Questões sobre Psicologia Escolar

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Na perspectiva construtivista, como destaca Coll (Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar, 2004, p.121), as atividades escolares diferenciam-se de outros tipos de atividades educacionais porque são atividades

  • A.

    com caráter espontâneo e assistemático, pois visam à socialização.

  • B.

    que reproduzem e impõem as estruturas sociais dominantes.

  • C.

    pensadas, planejadas e executadas com uma intencionalidade educacional.

  • D.

    baseadas em regras fixas e imutáveis que impedem a criatividade.

  • E.

    que estimulam a indisciplina e desestimulam o pensamento crítico.

Segundo Beaudoin (Bullying e desrespeito; como acabar com essa cultura na escola, 2006, p.61), uma das técnicas para intervir sobre as atitudes de desrespeito, indisciplina e bullying é a realização de conversas colaborativas entre os alunos e professores envolvidos com uma situação problema. Neste tipo de intervenção, a

  • A.

    atitude dos alunos é alterada por decisão própria.

  • B.

    frustração e o ressentimento se incrementam.

  • C.

    motivação para a mudança depende de punições.

  • D.

    reincidência é comum e pode agravar os problemas.

  • E.

    mudança ocorre para agradar os adultos.

Uma classe está enfrentando dificuldades de relacionamento porque alguns dos alunos estão contando mentiras sobre os colegas. O professor, para solucionar esses conflitos, chamou os alunos que mentiram, e explicou-lhes: “quando uma pessoa mente, ninguém mais consegue acreditar no que ela diz”. De acordo com La Taille (Limites: três dimensões educacionais, 1998, p. 95-96), esse tipo de intervenção é característico de uma educação

  • A.

    autoritária.

  • B.

    elucidativa.

  • C.

    por ameaça da retirada de amor.

  • D.

    inclusiva.

  • E.

    político partidária.

Um jovem, influenciado pelos meios de comunicação, que exaltam pessoas que enriqueceram e chegaram à fama sem estudar, decide abandonar os estudos. No exemplo citado por La Taille (Limites: três dimensões educacionais, 1998, p. 69), permitir que o jovem tome essa atitude significa

  • A.

    reconhecer que todos os indivíduos nascem com condições de exercitar plenamente sua liberdade com responsabilidade.

  • B.

    desprezar o fato de que os jovens não têm condições de assumir a responsabilidade pelos seus atos em relação ao seu futuro.

  • C.

    negar o fato de que, nessa idade, dificilmente um indivíduo dispõe de todas as informações necessárias para tomar uma decisão em relação à sua vida profissional.

  • D.

    ignorar que cabe aos adultos responsáveis pela formação pessoal e profissional desse jovem tomar as decisões sobre o futuro dele.

  • E.

    limitar seu potencial criativo e impedir esse jovem de buscar formas alternativas para atuar profissionalmente.

Se, no início do desenvolvimento, a presença de uma mãe suficientemente boa é primordial para a constituição do self de um indivíduo, posteriormente os círculos sociais mais amplos representarão um papel fundamental para o enriquecimento do self desse indivíduo. Assim, como destaca Freller, citada por Machado (Psicologia escolar: em busca de novos rumos, 2005, p. 134), para o entendimento de uma queixa escolar apresentada por uma criança, é necessário

  • A.

    identificar quais as experiências iniciais de vida dessa criança, responsáveis pelas suas dificuldades escolares.

  • B.

    articular os dados sobre a história pessoal dessa criança com os dados sobre sua história escolar.

  • C.

    responsabilizar o ambiente escolar frequentado por essa criança, pela produção e solução de suas dificuldades escolares.

  • D.

    compreender e modificar as condições do ambiente sociocultural no qual essa criança está inserida.

  • E.

    individualizar as práticas educativas para que se adaptem a cada uma das dificuldades identificadas nessa criança.

Para La Taille (Limites: três dimensões educacionais, 1998, p. 26), respeitar os conhecimentos espontâneos de uma criança ou jovem significa

  • A.

    contribuir para que sejam discriminados e fracassem no processo de ensino.

  • B.

    reconhecer sua falta de interesse por um aprendizado mais complexo.

  • C.

    violentar o processo natural de aprendizagem do conhecimento.

  • D.

    determinar a segregação social dessa criança ou jovem.

  • E.

    saber em que nível de construção do conhecimento eles se encontram.

De acordo com as informações disponíveis na Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio: documento de apresentação (2008, p. 34-35), as competências desenvolvidas pelos conhecimentos provenientes das “Ciências Humanas e suas Tecnologias” são significativas para

  • A.

    a colocação profissional.

  • B.

    a repressão da violência.

  • C.

    o exercício da cidadania.

  • D.

    o sucesso no vestibular.

  • E.

    a adaptação ao contexto social.

Um professor deseja estimular o espírito crítico de seus alunos em relação aos diversos conflitos existentes entre os grupos sociais, referentes às questões de gênero, etnia, religião, entre outros. As formulações de Chrispino (Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação, 2007, p. 17) sugerem que esse professor trabalhe com seus alunos a ideia de que o conflito

  • A.

    é prejudicial à sociedade humana.

  • B.

    pode ser evitado por lei.

  • C.

    é desnecessário às relações entre as pessoas.

  • D.

    subverte qualquer ordem estabelecida.

  • E.

    é a manifestação da ordem democrática.

Segundo artigo publicado por Castro (Sistemas Nacionais de Avaliação e de Informações Educacionais, 2000, p.124), a iniciativa mais recente entre os três projetos nacionais de avaliação é o Enem. Esse exame procura aferir o desenvolvimento das competências e habilidades que se espera que um aluno apresente

  • A.

    ao ingressar no ensino básico.

  • B.

    ao final do ensino superior.

  • C.

    para ingressar no ensino técnico.

  • D.

    ao final do ensino básico.

  • E.

    para ingressar no ensino médio.

Coll (Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar, 2004, p. 417) enfatiza que numerosos pesquisadores exploraram programas específicos para estabelecer laços entre a família e a escola. A maioria desses programas almeja que a participação das famílias permita introduzir nas salas de aula e também na comunidade

  • A.

    a universalidade de valores.

  • B.

    a pluralidade de universos culturais.

  • C.

    um padrão moral mais rígido.

  • D.

    uma interação mais padronizada.

  • E.

    um controle mais eficaz de tarefas.

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