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Likert definiu quatro perfis organizacionais, considerando variáveis como processo decisório, sistema de comunicações, relacionamento interpessoal e sistema de recompensas e punições. Um desses perfis é o consultivo. Nas organizações que adotam esse sistema administrativo, as decisões são
delegadas para a base e em situações de emergência a cúpula assume as consequências da decisão tomada.
participativas, a opinião das pessoas é considerada na definição das políticas e diretrizes da organização, e certas decisões específicas são delegadas e depois submetidas a aprovação.
centralizadas na cúpula, mas há a possibilidade de delegar decisões de caráter rotineiro e repetitivo e sujeitas a aprovação posterior, prevalecendo o aspecto centralizador.
realizadas em sistema de colegiado, sendo que as ocorrências imprevistas e não rotineiras devem ser levadas à cúpula para resolução.
delegadas parcialmente para o nível gerencial, que deve centralizar as decisões de caráter rotineiro e repetitivo, e levar à cúpula situações que fogem ao padrão.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito da psicologia institucional e das contribuições da psicologia para o estudo da dinâmica e funcionamento dos grupos, julgue os itens a seguir.
Na perspectiva institucional, instituição e organização são conceitos que se confundem. Tanto na instituição quanto na organização as relações, que acontecem no interior de estabelecimentos ou espaços físicos determinados, são regidas por estatutos.
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Acerca de gestão de pessoas no ambiente organizacional, julgue os itens a seguir.
De acordo com a concepção contemporânea de gestão de pessoas, o empregado deve ser visto pela organização como parceiro. Tal percepção motivou a alteração do conceito de administração de recursos humanos para o de gestão de pessoas.
Uma equipe multifuncional é formada por profissionais
de diferentes níveis hierárquicos, que se reúnem para uma tomada de decisão estratégica.
que utilizam a tecnologia de informação para reunir membros fisicamente dispersos, para atingir objetivos comuns.
de igual nível hierárquico, mas oriundos de diferentes setores da organização, que se reúnem para cumprir uma tarefa.
que se reúnem para discutir meios de melhorar a qualidade, a eficiência e o ambiente de trabalho.
com atividades muito relacionadas e interdependentes, que assumem responsabilidades de supervisão mútua.
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A respeito da psicologia institucional e das contribuições da psicologia para o estudo da dinâmica e funcionamento dos grupos, julgue os itens a seguir.
O psicólogo institucional, à luz das ideias de Lapassade, é um instigador da autogestão dos grupos nas organizações e um favorecedor da revelação dos níveis institucionais, desconhecidos e determinantes, presentes nos grupos.
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A respeito das ações de treinamento, desenvolvimento e educação nas organizações, julgue os itens que se seguem.
As razões para o sucesso ou o fracasso de um treinamento são identificadas mediante a coleta de informações que dizem respeito exclusivamente aos cinco consagrados níveis de avaliação: reação, aprendizagem, comportamento no cargo, resultados e valor final.
As teorias cognitivistas sobre motivação, pressupõem que os indivíduos
procurem liberar suas tensões, evitando punições.
respondem no presente de acordo com respostas aprendidas no passado.
possuem representações internalizadas de seu ambiente.
possuem comportamento não direcionado.
são estimulados somente por recompensas financeiras.
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A respeito da psicologia institucional e das contribuições da psicologia para o estudo da dinâmica e funcionamento dos grupos, julgue os itens a seguir.
A sinergia positiva, resultado do esforço coletivo coordenado, é uma característica predominante dos grupos de trabalho, tanto formais quanto informais.
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A respeito das ações de treinamento, desenvolvimento e educação nas organizações, julgue os itens que se seguem.
A avaliação de necessidades de treinamento é uma forma de otimizar os recursos empregados porque propicia a identificação dos funcionários que precisam de treinamento assim como do conteúdo a ser aprendido.
Várias perspectivas são consideradas para o estudo e compreensão da liderança. A abordagem do comportamento pressume que
certos comportamentos do líder serão eficientes não importando qual a situação.
certas características das pessoas farão delas bons líderes.
certos comportamentos do líder definem sua estrutura motivacional.
certas características das pessoas possibilitam o controle de situações junto à equipe.
certos comportamentos do líder facilitam o alcance dos objetivos.
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