Questões sobre Psicologia Escolar

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A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.

O planejamento de ensino elaborado para uma turma de alunos é influenciado pelas diferenças individuais, em virtude dos estilos e estratégias de aprendizagem de cada aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.

No planejamento de ensino, entende-se por objetivo geral a seleção, pelo professor, de experiências adequadas de aprendizagem, a comunicação aos alunos do que se espera deles e a padronização da avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.

No processo de ensino-aprendizagem, a fase da motivação compreende informar o objetivo da atividade ao aluno e direcionar o seu interesse para ela.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

No contexto escolar, a aprendizagem organiza-se de acordo com projetos pedagógicos previamente definidos, tendo em vista conteúdos específicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Marcos, com 9 (nove) anos, foi encaminhado para um serviço municipal cujo objetivo é erradicar o trabalho infantil. Marcos relatou que há um ano abandonou a escola e que, na época em que a freqüentava, não aprendia as operações mais simples de matemática, e que seus professores consideravam que ele tinha dificuldades de concentração e de memorização. Atualmente, Marcos vende balas nas ruas, mostrandose capaz de rapidamente calcular preços, fazer o troco e negociar abatimentos para quem compra grandes quantidades. Um psicólogo que adote uma perspectiva que não naturalize o fenômeno psicológico poderá avaliar da seguinte forma a situação de Marcos:

  • A.

    Na época em que esteve na escola, ele apresentava problemas de maturação neurológica.

  • B.

    Os profissionais da escola não atuaram como mediadores de sua aprendizagem.

  • C.

    Os problemas que apresentava na escola exigiam a atuação de um psicólogo educacional.

  • D.

    As dificuldades de memorização e de concentração não se manifestam na rua.

  • E.

    As dificuldades de Marcos não tinham qualquer relação com o modelo de ensino e a qualificação dos professores.

João, com 13 (treze) anos, é considerado um "aluno problema" pela escola pública em que estuda. Os professores o classificam como indisciplinado, preguiçoso, distraído e, conseqüentemente, com distúrbio de aprendizagem. A mãe alega que João se queixa das atitudes dos professores. Diante deste impasse, um psicólogo escolar que adote a perspectiva sócio-histórica deverá:

  • A.

    Chamar a família para realizar a anamnese de João.

  • B.

    Obter com os professores informações precisas sobre o comportamento de João.

  • C.

    Encaminhar João ao posto de saúde para os exames que se fizerem necessários.

  • D.

    Realizar uma série de palestras sobre distúrbios de aprendizagem.

  • E.

    Problematizar a questão com os profissionais da escola em busca de estratégias de atuação.

Segundo análise de Maria Regina Maluf, a pequena participação dos psicólogos escolares em escolas da rede pública é decorrência de um período marcado pela

  • A.

    desvalorização generalizada dos profissionais de educação pela sociedade como um todo, com precarização das condições de seu trabalho.

  • B.

    adoção excessiva de modelos clínicos e de instrumentos psicométricos nem sempre eficientes diante das necessidades escolares.

  • C.

    compreensão da cultura como constitutiva dos processos de desenvolvimento de ensino e aprendizagem, deixando o indivíduo em segundo plano.

  • D.

    desconhecimento dos profissionais frente à questões de didática, prática pedagógica e conteúdos específicos próprios das disciplinas escolares.

  • E.

    articulação das teorias psicológicas com conhecimentos de outras áreas que acabaram por descaracterizar o papel do profissional em questão.

De acordo com a perspectiva sócio-histórica, a função da orientação profissional é

  • A.

    classificar os indivíduos segundo seus interesses, conhecimentos e seu potencial, apostando no talento e no esforço de cada indivíduo na sociedade.

  • B.

    descrever os fenômenos psíquicos relacionados à escolha profissional, à história do sujeito e à angústia decorrente desse processo de crescimento pessoal.

  • C.

    descobrir, recorrendo a instrumentos desenvolvidos com critérios científicos, os mais e os menos aptos a trilhar as diferentes carreiras que a sociedade demanda.

  • D.

    compreender com o indivíduo sua subjetividade e suas relações sociais, para que se possa esboçar projetos de vida integrados a um projeto coletivo mais amplo.

  • E.

    explicitar as condições afetivas e sociais da escolha e fornecer explicações que ampliem a consciência dos motivos que resultam em uma profissão.

De uma perspectiva inclusiva, a função mais relevante da avaliação durante a educação básica é a pedagógica, entendida como a

  • A.

    utilização das informações e dos juízos avaliativos para tomar decisões quanto à melhor organização e desenvolvimento dos processos educativos.

  • B.

    seleção e inclusão de determinados alunos em função dos resultados obtidos, possibilitando a escolha de objetivos mais simples e ajustados.

  • C.

    definição de critérios flexíveis para a decisão do nível de conhecimento necessários aos diferentes alunos para passar ou não para a série seguinte.

  • D.

    atribuição de créditos perante a sociedade de que as aprendizagens realizadas pelos alunos os capacitam para determinadas atividades e tarefas.

  • E.

    decisão de ordem sócio-econômica realizada no início de um processo de ensino e aprendizagem, para adaptar os alunos ao sistema de ensino.

De acordo com Tapia, uma conduta básica de um professor de Ensino Médio preocupado com a motivação de seus alunos durante o curso, é

  • A.

    explicitar, com clareza, seu sistema de avaliação e quanto vale cada uma das atividades propostas para que possam projetar sua aprovação.

  • B.

    demonstrar interesse pela aprendizagem dos alunos, compreender a natureza dos erros cometidos e valorizar a capacidade de cada um de aprender.

  • C.

    elaborar atividades com conteúdos próximos ao cotidiano do aluno e que sejam sempre práticas e concretas.

  • D.

    propor com freqüência situações de avaliação no decorrer das aulas de modo que todos precisem estar sempre atentos.

  • E.

    criar um programa paralelo de reforço para os alunos que encontram dificuldade em acompanhar o ritmo normal do curso.

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