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Psicologia - Psicologia Organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Marque a alternativa que não corresponde aos pressupostos da abordagem dos traços de liderança:
A abordagem dos traços de liderança enfatiza os atributos pessoais dos líderes.
Alguns traços que parecem estar relacionados ao sucesso da liderança são: alto nível de energia, tolerância ao estresse, maturidade emocional, integridade e autoconfiança.
A motivação é um aspecto da personalidade que não se relaciona à eficácia do líder.
Líderes com grande maturidade emocional e integridade têm maior probabilidade de manter um relacionamento cooperativo com subordinados, colegas e superiores.
A autoconfiança torna um líder mais persistente na conquista de objetivos difíceis.
Além da ênfase técnica da administração científica, o comportamento organizacional foi também influenciado por outras disciplinas. São elas:
sociologia (suicídio e anonimato), antropologia cultural (valores e costumes de uma empresa, cultura), ciência política (input e output).
sociologia (comportamento de grupos, estrutura organizacional, diversidade), antropologia econômica (economia), ciência política (logística reversa).
sociologia (comportamento de grupos, estrutura organizacional, diversidade e cultura), antropologia cultural (economia), ciência política (logística reversa).
sociologia (suicídio e anonimato), antropologia econômica (economia), ciência política (competição e carreira nas organizações).
sociologia (comportamento de grupos, estrutura organizacional, diversidade e cultura), antropologia cultural (valores e costumes de uma empresa), ciência política (distribuição de poder nas organizações).
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto ao conceito de cultura descrito no texto, assinale a opção correta.
A cultura representa um conjunto de comportamentos visíveis e invisíveis.
A realização profissional é determinada pela cultura organizacional.
A relação entre cultura e saúde é direta.
É possível mudar o ambiente, mas não os pressupostos da cultura.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considere as seguintes afirmativas acerca da liderança nas organizações:
I - Segundo a visão de Douglas Mc Gregor, é pouco provável que exista um único quadro básico de conhecimentos e características peculiares à personalidade de todos os líderes.
II - Analisando-se as várias teorias correntes sobre liderança pode-se afirmar que um líder nasce feito, ou seja, a liderança é algo absolutamente inato.
III - As organizações valorizam muito o papel do líder tendo em vista que estes, grosso modo, facilitam que as metas e objetivos organizacionais sejam alcançados.
Marque a alternativa que corresponde à análise correta das afirmativas acima:
Somente I é verdadeira.
Somente II é verdadeira
Somente III é verdadeira.
Somente I e III são verdadeiras
I, II e III são verdadeiras.
São aspectos da capacidade mental que têm implicações no comportamento organizacional:
o meio ambiente e os processos de maturação e de evolução da estética corporal.
os componentes da inteligência, a teoria da inteligência que destaca a inteligência prática e as inteligências múltiplas.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando o texto acima, assinale a opção correta.
A cultura é reflexo de um modo perverso de produção.
A cultura é uma expressão de significados compartilhados.
A cultura é garantia de melhora no desempenho no trabalho.
O trabalhador constrói sua identidade com base nos padrões simbólicos da cultura.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Leia as seguintes afirmativas acerca das descobertas de Geert Hofstede em sua pesquisa sobre a relação entre cultura nacional e cultura organizacional realizada em quarenta países:
I - A principal descoberta refere-se à importância da cultura nacional na explicação das diferenças em atitudes e valores em relação ao trabalho.
II - Para explicar essas diferenças, ele definiu quatro dimensões nas quais se poderiam incluir todos os níveis hierárquicos de uma organização: individualismo e coletivismo, distância de poder, nível em que evita a incerteza e masculinidade e feminilidade.
III - Nas organizações brasileiras foi encontrada uma distância de poder, definida como a medida com a qual os participantes menos poderosos das organizações aceitam a distribuição desigual de poder, tão grande que parecem lembrar nosso passado escravocrata.
Marque a alternativa que corresponde à análise correta das afirmativas acima:
Somente I é verdadeira.
Somente II é verdadeira
Somente III é verdadeira
Somente I e II são verdadeiras
I, II e III são verdadeiras.
A avaliação de desempenho implica:
I. remanejar pessoas, ao notar certas conseqüências das suas atividades dentro das organizações;
II. busca pela determinação de como o desempenho pode ser relacionado a certas formas de medições;
III. buscar o desenvolvimento e fornecer subsídios para o alcance do potencial das pessoas e, com isso, gerar resultados positivos para a organização.
Esses três tópicos se relacionam às funções associadas, respectivamente, a:
mensuração, administração e identificação.
identificação, administração e mensuração.
administração, mensuração e identificação.
identificação, mensuração e administração.
administração, identificação e mensuração.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A cultura organizacional é um conceito que possui muitas concepções. Uma das concepções mais utilizadas é a de Edgard Shein. Marque a alternativa que não corresponde aos pressupostos do autor sobre o tema
Cultura organizacional é o conjunto de pressupostos básicos que um determinado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender a lidar com os problemas de adaptação externa e de integração interna, e que funcionou bem o bastante para serem considerados válidos e ensinados aos novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir em relação a esses problemas.
A cultura organizacional pode ser analisada segundo diferentes níveis: os artefatos visíveis, os valores que governam o comportamento das pessoas e os pressupostos inconscientes básicos
O nível dos artefatos visíveis é composto dos aspectos como tecnologia, arquitetura, formato dos escritórios, maneira de vestir, documentos públicos e linguagem
É difícil observar diretamente o nível dos valores, sendo necessários processos de análise e entrevistas para identificar os valores manifestados da cultura.
O nível dos pressupostos inconscientes básicos é o mais fácil de ser identificado, pois este nível determina o modo de ser, pensar, sentir e perceber a organização por parte de seus membros
Mudanças consideráveis acontecem, na natureza do trabalho, que afetam a gestão de pessoas. Abaixo seguem algumas delas, à exceção de uma. Assinale-a.
a passagem de uma abordagem coletiva para uma individual
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