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Capacidade metacognitiva significa a possibilidade de alguém
resolver situações-problema complexas.
utilizar a cognição em situações interdisciplinares.
aprender ao construir seu próprio conhecimento.
adquirir consciência sobre sua atividade mental.
raciocinar de forma lógica e argumentativa.
O que define a autonomia de um aluno no seu processo de aprendizagem contínua é a capacidade de
concentração e absorção dos conteúdos e procedimentos desenvolvidos nas disciplinas.
organização do tempo dedicado ao estudo contemplando leitura com grifos, elaboração de resumos, resolução de exercícios e revisão.
retenção de um conhecimento que seja fruto da elaboração pessoal da informação recebida.
sistematização dos conteúdos e procedimentos aprendidos em respostas ou produtos claros e organizados.
decisão sobre suas estratégias de pensamento, sobre como utilizar seus conhecimentos para continuar aprendendo.
Ensino e aprendizagem são processos complexos que envolvem muitas variáveis. Esses processos que devem ocorrer em sala de aula podem ser mais bem compreendidos, segundo Coll, quando se coloca a ênfase do foco de análise
no estilo didático e nas ações educativas do professor, mediatizados por suas idéias e concepções de ensino e aprendizagem.
na relação do aluno com o conteúdo considerando a atividade do primeiro sobre o segundo na elaboração dos conhecimentos.
na interação entre o conteúdo selecionado, a atividade educativa do professor e a atividade mental dos alunos.
na interação afetiva que ocorre na sala de aula entre professor e alunos e alunos entre si que permitem a construção de conhecimentos coletivos.
nos processos psicológicos cognitivos e emocionais dos alunos como elementos fundamentais entre a ação educativa do professor e a aprendizagem.
Coll, inspirado em Piaget, afirma que o objetivo da educação escolar é
a modificação dos esquemas de conhecimento do aluno: sua revisão, enriquecimento, diferenciação, construção e coordenação progressiva.
a construção de patamares espiralados de motivação e empenho, ingredientes fundamentais para a aprendizagem significativa.
o emprego, cada vez mais equilibrado, de esquemas de conhecimentos ricos em informações e detalhes, adequados à realidade circundante, notadamente ao seu contexto cultural.
a utilização dos diferentes esquemas de conhecimento que formam a estrutura cognoscitiva, mantendo as relações de extensão e complexidade implicadas entre si.
o emprego sistemático e construtivo das funções cognitivas e perceptivas na elucidação do real, na formação da memória e na formulação de novos esquemas.
Aprendizagem significativa é, segundo Ausubel, aquela que se refere
à funcionalidade da estrutura lógica dos conteúdos, que deve ser compatível com o desenvolvimento operatório já alcançado pelo aluno.
ao papel ativo do aluno no exercício de sua cognição e ao grau de clareza, organização e consecução dos conteúdos a serem aprendidos.
aos fatos, conceitos, relações, teorias e outros dados de origem não perceptiva, dos quais o aluno pode dispor a qualquer momento.
ao vínculo que relaciona, de forma substantiva e não arbitrária, o novo material de aprendizagem aos conhecimentos prévios dos alunos.
à relação de dependência entre a estrutura interna do conteúdo e seu significado psicológico, a qual articula elementos relacionáveis entre si.
Um dos princípios básicos utilizados por Coll em seu projeto curricular, refletindo na maneira de concretizá-lo e nas decisões sobre sua estrutura formal, desenvolvimento e aplicação, está em considerar
a prioridade da aprendizagem sobre o ensino.
a consciência prévia dos conhecimentos já adquiridos.
a organização lógica e formal dos conteúdos escolares.
a noção de tempo e espaço, constitutivas da cognição.
o nível de desenvolvimento operatório dos alunos.
Se, no entender de Coll, a elaboração do currículo deve utilizar informações provenientes de diferentes fontes, as que derivam da análise psicológica merecem atenção especial por serem
isentas dos processos subjacentes ao crescimento pessoal, mantendo o processo educacional constante e idêntico para todos.
úteis para selecionar os objetivos do ensino, permitindo estabelecer seqüências eficazes para a aprendizagem dos conteúdos tratados e definir como melhor ensinar e avaliar.
permeadas de argumentos importantes para subsidiar a tomada de decisão dos professores quanto às habilidades que devem ser incorporadas pelos alunos.
eficazes para promover o desenvolvimento cognitivo dos alunos, via modificação da estrutura assimilatória dos esquemas simples de ação e reflexão.
fundamentais para a elucidação dos problemas enfrentados pelos alunos e professores no decorrer do processo pedagógico, levando a uma efetiva assimilação dos conteúdos propostos.
Tiago, Gabriela e Marcelo foram convidados, pelo professor, a se retirarem da sala de aula após seguidas solicitações, durante a primeira meia hora de aula, para interromperem as conversas paralelas, o que estava atrapalhando o andamento da aula. Os três alunos reagiram de forma agressiva à intervenção do professor, fazendo ameaças a ele e prometendo organizar uma manifestação para retirá-lo da escola, uma vez que ninguém gostava dele. Ao serem recebidos pela coordenadora pedagógica, foram lembrados de que essa era a quarta vez, na semana, que eles compareciam à coordenação, pelo mesmo motivo e pelo encaminhamento de três diferentes professores. Os alunos foram, então, encaminhados ao serviço de psicologia da escola para avaliação.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.O profissional que atua como psicólogo institucional dentro da escola deverá buscar uma intervenção que auxilie no processo de tomada de consciência por parte de Tiago, Gabriela e Marcelo sobre si mesmos nas relações que vêm estabelecendo com os professores e com a escola em geral.
Tiago, Gabriela e Marcelo foram convidados, pelo professor, a se retirarem da sala de aula após seguidas solicitações, durante a primeira meia hora de aula, para interromperem as conversas paralelas, o que estava atrapalhando o andamento da aula. Os três alunos reagiram de forma agressiva à intervenção do professor, fazendo ameaças a ele e prometendo organizar uma manifestação para retirá-lo da escola, uma vez que ninguém gostava dele. Ao serem recebidos pela coordenadora pedagógica, foram lembrados de que essa era a quarta vez, na semana, que eles compareciam à coordenação, pelo mesmo motivo e pelo encaminhamento de três diferentes professores. Os alunos foram, então, encaminhados ao serviço de psicologia da escola para avaliação.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.O psicólogo clínico que atua na escola terá de avaliar a escola como um todo, buscando identificar todos os aspectos que concorreram negativamente para a aprendizagem desses alunos.
Tiago, Gabriela e Marcelo foram convidados, pelo professor, a se retirarem da sala de aula após seguidas solicitações, durante a primeira meia hora de aula, para interromperem as conversas paralelas, o que estava atrapalhando o andamento da aula. Os três alunos reagiram de forma agressiva à intervenção do professor, fazendo ameaças a ele e prometendo organizar uma manifestação para retirá-lo da escola, uma vez que ninguém gostava dele. Ao serem recebidos pela coordenadora pedagógica, foram lembrados de que essa era a quarta vez, na semana, que eles compareciam à coordenação, pelo mesmo motivo e pelo encaminhamento de três diferentes professores. Os alunos foram, então, encaminhados ao serviço de psicologia da escola para avaliação.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.O psicólogo institucional que atua na escola deve realizar, em uma primeira etapa do diagnóstico da situação apresentada por Tiago, Gabriela e Marcelo, a avaliação individual dos diferentes professores que expulsaram de sala de aula os referidos alunos, investigando eventual abuso de autoridade por parte dos professores.
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