Questões sobre Psicologia Escolar

Lista completa de Questões sobre Psicologia Escolar para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da influência de Emílio Mira y Lopez em diferentes áreas da psicologia brasileira, assinale a afirmativa incorreta.

  • A.

    Mira y Lopez desenvolveu trabalhos que tiveram grande impacto na seleção profissional.

  • B.

    Mira y Lopez teve importante atuação na sistematização dos cursos de graduação em psicologia no Brasil.

  • C.

    Mira y Lopez criou a revista Arquivos Brasileiros de Psicologia, quando à frente do Instituto de Seleção e Orientação Profissional.

  • D.

    Mira y Lopez foi o criador do teste PMK.

  • E.

    Mira y Lopez teve importante atuação na luta pela regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil.

A essência da terapia centrada no cliente proposta por Carl Rogers encontra-se sintonizada aos ideais fundamentais da psicologia humanística. O autor rejeitou a ideia de que era preciso mergulhar no passado do cliente para que a terapia surtisse efeito e acreditava que, se o terapeuta conseguisse criar o adequado ambiente terapêutico (que incluía o olhar positivo incondicional e postura empática), o cliente poderia assumir o controle da própria vida e crescer rumo à autoatualização. Autoatualizar-se significa

  • A.

    rever experiências primárias tidas com figuras significativas da infância, libertando-se de condicionamentos instalados.

  • B.

    apoderar-se do conhecimento de todas as suas dificuldades, para transformá-las.

  • C.

    conhecer concepção atualizada do funcionamento humano, facilitando assim o conhecimento de si mesmo.

  • D.

    desfazer-se das amarras do repertório aprendido, rumo a novos conhecimentos.

  • E.

    atingir seu potencial de vida em toda a sua plenitude.

Sobre a psicopedagogia, é correto afirmar que

I. dedica-se ao estudo da aprendizagem com a finalidade de prevenir ou curar os seus problemas.

II. o psicopedagogo não trabalha específica e unicamente com conteúdos escolares formais, mas, antes, com situações cognitivas e com o próprio processo de pensamento e de solução de problemas.

III.o psicopedagogo tem dois campos de ação específicos (didático e psicológico), que compõem sua atuação profissional.

IV.o surgimento recente do psicopedagogo no Brasil (1970) tem a ver com a angústia, as indagações e a investigação de pessoas ligadas, em sua maioria, à educação e que se defrontavam com crianças que não aprendiam, apesar de todos os esforços empreendidos.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

  • A. III, apenas.
  • B. IV, apenas.
  • C. I, II, III e IV.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. I, II e IV, apenas.

Sobre a contribuição do psicopedagogo no contexto escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( )O psicopedagogo pode desempenhar uma prática docente, envolvendo a preparação de profissionais da educação ou atuando dentro da própria escola.

( ) Cabe ao psicopedagogo detectar possíveis perturbações no processo de aprendizagem e participar da dinâmica das relações da comunidade educativa, a fim de favorecer o processo de integração e troca.

( )O papel da psicopedagogia na formação de educadores que atuam diretamente com o aluno é primordial no contexto escolar e consiste em prepará-lo para lidar com as dificuldades de aprendizagem com muita segurança.

( )O papel da psicopedagogia no planejamento escolar é refletir sobre as ações pedagógicas e suas interferências no processo de aprendizagem do aluno. É importante que fique claro que, ao avaliar, o professor deverá se atentar somente no aluno, utilizando testes e provas.

( )O psicopedagogo é extremamente importante na instituição escolar, pois este profissional estimula o desenvolvimento de relações interpessoais, o estabelecimento de vínculos, a utilização de métodos de ensino compatíveis com as mais recentes concepções a respeito desse processo.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, V, F
  • B. V, V, F, F, F
  • C. V, V, V, F, V
  • D. V, F, V, F, V
  • E. F, V, F, V, F

Para justificar o fracasso escolar, há diversas abordagens. É correto afirmar que, EXCETO:

  • A. Uma das explicações baseia-se no estado de prontidão da criança.
  • B. A constatação de que a criança imatura para a alfabetização é quase sempre a de nível socioeconômico baixo, possibilitou a elaboração de uma outra explicação para o fracasso escolar, denominada teoria da carência cultural.
  • C. O pressuposto presente na teoria da carência cultural, de que a linguagem e a cultura das crianças das camadas populares são deficientes, foi desmistificado, principalmente, por estudos de natureza sociolinguística e antropológica.
  • D. Tanto a psicogênese quanto a teoria da diferença cultural propõem uma mudança de postura por parte dos professores, enfatizando o respeito aos padrões culturais e linguísticos e a forma de pensamento das crianças das camadas populares.
  • E. Segundo a teoria da diferença cultural, o sucesso e o fracasso na alfabetização são explicados a partir de características individuais de desenvolvimento cognitivo e da inadequação da escola em identificar e considerar essas características na apropriação da leitura e da escrita pela criança.

Segundo Hersey e Blanchard existem quatro estilos ou formas de liderança. O Estilo 2 compreende

  • A.

    alto nível de comportamentos orientados para a tarefa e baixo nível de relacionamento.

  • B.

    alto nível de comportamentos orientados simultaneamente para a tarefa e relacionamento.

  • C.

    baixo nível de comportamentos orientados para a tarefa e baixo nível de relacionamento.

  • D.

    alto nível de comportamentos orientados para a tarefa e alto nível de produção.

  • E.

    baixo nível de comportamentos orientados para a tarefa e alto nível de relacionamento.

Todo educador deve ter em mente, como enfatiza Harvey (Condição pós-moderna, 1992, p. 151), que num mundo de rápidas mudanças de gostos e necessidades, e de sistemas de produção flexíveis, o saber torna-se

  • A.

    desnecessário para o mercado de trabalho.

  • B.

    uma mercadoria-chave a ser produzida e vendida.

  • C.

    um bem que não agrega valor aos indivíduos.

  • D.

    produto acadêmico de valor questionável.

  • E.

    ferramenta obsoleta para adaptação ao meio.

Uma das propostas de Chrispino (Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação, 2007, p. 24) para estimular a disciplina na escola, é a introdução da mediação de conflitos no currículo escolar. Segundo o autor, esta seria uma forma para que os alunos

  • A.

    deixem de explicitar suas divergências para se concentrarem nas aulas.

  • B.

    construam uma visão negativa dos conflitos e deixem de lado suas diferenças.

  • C.

    entendam que o conflito não precisa fazer parte da vida escolar e o evitem.

  • D.

    construam um sentimento mais forte de cooperação e fraternidade na escola.

  • E.

    aceitem mais naturalmente a autoridade dos professores e se comportem.

A partir de 2007, muitas mudanças foram introduzidas ao Saresp, de modo a torná-lo cada vez mais adequado tecnicamente às características de um sistema de avaliação em larga escala (Matrizes de referência para avaliação: documento básico, 2009, p.7). Uma dessas mudanças foi

  • A.

    desvincular as habilidades avaliadas no Saresp das avaliadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb.

  • B.

    definir, para cada região do território nacional, uma matriz básica de referência para a educação.

  • C.

    estimular que cada escola elabore, em conjunto com a comunidade, a sua Proposta Curricular de referência.

  • D.

    alterar o currículo do Ensino Fundamental e Ensino Médio com base nas necessidades de cada comunidade escolar.

  • E.

    pré-testar os itens das provas, para conseguir instrumentos dotados de mais qualidade métrica.

Castro (Sistemas Nacionais de Avaliação e de Informações Educacionais, 2000, p.126) aponta que as reformas desencadeadas pelo MEC, consoantes com a nova LDB, induzem mudanças nos currículos propostos, de modo a incentivar uma abordagem pedagógica mais voltada para

  • A.

    o raciocínio numérico.

  • B.

    a memória de reconhecimento.

  • C.

    a solução de problemas.

  • D.

    o caráter enciclopédico.

  • E.

    a leitura e vocabulário.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...