Questões sobre Psicologia Organizacional

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Freudenberger criou a expressão Staff Burnout para descrever uma síndrome composta por

  • A.

    estresse, dissociação psíquica e paranoia em trabalhadores da saúde mental.

  • B.

    exaustão, desilusão e isolamento em trabalhadores da saúde mental.

  • C.

    alucinações (auditivas e visuais), dissociação psíquica e fobia em trabalhadores da saúde mental.

  • D.

    fuga, pânico e dissociação psíquica em trabalhadores da saúde mental.

  • E.

    alucinações (auditivas e visuais), sentimento de perseguição e pânico em trabalhadores da saúde mental.

Julgue os itens subsequentes, acerca da ergonomia da atividade.

A ergonomia da atividade é uma disciplina científica interdisciplinar por definição, porque permite e promove o trabalho conjunto entre psicólogos e profissionais técnicos, como engenheiros de rede, para viabilizar conforto ao trabalhador na execução de sua atividade, buscando maior qualidade da tarefa enquanto preserva a saúde do trabalhador.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência às práticas de gestão de pessoas, julgue os itens de 90 a 98.

No processo de validação dos critérios de seleção, deve-se conduzir uma validação coincidente, ou seja, após a contratação do funcionário, os dados sobre o seu desempenho no cargo devem ser correlacionados com a pontuação por ele obtida na avaliação do fator de previsão realizada no momento da entrevista.

  • C. Certo
  • E. Errado

O assédio moral no trabalho é, ao mesmo tempo, um fenômeno relativo às esferas individual, organizacional e social, e os seus impactos e prejuízos são arcados ou imputados em diferentes graus sobrepostos. No nível organizacional podem-se citar os seguintes efeitos nocivos:

  • A.

    afastamento de pessoal por doenças e acidentes de trabalho; aumento dos casos de estresse e depressão; turnover com custo de reposição e custos de imagem para os clientes.

  • B.

    perda do emprego; sentimento de nulidade e de injustiça; alcoolismo e agressividade.

  • C.

    afastamento dos familiares; alcoolismo; descrença e apatia.

  • D.

    perda do emprego; sentimento de nulidade e de injustiça; descrença e apatia.

  • E.

    sentimento de inutilidade; desprezo social; afastamento familiar e perda de clientes.

Julgue os itens subsequentes, acerca da ergonomia da atividade.

Ao modelo de ergonomia francófona, que é focada na tendência comportamental e nas subjetividades do trabalhador como indivíduo, não importam os aspectos relativos à produtividade nem a interface homem-tarefa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência às práticas de gestão de pessoas, julgue os itens de 90 a 98.

O uso de medidas objetivas, como o número de unidades produzidas por um funcionário, deve ser privilegiado na avaliação de desempenho, visto tratar-se de método de avaliação justo por refletir objetivamente o resultado de uma ação que está sob o controle do funcionário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência às práticas de gestão de pessoas, julgue os itens de 90 a 98.

O uso de múltiplos avaliadores na avaliação de desempenho, como na avaliação 360º, eleva o risco de erros de julgamento justamente em razão do aumento no número de pessoas envolvidas no processo de avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência às práticas de gestão de pessoas, julgue os itens de 90 a 98.

Para tornar os processos de avaliação de desempenho mais justos deve-se treinar os avaliadores, a fim de que erros de julgamento comuns, como o efeito de halo, sejam minimizados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência às práticas de gestão de pessoas, julgue os itens de 90 a 98.

Tanto na gestão por competências quanto na avaliação de necessidades de treinamento, consideram-se a coleta e análise de dados provenientes de diversos níveis organizacionais e a sua vinculação com a estratégia organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência às práticas de gestão de pessoas, julgue os itens de 90 a 98.

Na gestão por competência, as organizações direcionam suas ações de recrutamento, seleção, treinamento e gestão da carreira para a captação e o desenvolvimento das competências necessárias para o alcance de seus objetivos estratégicos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

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