orientados simultaneamente para a tarefa e relacionamento.
baixo nível de comportamentos orientados para a tarefa e baixo nível de relacionamento.
alto nível de comportamentos orientados para a tarefa e alto nível de produção.
baixo nível de comportamentos orientados para a tarefa e alto nível de relacionamento.
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Todo educador deve ter em mente, como enfatiza Harvey (Condição pós-moderna, 1992, p. 151), que num mundo de rápidas mudanças de gostos e necessidades, e de sistemas de produção flexíveis, o saber torna-se
desnecessário para o mercado de trabalho.
uma mercadoria-chave a ser produzida e vendida.
um bem que não agrega valor aos indivíduos.
produto acadêmico de valor questionável.
ferramenta obsoleta para adaptação ao meio.
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Uma das propostas de Chrispino (Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação, 2007, p. 24) para estimular a disciplina na escola, é a introdução da mediação de conflitos no currículo escolar. Segundo o autor, esta seria uma forma para que os alunos
deixem de explicitar suas divergências para se concentrarem nas aulas.
construam uma visão negativa dos conflitos e deixem de lado suas diferenças.
entendam que o conflito não precisa fazer parte da vida escolar e o evitem.
construam um sentimento mais forte de cooperação e fraternidade na escola.
aceitem mais naturalmente a autoridade dos professores e se comportem.
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A partir de 2007, muitas mudanças foram introduzidas ao Saresp, de modo a torná-lo cada vez mais adequado tecnicamente às características de um sistema de avaliação em larga escala (Matrizes de referência para avaliação: documento básico, 2009, p.7). Uma dessas mudanças foi
desvincular as habilidades avaliadas no Saresp das avaliadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica Saeb.
definir, para cada região do território nacional, uma matriz básica de referência para a educação.
estimular que cada escola elabore, em conjunto com a comunidade, a sua Proposta Curricular de referência.
alterar o currículo do Ensino Fundamental e Ensino Médio com base nas necessidades de cada comunidade escolar.
pré-testar os itens das provas, para conseguir instrumentos dotados de mais qualidade métrica.
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Castro (Sistemas Nacionais de Avaliação e de Informações Educacionais, 2000, p.126) aponta que as reformas desencadeadas pelo MEC, consoantes com a nova LDB, induzem mudanças nos currículos propostos, de modo a incentivar uma abordagem pedagógica mais voltada para
o raciocínio numérico.
a memória de reconhecimento.
a solução de problemas.
o caráter enciclopédico.
a leitura e vocabulário.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...