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O encaminhamento para o psicólogo de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem é muito frequente no Brasil. Essas dificuldades representam a maior demanda por atendimento psicológico de crianças e(ou) de adolescentes. A respeito das dificuldades de aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.
As dificuldades de aprendizagem decorrem da integração entre uma etiologia hereditária e uma etiologia sociocultural.
O encaminhamento para o psicólogo de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem é muito frequente no Brasil. Essas dificuldades representam a maior demanda por atendimento psicológico de crianças e(ou) de adolescentes. A respeito das dificuldades de aprendizagem, julgue os itens subsecutivos.
Uma questão fundamental na compreensão e na forma de tratamento dispensada aos alunos com dificuldades escolares refere-se ao próprio conceito de dificuldade de aprendizagem.
Quanto aos subprocessos que regem a aprendizagem observacional de Bandura, assinale a opção CORRETA.
Leia as proposições a seguir:
I. A teoria das necessidades de Maslow parte da premissa de que as necessidades humanas têm origem social e estão dispostas em uma hierarquia que deixa implícito o pressuposto antropológico de que o homem tem uma propensão para o autodesenvolvimento e o crescimento pessoal;
II. Alderfer afirmou, ao contrário de Maslow, que a motivação da conduta humana não obedeceria a um sentido apenas progressivo, mas também regressivo, descendente;
III. A teoria de McClelland afirma que há três tipos de necessidades: poder, afiliação e realização, que se inter-relacionam e se apresentam em níveis variados de intensidade nas pessoas, conforme seus perfis psicológicos e os processos de socialização aos quais estiveram submetidos;
IV. A teoria bifatorial de Herzberg foi construída afirmando haver dois contínuos independentes: o primeiro, dos fatores higiênicos, referentes a fatores internos, que variavam de satisfação à não-satisfação; o segundo, dos motivadores, referentes a fatores internos, variando da insatisfação à não-insatisfação.
Assinale a opção CORRETA.
Relacione as teorias abaixo às respectivas caracterizações:
(I) Teoria Psicogenética de Piaget
(II) Teoria Histórico-Cultural de Vigostsky
( ) As principais ideias referem-se: (1) à relação dialética entre indivíduo e sociedade, nas quais se originam as características tipicamente humanas. O homem transforma o seu meio e, ao mesmo tempo, transforma-se a si mesmo; (2) às funções psicológicas superiores, que se originam nas relações entre o indivíduo e seu contexto sociocultural, ou, em outras palavras, têm uma origem cultural; (3) à relação com o mundo, que seria mediada por ferramentas criadas pelo homem; (4) ao cérebro como a base biológica de tais funções mentais. Mas o cérebro não seria imutável ou fixo, podendo-se falar em "plasticidade cerebral".
( ) A ideia de construção do conhecimento proposta defende que é na interação com o meio que o sujeito se depara com situações diferenciadas, as quais o levam a construir hipóteses, através dos processos de assimilação e acomodação, visando explicar os fenômenos que ocorrem no seu mundo.
( ) O conceito de equilibração mostra como uma criança é capaz de resolver uma situação de conflito suscitada pela presença simultânea de esquemas cognitivos contraditórios. Este processo, que levaria a criança para um equilíbrio superior, é considerado como um processo de autorregulação estritamente interno ao sujeito. O mecanismo da equilibração se explica pelo fato de que cada uma das etapas sucessivas apresenta uma probabilidade crescente em função dos resultados obtidos na precedente.
( ) O conhecimento não se dá a partir da interação direta sujeito-objeto. Essa interação é, em essência, mediada. Os instrumentos são objetos do mundo físico, aqueles que mediam a ação (e transformação) do homem sobre a natureza. A possibilidade de transformação desta pelo homem seria infinitamente menor, se ele não houvesse desenvolvido e aprimorado os instrumentos que auxiliariam a sua intervenção no mundo.
Os signos aparecem como os instrumentos psicológicos, pois eles mediam o próprio pensamento. Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Acerca do ensino inclusivo como abordagem das dificuldades de aprendizagem, julgue os itens de 94 a 100.
Na avaliação no ensino inclusivo, é feita uma análise do percurso de cada aluno, de suas competências e de seus progressos no trabalho escolar, na participação na vida social da escola, sendo a prova final uma opção para a complementação da avaliação de seu rendimento escolar.
Acerca do ensino inclusivo como abordagem das dificuldades de aprendizagem, julgue os itens de 94 a 100.
Na forma inclusiva de ensino, o professor compartilha com os alunos a autoria dos conhecimentos produzidos na aula, desconsidera o ditar como recurso didático-pedagógico básico, reconhece e valoriza o aluno em seu saber e sua identidade social.
Acerca do ensino inclusivo como abordagem das dificuldades de aprendizagem, julgue os itens de 94 a 100.
Os debates, as pesquisas, a observação, as aulas expositivas e as vivências são processos pedagógicos indicados para as atividades de ensino inclusivo.
Acerca do ensino inclusivo como abordagem das dificuldades de aprendizagem, julgue os itens de 94 a 100.
O ensino que não exclui promove atividades abertas ao alcance dos diferentes níveis de compreensão dos alunos, responsabilizando os que sabem mais pela seleção das atividades segundo as possibilidades e interesse de todos alunos.
A respeito da abordagem psicanalítica das dificuldades de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
A dificuldade de professores e coordenadores de lidarem com os alunos que não se encaixam na proposta pedagógica da escola contribui para a existência de conflitos.
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