Questões sobre Psicologia Escolar

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Capacidade metacognitiva significa a possibilidade de alguém

  • A.

    resolver situações-problema complexas.

  • B.

    utilizar a cognição em situações interdisciplinares.

  • C.

    aprender ao construir seu próprio conhecimento.

  • D.

    adquirir consciência sobre sua atividade mental.

  • E.

    raciocinar de forma lógica e argumentativa.

O que define a autonomia de um aluno no seu processo de aprendizagem contínua é a capacidade de

  • A.

    concentração e absorção dos conteúdos e procedimentos desenvolvidos nas disciplinas.

  • B.

    organização do tempo dedicado ao estudo contemplando leitura com grifos, elaboração de resumos, resolução de exercícios e revisão.

  • C.

    retenção de um conhecimento que seja fruto da elaboração pessoal da informação recebida.

  • D.

    sistematização dos conteúdos e procedimentos aprendidos em respostas ou produtos claros e organizados.

  • E.

    decisão sobre suas estratégias de pensamento, sobre como utilizar seus conhecimentos para continuar aprendendo.

Ensino e aprendizagem são processos complexos que envolvem muitas variáveis. Esses processos que devem ocorrer em sala de aula podem ser mais bem compreendidos, segundo Coll, quando se coloca a ênfase do foco de análise

  • A.

    no estilo didático e nas ações educativas do professor, mediatizados por suas idéias e concepções de ensino e aprendizagem.

  • B.

    na relação do aluno com o conteúdo considerando a atividade do primeiro sobre o segundo na elaboração dos conhecimentos.

  • C.

    na interação entre o conteúdo selecionado, a atividade educativa do professor e a atividade mental dos alunos.

  • D.

    na interação afetiva que ocorre na sala de aula entre professor e alunos e alunos entre si que permitem a construção de conhecimentos coletivos.

  • E.

    nos processos psicológicos cognitivos e emocionais dos alunos como elementos fundamentais entre a ação educativa do professor e a aprendizagem.

Coll, inspirado em Piaget, afirma que o objetivo da educação escolar é

  • A.

    a modificação dos esquemas de conhecimento do aluno: sua revisão, enriquecimento, diferenciação, construção e coordenação progressiva.

  • B.

    a construção de patamares espiralados de motivação e empenho, ingredientes fundamentais para a aprendizagem significativa.

  • C.

    o emprego, cada vez mais equilibrado, de esquemas de conhecimentos ricos em informações e detalhes, adequados à realidade circundante, notadamente ao seu contexto cultural.

  • D.

    a utilização dos diferentes esquemas de conhecimento que formam a estrutura cognoscitiva, mantendo as relações de extensão e complexidade implicadas entre si.

  • E.

    o emprego sistemático e construtivo das funções cognitivas e perceptivas na elucidação do real, na formação da memória e na formulação de novos esquemas.

Aprendizagem significativa é, segundo Ausubel, aquela que se refere

  • A.

    à funcionalidade da estrutura lógica dos conteúdos, que deve ser compatível com o desenvolvimento operatório já alcançado pelo aluno.

  • B.

    ao papel ativo do aluno no exercício de sua cognição e ao grau de clareza, organização e consecução dos conteúdos a serem aprendidos.

  • C.

    aos fatos, conceitos, relações, teorias e outros dados de origem não perceptiva, dos quais o aluno pode dispor a qualquer momento.

  • D.

    ao vínculo que relaciona, de forma substantiva e não arbitrária, o novo material de aprendizagem aos conhecimentos prévios dos alunos.

  • E.

    à relação de dependência entre a estrutura interna do conteúdo e seu significado psicológico, a qual articula elementos relacionáveis entre si.

Um dos princípios básicos utilizados por Coll em seu projeto curricular, refletindo na maneira de concretizá-lo e nas decisões sobre sua estrutura formal, desenvolvimento e aplicação, está em considerar

  • A.

    a prioridade da aprendizagem sobre o ensino.

  • B.

    a consciência prévia dos conhecimentos já adquiridos.

  • C.

    a organização lógica e formal dos conteúdos escolares.

  • D.

    a noção de tempo e espaço, constitutivas da cognição.

  • E.

    o nível de desenvolvimento operatório dos alunos.

Se, no entender de Coll, a elaboração do currículo deve utilizar informações provenientes de diferentes fontes, as que derivam da análise psicológica merecem atenção especial por serem

  • A.

    isentas dos processos subjacentes ao crescimento pessoal, mantendo o processo educacional constante e idêntico para todos.

  • B.

    úteis para selecionar os objetivos do ensino, permitindo estabelecer seqüências eficazes para a aprendizagem dos conteúdos tratados e definir como melhor ensinar e avaliar.

  • C.

    permeadas de argumentos importantes para subsidiar a tomada de decisão dos professores quanto às habilidades que devem ser incorporadas pelos alunos.

  • D.

    eficazes para promover o desenvolvimento cognitivo dos alunos, via modificação da estrutura assimilatória dos esquemas simples de ação e reflexão.

  • E.

    fundamentais para a elucidação dos problemas enfrentados pelos alunos e professores no decorrer do processo pedagógico, levando a uma efetiva assimilação dos conteúdos propostos.

Tiago, Gabriela e Marcelo foram convidados, pelo professor, a se retirarem da sala de aula após seguidas solicitações, durante a primeira meia hora de aula, para interromperem as conversas paralelas, o que estava atrapalhando o andamento da aula. Os três alunos reagiram de forma agressiva à intervenção do professor, fazendo ameaças a ele e prometendo organizar uma manifestação para retirá-lo da escola, uma vez que ninguém gostava dele. Ao serem recebidos pela coordenadora pedagógica, foram lembrados de que essa era a quarta vez, na semana, que eles compareciam à coordenação, pelo mesmo motivo e pelo encaminhamento de três diferentes professores. Os alunos foram, então, encaminhados ao serviço de psicologia da escola para avaliação.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O profissional que atua como psicólogo institucional dentro da escola deverá buscar uma intervenção que auxilie no processo de tomada de consciência por parte de Tiago, Gabriela e Marcelo sobre si mesmos nas relações que vêm estabelecendo com os professores e com a escola em geral.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tiago, Gabriela e Marcelo foram convidados, pelo professor, a se retirarem da sala de aula após seguidas solicitações, durante a primeira meia hora de aula, para interromperem as conversas paralelas, o que estava atrapalhando o andamento da aula. Os três alunos reagiram de forma agressiva à intervenção do professor, fazendo ameaças a ele e prometendo organizar uma manifestação para retirá-lo da escola, uma vez que ninguém gostava dele. Ao serem recebidos pela coordenadora pedagógica, foram lembrados de que essa era a quarta vez, na semana, que eles compareciam à coordenação, pelo mesmo motivo e pelo encaminhamento de três diferentes professores. Os alunos foram, então, encaminhados ao serviço de psicologia da escola para avaliação.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O psicólogo clínico que atua na escola terá de avaliar a escola como um todo, buscando identificar todos os aspectos que concorreram negativamente para a aprendizagem desses alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tiago, Gabriela e Marcelo foram convidados, pelo professor, a se retirarem da sala de aula após seguidas solicitações, durante a primeira meia hora de aula, para interromperem as conversas paralelas, o que estava atrapalhando o andamento da aula. Os três alunos reagiram de forma agressiva à intervenção do professor, fazendo ameaças a ele e prometendo organizar uma manifestação para retirá-lo da escola, uma vez que ninguém gostava dele. Ao serem recebidos pela coordenadora pedagógica, foram lembrados de que essa era a quarta vez, na semana, que eles compareciam à coordenação, pelo mesmo motivo e pelo encaminhamento de três diferentes professores. Os alunos foram, então, encaminhados ao serviço de psicologia da escola para avaliação.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O psicólogo institucional que atua na escola deve realizar, em uma primeira etapa do diagnóstico da situação apresentada por Tiago, Gabriela e Marcelo, a avaliação individual dos diferentes professores que expulsaram de sala de aula os referidos alunos, investigando eventual abuso de autoridade por parte dos professores.

  • C. Certo
  • E. Errado
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