Questões sobre Psicologia Organizacional

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De acordo com Krumm (2005 – Psicologia do trabalho: Uma introdução à psicologia industrial/organizacional), o sistema mais comumente utilizado para avaliar necessidades de treinamento consiste de três tipos de análise

  • A. Análise das necessidades da organização, da tarefa e do grau de dificuldade na operação dos equipamentos.
  • B. Análise das necessidades da tarefa, das condições de saúde e das capacidades de aprendizagem do empregado.
  • C. Análise das necessidades da organização, das necessidades da tarefa e das necessidades do trabalhador.
  • D. Análise antes, durante e depois do desempenho da tarefa.
  • E. Análise de subordinados, pares e superiores, quando as equipes trabalham isoladas.

Em relação a competências, construto amplamente utilizado nas organizações para fundamentar modelos de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

Metas abusivas resultam de competências como “aprender a trabalhar sob pressão” ou “ter disponibilidade 24x7x30, por meio do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC)”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação a competências, construto amplamente utilizado nas organizações para fundamentar modelos de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

As competências geram ambiguidades ou eufemismos, que, ou iludem, ou mascaram relações precárias de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação a competências, construto amplamente utilizado nas organizações para fundamentar modelos de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

As competências embasadas na cooperação objetivam as subjetividades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os atuais padrões de qualidade incluem preocupações com a qualidade de vida do trabalhador e uma consequente modificação no jogo de interesses envolvidos no trabalho assalariado. Com um aparente afastamento da lógica da divisão de trabalho, preconiza-se uma mudança na relação entre trabalhador e trabalho. Essa mudança no sentido do trabalho ainda está longe de ser alcançada e ainda é muito mais teórica que prática.

Como se pode descrever o sentido do trabalho proposto pela gestão de qualidade?

  • A. O trabalho deve garantir as necessidades materiais do trabalhador, fornecendo-lhe os meios para acessar os bens oferecidos pela cultura, minimizando a percepção das diferenças sociais por essa via.
  • B. Sendo uma atividade intermediária entre os registros pessoal e social, o trabalho deve garantir a disponibilidade de tempo e saúde para que o trabalhador possa investir em sua vida pessoal fora do ambiente do trabalho.
  • C. O trabalho é um meio para o exercício da potencialidade criativa, possibilitando ao homem modificar o meio à medida que modifica a si mesmo, em um ambiente profissional facilitador e promotor de crescimento.
  • D. O trabalho é a única maneira pela qual é legítimo que se angarie reconhecimento social e acesso aos bens oferecidos pela cultura, sendo, portanto, necessariamente aceitável como parte do ônus social.
  • E. O trabalho é descrito através da noção de ética da responsabilidade de Durkheim, que fundamenta a necessidade dessa atividade como parte do preço que se paga para a integração na vida social.

O processo que por vezes é observado na comunicação dentro de uma organização e que ocorre quando os supervisores consideram que seus subordinados não precisam saber de todos os detalhes informados em um documento é denominado

  • A. efetividade.
  • B. orientação.
  • C. obstrução.
  • D. facilitação.
  • E. filtragem.

A teoria que focaliza estados cognitivos interiores que provocam a motivação, e que considera que as pessoas são motivadas quando acreditam que seu comportamento resultará em recompensas ou resultados desejados, é denominada teoria

  • A. dos dois fatores.
  • B. do reforço.
  • C. da expectativa.
  • D. da fixação de metas.
  • E. da equidade.

Cabe ao psicólogo organizacional

  • A.

    diagnosticar e interpretar os problemas de desempenho dos empregados bem como apresentar soluções, em reuniões internas, para os gestores organizacionais.

  • B.

    mostrar a importância da consultoria em psicologia organizacional como solução para diversos problemas organizacionais.

  • C.

    prestar atendimento psicológico aos gestores organizacionais, presencialmente ou por telefone.

  • D.

    ensinar estagiários de recursos humanos a utilizar instrumentos e testes psicológicos comumente aplicados em processos de seleção de pessoas.

  • E.

    dar feedback do processo seletivo somente ao candidato avaliado.

Entre os fatores a serem considerados na composição dos salários nas organizações incluem-se

  • A.

    percepções sobre a usabilidade e complexidade das novas tecnologias de informação e comunicação.

  • B.

    competitividade, capacidade financeira e desempenho geral da organização.

  • C.

    elementos de cultura e clima organizacionais.

  • D.

    retornos sobre investimentos em treinamento e desenvolvimento.

  • E.

    conhecimentos e habilidades armazenados na história da organização.

O Ministério da Saúde reconhece que o trabalho pode ser um importante fator de adoecimento, de desencadeamento e de intensificação de distúrbios psíquicos. Há uma série de distinções na forma de o Ministério da Saúde apresentar acidentes do trabalho e na forma de apresentar os transtornos psíquicos originados pelo trabalho.

Uma dessas distinções é que

  • A. os transtornos psíquicos não apresentam sintomatologia física, apenas psíquica.
  • B. os transtornos psíquicos não aparecem de forma aguda, são de desenvolvimento silencioso e prolongado.
  • C. os acidentes são definidos como ocorrendo no local de trabalho ou no trajeto entre o trabalho e a residência, já que os distúrbios psíquicos se manifestam fora do local de trabalho, na vida social do trabalhador.
  • D. o Ministério da Saúde não lista, dentre os fatores predisponentes para acidentes do trabalho, certos elementos da organização do trabalho, como estruturação hierárquica, divisão de tarefas e responsabilidade excessiva, presentes na gênese de distúrbios psíquicos.
  • E. D) o Ministério da Saúde não lista, dentre os fatores predisponentes para acidentes do trabalho, certos elementos da organização do trabalho, como estruturação hierárquica, divisão de tarefas e responsabilidade excessiva, presentes na gênese de distúrbios psíquicos.
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