Lista completa de Questões sobre Psicologia Escolar para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Escolar - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Em 17/10/92, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresentou ao Ministério do Trabalho sua contribuição para integrar o Catálogo Brasileiro de Ocupações. Nele, o Psicólogo Educacional tem, entre suas atribuições, a de atuar
realizando a identificação e análise de funções, tarefas e operações típicas das ocupações, organizando e aplicando testes e provas, realizado entrevistas, sondagem de aptidões e de capacidade profissional e no acompanhamento e avaliação de desempenho de pessoal.
empregando conhecimentos dos vários ramos da psicologia, para apropriar o desenvolvimento intelectual, social e emocional do indivíduo.
junto a equipes multiprofissionais, identificando e compreendendo os fatores emocionais, para intervir na saúde geral do indivíduo em unidades básicas, ambulatórios, hospitais, adaptando os indivíduos a fim de propiciar a elaboração das questões concernentes à sua inserção social.
elaborando e aplicando técnicas psicológicas, como exames psicotécnicos, para a determinação de aptidões motoras, físicas, sensoriais e outros métodos de verificação, para possibilitar a habilitação de candidatos.
Leia o fragmento de caso abaixo:
A mãe chegou com seu filho de 14 anos a uma instituição de saúde pública para a primeira entrevista. A queixa inicial era de que o filho "estava sem escola". Ele havia sido expulso da 5a série por problemas disciplinares, brigas, desafios à autoridade dos professores, displicência em relação aos deveres de casa e às matérias escolares, com exceção de História, que ele gostava particularmente. Numa segunda sessão, em que a mãe foi atendida individualmente, ela relata que o filho é adotivo. Relata também que foi o marido quem escolheu adotar a criança e que ela era estéril. O casal decidiu não relatar a adoção para o filho.
Partindo da hipótese de que a adoção é a base da sintomatologia do filho, podemos supor que a questão central contida neste fragmento clínico é:
uma dificuldade do filho de entender e aceitar as normas e regras escolares.
uma questão não resolvida do casal sobre a decisão do marido de adotar uma criança sem o compartilhamento da esposa.
uma questão não resolvida do casal sobre a esterilidade da mulher.
uma demanda de esclarecimento de sua origem, sua história, pelo filho.
Segundo Patto (1984), o fracasso escolar encontra-se intimamente ligado à privação social, como causa e resultado dela. Segundo essa autora, são aspectos que se relacionam à privação social enquanto desvio de condições ambientais ótimas:
Classe social, etnia e renda.
Saúde física, estimulação ambiental e renda.
Etnia, nível nutricional e estimulação ambiental.
Classe social, ambiente geográfico e saúde mental.
Alunos encaminhados para exames psicodiagnósticos são, em geral, aqueles cujo rendimento não corresponde às expectativas de seus professores, técnicos e administradores escolares. Sobre esses exames e os laudos psicológicos, julgue os itens subseqüentes.
O fracasso escolar é a expressão de deficiências biopsicológicas individuais, conforme prega o movimento escolanovista dominante desde o começo do século passado.
A respeito de uma situação rotineira das salas de aula brasileiras, julgue os itens que se seguem.
A motivação do aluno para aprender e para assumir as responsabilidades escolares é inata, de modo que as estratégias docentes e a filosofia da escola são irrelevantes como mediadores nesse processo.
A respeito de uma situação rotineira das salas de aula brasileiras, julgue os itens que se seguem.
Considerando a relevância das interações sociais na sala de aula, a baixa incidência de reforçadores sociais pelo professor pode explicar, pelo menos em parte, a alta incidência de problemas disciplinares de seu aluno.
De acordo com Caballo (1996), a terapia comportamental contemporânea reflete uma combinação de procedimentos verbais e de ação, o emprego de métodos multidimensionais em vez de abordagens únicas, a atenção cada vez maior na responsabilidade do paciente e do terapeuta, a ênfase nos determinantes atuais mais que nos históricos, o respeito com os dados e uma prudente disposição de ir além dos limites restritos do condicionamento tradicional, ou inclusive da teoria da aprendizagem E-R para obter sua base de dados. Considerando o momento atual da abordagem comportamental, julgue os itens que se seguem.
Os mecanismos utilizados por alunos, pais, professores e diretores para explicar suas próprias ações são variáveis relevantes à compreensão das causas reais do fracasso escolar.
De acordo com Caballo (1996), a terapia comportamental contemporânea reflete uma combinação de procedimentos verbais e de ação, o emprego de métodos multidimensionais em vez de abordagens únicas, a atenção cada vez maior na responsabilidade do paciente e do terapeuta, a ênfase nos determinantes atuais mais que nos históricos, o respeito com os dados e uma prudente disposição de ir além dos limites restritos do condicionamento tradicional, ou inclusive da teoria da aprendizagem E-R para obter sua base de dados. Considerando o momento atual da abordagem comportamental, julgue os itens que se seguem.
A atenção às questões escolares e de aprendizagem requer do psicólogo a aplicação de múltiplas orientações teóricas, que possam ser associadas de diferentes maneiras, de modo a atender às queixas apresentadas pelo aluno e pelo professor.
De acordo com Caballo (1996), a terapia comportamental contemporânea reflete uma combinação de procedimentos verbais e de ação, o emprego de métodos multidimensionais em vez de abordagens únicas, a atenção cada vez maior na responsabilidade do paciente e do terapeuta, a ênfase nos determinantes atuais mais que nos históricos, o respeito com os dados e uma prudente disposição de ir além dos limites restritos do condicionamento tradicional, ou inclusive da teoria da aprendizagem E-R para obter sua base de dados. Considerando o momento atual da abordagem comportamental, julgue os itens que se seguem.
Os erros freqüentes em operações matemáticas simples, como a troca de sinais de adição e de subtração e a omissão de passos nas operações de divisão e de multiplicação, são indicadores suficientes para o diagnóstico de transtorno da aprendizagem.
Considerando a relevância da intervenção psicológica junto a estudantes e suas famílias, julgue os itens a seguir de acordo com os modernos recursos e conhecimentos sobre o processo de desenvolvimento humano e de aprendizagem.
Planos de prevenção do fracasso escolar precisam priorizar o desenvolvimento neurológico da criança, desde a vida intra-uterina, quando a qualidade dos cuidados pré-natais pode determinar todo o processo de aprendizagem futura da criança.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...