Lista completa de Questões sobre Psicologia Escolar para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.
O planejamento de ensino elaborado para uma turma de alunos é influenciado pelas diferenças individuais, em virtude dos estilos e estratégias de aprendizagem de cada aluno.
A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.
No planejamento de ensino, entende-se por objetivo geral a seleção, pelo professor, de experiências adequadas de aprendizagem, a comunicação aos alunos do que se espera deles e a padronização da avaliação.
A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.
No processo de ensino-aprendizagem, a fase da motivação compreende informar o objetivo da atividade ao aluno e direcionar o seu interesse para ela.
No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
No contexto escolar, a aprendizagem organiza-se de acordo com projetos pedagógicos previamente definidos, tendo em vista conteúdos específicos.
Marcos, com 9 (nove) anos, foi encaminhado para um serviço municipal cujo objetivo é erradicar o trabalho infantil. Marcos relatou que há um ano abandonou a escola e que, na época em que a freqüentava, não aprendia as operações mais simples de matemática, e que seus professores consideravam que ele tinha dificuldades de concentração e de memorização. Atualmente, Marcos vende balas nas ruas, mostrandose capaz de rapidamente calcular preços, fazer o troco e negociar abatimentos para quem compra grandes quantidades. Um psicólogo que adote uma perspectiva que não naturalize o fenômeno psicológico poderá avaliar da seguinte forma a situação de Marcos:
Na época em que esteve na escola, ele apresentava problemas de maturação neurológica.
Os profissionais da escola não atuaram como mediadores de sua aprendizagem.
Os problemas que apresentava na escola exigiam a atuação de um psicólogo educacional.
As dificuldades de memorização e de concentração não se manifestam na rua.
As dificuldades de Marcos não tinham qualquer relação com o modelo de ensino e a qualificação dos professores.
João, com 13 (treze) anos, é considerado um "aluno problema" pela escola pública em que estuda. Os professores o classificam como indisciplinado, preguiçoso, distraído e, conseqüentemente, com distúrbio de aprendizagem. A mãe alega que João se queixa das atitudes dos professores. Diante deste impasse, um psicólogo escolar que adote a perspectiva sócio-histórica deverá:
Chamar a família para realizar a anamnese de João.
Obter com os professores informações precisas sobre o comportamento de João.
Encaminhar João ao posto de saúde para os exames que se fizerem necessários.
Realizar uma série de palestras sobre distúrbios de aprendizagem.
Problematizar a questão com os profissionais da escola em busca de estratégias de atuação.
Segundo análise de Maria Regina Maluf, a pequena participação dos psicólogos escolares em escolas da rede pública é decorrência de um período marcado pela
desvalorização generalizada dos profissionais de educação pela sociedade como um todo, com precarização das condições de seu trabalho.
adoção excessiva de modelos clínicos e de instrumentos psicométricos nem sempre eficientes diante das necessidades escolares.
compreensão da cultura como constitutiva dos processos de desenvolvimento de ensino e aprendizagem, deixando o indivíduo em segundo plano.
desconhecimento dos profissionais frente à questões de didática, prática pedagógica e conteúdos específicos próprios das disciplinas escolares.
articulação das teorias psicológicas com conhecimentos de outras áreas que acabaram por descaracterizar o papel do profissional em questão.
De acordo com a perspectiva sócio-histórica, a função da orientação profissional é
classificar os indivíduos segundo seus interesses, conhecimentos e seu potencial, apostando no talento e no esforço de cada indivíduo na sociedade.
descrever os fenômenos psíquicos relacionados à escolha profissional, à história do sujeito e à angústia decorrente desse processo de crescimento pessoal.
descobrir, recorrendo a instrumentos desenvolvidos com critérios científicos, os mais e os menos aptos a trilhar as diferentes carreiras que a sociedade demanda.
compreender com o indivíduo sua subjetividade e suas relações sociais, para que se possa esboçar projetos de vida integrados a um projeto coletivo mais amplo.
explicitar as condições afetivas e sociais da escolha e fornecer explicações que ampliem a consciência dos motivos que resultam em uma profissão.
De uma perspectiva inclusiva, a função mais relevante da avaliação durante a educação básica é a pedagógica, entendida como a
utilização das informações e dos juízos avaliativos para tomar decisões quanto à melhor organização e desenvolvimento dos processos educativos.
seleção e inclusão de determinados alunos em função dos resultados obtidos, possibilitando a escolha de objetivos mais simples e ajustados.
definição de critérios flexíveis para a decisão do nível de conhecimento necessários aos diferentes alunos para passar ou não para a série seguinte.
atribuição de créditos perante a sociedade de que as aprendizagens realizadas pelos alunos os capacitam para determinadas atividades e tarefas.
decisão de ordem sócio-econômica realizada no início de um processo de ensino e aprendizagem, para adaptar os alunos ao sistema de ensino.
De acordo com Tapia, uma conduta básica de um professor de Ensino Médio preocupado com a motivação de seus alunos durante o curso, é
explicitar, com clareza, seu sistema de avaliação e quanto vale cada uma das atividades propostas para que possam projetar sua aprovação.
demonstrar interesse pela aprendizagem dos alunos, compreender a natureza dos erros cometidos e valorizar a capacidade de cada um de aprender.
elaborar atividades com conteúdos próximos ao cotidiano do aluno e que sejam sempre práticas e concretas.
propor com freqüência situações de avaliação no decorrer das aulas de modo que todos precisem estar sempre atentos.
criar um programa paralelo de reforço para os alunos que encontram dificuldade em acompanhar o ritmo normal do curso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...