Questões sobre Psicologia Organizacional

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Likert definiu quatro perfis organizacionais, considerando variáveis como processo decisório, sistema de comunicações, relacionamento interpessoal e sistema de recompensas e punições. Um desses perfis é o consultivo. Nas organizações que adotam esse sistema administrativo, as decisões são

  • A.

    delegadas para a base e em situações de emergência a cúpula assume as consequências da decisão tomada.

  • B.

    participativas, a opinião das pessoas é considerada na definição das políticas e diretrizes da organização, e certas decisões específicas são delegadas e depois submetidas a aprovação.

  • C.

    centralizadas na cúpula, mas há a possibilidade de delegar decisões de caráter rotineiro e repetitivo e sujeitas a aprovação posterior, prevalecendo o aspecto centralizador.

  • D.

    realizadas em sistema de colegiado, sendo que as ocorrências imprevistas e não rotineiras devem ser levadas à cúpula para resolução.

  • E.

    delegadas parcialmente para o nível gerencial, que deve centralizar as decisões de caráter rotineiro e repetitivo, e levar à cúpula situações que fogem ao padrão.

A respeito da psicologia institucional e das contribuições da psicologia para o estudo da dinâmica e funcionamento dos grupos, julgue os itens a seguir.

Na perspectiva institucional, instituição e organização são conceitos que se confundem. Tanto na instituição quanto na organização as relações, que acontecem no interior de estabelecimentos ou espaços físicos determinados, são regidas por estatutos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de gestão de pessoas no ambiente organizacional, julgue os itens a seguir.

De acordo com a concepção contemporânea de gestão de pessoas, o empregado deve ser visto pela organização como parceiro. Tal percepção motivou a alteração do conceito de administração de recursos humanos para o de gestão de pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma equipe multifuncional é formada por profissionais

  • A.

    de diferentes níveis hierárquicos, que se reúnem para uma tomada de decisão estratégica.

  • B.

    que utilizam a tecnologia de informação para reunir membros fisicamente dispersos, para atingir objetivos comuns.

  • C.

    de igual nível hierárquico, mas oriundos de diferentes setores da organização, que se reúnem para cumprir uma tarefa.

  • D.

    que se reúnem para discutir meios de melhorar a qualidade, a eficiência e o ambiente de trabalho.

  • E.

    com atividades muito relacionadas e interdependentes, que assumem responsabilidades de supervisão mútua.

A respeito da psicologia institucional e das contribuições da psicologia para o estudo da dinâmica e funcionamento dos grupos, julgue os itens a seguir.

O psicólogo institucional, à luz das ideias de Lapassade, é um instigador da autogestão dos grupos nas organizações e um favorecedor da revelação dos níveis institucionais, desconhecidos e determinantes, presentes nos grupos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das ações de treinamento, desenvolvimento e educação nas organizações, julgue os itens que se seguem.

As razões para o sucesso ou o fracasso de um treinamento são identificadas mediante a coleta de informações que dizem respeito exclusivamente aos cinco consagrados níveis de avaliação: reação, aprendizagem, comportamento no cargo, resultados e valor final.

  • C. Certo
  • E. Errado

As teorias cognitivistas sobre motivação, pressupõem que os indivíduos

  • A.

    procurem liberar suas tensões, evitando punições.

  • B.

    respondem no presente de acordo com respostas aprendidas no passado.

  • C.

    possuem representações internalizadas de seu ambiente.

  • D.

    possuem comportamento não direcionado.

  • E.

    são estimulados somente por recompensas financeiras.

A respeito da psicologia institucional e das contribuições da psicologia para o estudo da dinâmica e funcionamento dos grupos, julgue os itens a seguir.

A sinergia positiva, resultado do esforço coletivo coordenado, é uma característica predominante dos grupos de trabalho, tanto formais quanto informais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das ações de treinamento, desenvolvimento e educação nas organizações, julgue os itens que se seguem.

A avaliação de necessidades de treinamento é uma forma de otimizar os recursos empregados porque propicia a identificação dos funcionários que precisam de treinamento assim como do conteúdo a ser aprendido.

  • C. Certo
  • E. Errado

Várias perspectivas são consideradas para o estudo e compreensão da liderança. A abordagem do comportamento pressume que

  • A.

    certos comportamentos do líder serão eficientes não importando qual a situação.

  • B.

    certas características das pessoas farão delas bons líderes.

  • C.

    certos comportamentos do líder definem sua estrutura motivacional.

  • D.

    certas características das pessoas possibilitam o controle de situações junto à equipe.

  • E.

    certos comportamentos do líder facilitam o alcance dos objetivos.

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