Questões sobre Psicologia Organizacional

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Marque a alternativa CORRETA.

Gerir talentos humanos está se tornando indispensável para o sucesso das organizações. Ter pessoas não significa necessariamente ter talentos. Para ter talento a pessoa precisa possuir algum diferencial que a valorize. O talento envolve três aspectos. São eles:

  • A.

    Conhecimento, Disposição e Vontade.

  • B.

    Habilidade, Espiritualidade e Inteligência.

  • C.

    Conhecimento, Habilidade e Competência.

  • D.

    Competência, Fé e Disciplina.

Marque a alternativa CORRETA.

Os processos utilizados, em Gestão de Pessoas, para desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho, incluindo análise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação de desempenho constituem os:

  • A.

    Processos de desenvolver pessoas.

  • B.

    Processos de manter pessoas.

  • C.

    Processos de aplicar pessoas.

  • D.

    Processos de monitorar pessoas.

Marque a alternativa CORRETA.

A saúde ocupacional está relacionada com a assistência:

  • A.

    Médica preventiva.

  • B.

    Médica Hospitalar.

  • C.

    Psicoterapeutica.

  • D.

    Farmacológica.

Marque a alternativa CORRETA.

O conjunto de hábitos e crenças estabelecido por normas, valores, atitudes e expectativas, compartilhado por todos os membros da organização, define a:

  • A.

    Visão organizacional.

  • B.

    Cultura organizacional.

  • C.

    Socialização organizacional.

  • D.

    Orientação organizacional.

Marque a alternativa CORRETA.

O julgamento sistemático para fundamentar aumentos salariais, promoções, transferências e, muitas vezes, demissões de funcionários denomina-se:

  • A.

    Pesquisa de clima organizacional.

  • B.

    Análise de cargos.

  • C.

    Avaliação de desempenho.

  • D.

    Pesquisa de opinião.

Marque a alternativa CORRETA.

Um conjunto de talentos, capacidades, habilidades e ideias de uma empresa é chamado de:

  • A.

    Capital financeiro.

  • B.

    Capital físico.

  • C.

    Capital intelectual.

  • D.

    Capital funcional.

Ao conceituar grupo operativo e processo grupal, Enrique Pichon-Rivière e seus seguidores, definiram a prática grupal em conceitos, de momentos e personagens do processo, que nos auxiliam nas atividades com grupos. Enumere os conceitos apresentados de acordo com as definições.

Definições:

1. Apropriação instrumental da realidade para modificá-la. Vincula-se intimamente com o critério de adaptação ativa à realidade, através do qual se explicita a ideologia que sustenta esta instituição.

2. Traz a campo a informação que permite o autoconhecimento grupal, o que gera novas formas de interação, modifica o campo grupal; permite, a partir do autoconhecimento, a reestruturação das relações entre os membros e com a tarefa.

3. Dirige-se basicamente à ruptura dos estereótipos na modalidade de abordagem do objeto de conhecimento; estereótipos que, por carência de confrontação, podem potencializar-se nos grupos homogêneos.

4. Mantém com o grupo uma relação assimétrica, requerida pelo seu papel específico: o de copensor. Sua tarefa consiste em refletir com o grupo sobre a relação que seus integrantes estabelecem entre si e com a tarefa prescrita.

5. Conjunto organizado de noções e conceitos gerais, teóricos, referentes a um setor do real, a um universo do discurso, que permite uma aproximação instrumental do objeto particular concreto.

Conceitos:

( ) Esquema conceitual referencial operativo.

( ) Interpretação operativa.

( ) Heterogeneidade.

( ) Aprendizagem.

( ) Coordenador.

A sequência está correta em

  • A.

    5, 2, 3, 1, 4

  • B.

    2, 1, 4, 3, 5

  • C.

    1, 4, 2, 5, 3

  • D.

    3, 5, 1, 4, 2

  • E.

    4, 3, 5, 2, 1

Dentre as diversas possibilidades de intervenção nas organizações, o reprojeto estrutural consiste

  • A. em uma série de atividades projetadas para ajudar gerentes a analisar como os grupos de trabalho funcionam e como podem funcionar mais eficazmente, sendo feito geralmente fora do ambiente da organização e podendo durar alguns dias.
  • B. em uma tentativa de aumentar a autoconsciência das pessoas e sua sensibilidade para com as demais por meio de uma reunião em que os participantes compartilham suas preocupações e sentimentos.
  • C. com uma amostra representativa dos membros da organização, inclusive da alta administração, de onde deve advir uma lista de ações, sugeridas individualmente, que a administração possa implementar imediatamente.
  • D. na equalização entre as demandas de um determinado cargo para que seja possível alcançar um equilíbrio ideal, além de envolver a análise das características da tarefa, dos trabalhadores dos cargos sobre os quais se intervém e a intervenção propriamente dita.
  • E. na retirada de uma série representativa de trabalhadores da estrutura formal da organização, de modo temporário, para a participação em pequenos grupos de solução de problemas, envolvendo o realinhamento da estrutura da organização.

O modelo do crescimento organizacional de Greiner indica que o(a)

  • A. crescimento por meio da criatividade tem seu fim marcado por uma crise de liderança, cuja resolução costuma passar pela profissionalização da gestão.
  • B. crescimento por meio de delegação é um estágio que se conclui com uma crise de autonomia, que, se bem resolvida, dá lugar ao estágio seguinte.
  • C. crescimento de uma organização, em sua primeira fase, é o crescimento por meio de direção, em que os fundadores imprimem sua marca.
  • D. crise de controle, se bem resolvida, dá lugar a uma nova fase de crescimento em que os gerentes de nível inferior e intermediário adquirem mais poder.
  • E. última etapa do crescimento de uma organização é a do crescimento por meio da coordenação, cujo objetivo é permitir lidar com a estrutura organizacional sem criar estruturas adicionais.

Considerando o conceito de carreira como uma sequência de posições e de trabalhos realizados pelas pessoas nas organizações, e o de cargos como os papéis e as atividades por elas desempenhados, julgue os itens subsecutivos.

O estudo que se realiza para obtenção de informações sobre as tarefas ou atribuições de um cargo denomina-se análise de cargo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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