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Analise as afirmativas abaixo com respeito às relações entre Psicanálise, instituição, dispositivo grupal e toxicomania e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
( ) O trabalho em grupo é um dispositivo fundamental para se intervir junto à constituição subjetiva dos toxicômanos e sua relação com o laço social.
( ) A Psicanálise, na instituição, seja no dispositivo grupal seja no dispositivo clínico individual, alia-se ao trabalho da atenção psicossocial, visando à cura pela adaptação e pela supressão dos sintomas.
( ) No trabalho em grupos, em que a identificação está ligada à substância droga, pode-se constatar, com frequência, a equivalência entre aquilo que os indivíduos são (dependentes químicos) e o que consomem (drogas).
( ) A invenção do sujeito sobre si mesmo, a partir das intervenções do psicanalista no grupo, é uma produção de novos significados para sua existência, de novas maneiras que o sujeito encontra para falar de si e de sua história.
A sequência correta é
Leia o texto a seguir para responder às questões 32 e 33.
Ferreiro e Teberosky, psicolinguistas argentinas, iniciaram, em 1974, uma investigação, partindo da concepção de que a aquisição do conhecimento se baseia na atividade do sujeito em interação com o objeto de conhecimento e demonstraram que a criança, antes de chegar à escola, tem ideias e faz hipóteses sobre o código escrito, descrevendo os estágios linguísticos que percorre até a aquisição da leitura e da escrita. As pesquisadoras (1986) desenvolvem também aspectos propriamente linguísticos da Psicogênese da língua escrita, quando descrevem o aprendiz formulando hipóteses a respeito do código, percorrendo um caminho que pode ser representado nos níveis pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético.
Essa construção da pesquisa segue uma linha regular, organizada em três grandes períodos. São eles, EXCETO:No artigo, Dinâmica da transferência (1912[ 1976]), Freud distingue uma transferência positiva de uma negativa. A partir das definições estabelecidas no texto, analise as afirmativas abaixo:
I- A transferência é considerada positiva quando inclui amor e ódio como fatores de resistência.
II- A transferência é apropriada para a resistência ao tratamento apenas se for transferência negativa ou positiva de impulsos eróticos reprimidos.
III- A transferência, no tratamento analítico, aparece, desde o início, como a arma mais forte da resistência.
IV- A transferência positiva divide-se em transferência de sentimentos amistosos ou afetuosos e em transferência erotizada (resistência).
V- A transferência negativa de sentimentos hostis não é fator de resistência.
Estão corretas as afirmativas
Enquanto mediador dos processos de aprendizagem, o psicopedagogo deveria trabalhar com as competências e habilidades necessárias à sua profissionalização. Para tanto, Beauclair (2004) elenca algumas características formativo-pessoais que sustentam a formação profissional e a prática do psicopedagogo. Acerca do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O psicopedagogo deve ser capaz de construir vínculos baseados na confiança recíproca e no respeito mútuo, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, tanto quanto possível.
( ) O psicopedagogo deve ser continente da ansiedade da criança; entretanto, quando se trata de outros membros da escola ou da família, deve manter-se indiferente, pois sua práxis não abrange o atendimento aos professores e familiares.
( ) O psicopedagogo deve ser capaz de desenvolver razoável tolerância às situações de frustração, algumas delas inevitáveis na prática.
( ) O psicopedagogo deve ter desenvolvido um bom nível operacional de pensamento que lhe possibilite flexibilidade para lidar com situações complexas e, muitas vezes, inesperadas.
( ) O psicopedagogo deve ter sensibilidade para captar aspectos emocionais expressos objetivamente ou não.
A sequência está correta em
Para Vygotsky, o processo de aprendizagem deve ser olhado por uma ótica prospectiva, ou seja, não se deve focalizar o que a criança aprendeu, mas, sim, o que ela está aprendendo. Em nossas práticas pedagógicas, sempre procuramos prever em que tal ou qual aprendizado poderá ser útil àquela criança, não somente no momento em que é ministrado, mas para além dele. É um processo de transformação constante na trajetória das crianças. As implicações desta relação entre ensino e aprendizagem para o ensino escolar estão no fato de que este ensino deve se concentrar no que a criança está aprendendo, e não no que já aprendeu. (Creche Fiocruz, 2004.)
Esta hipótese firma-se no conceito criado por Vygotsky conhecida por zona de desenvolvimento
Em sentido geral, a cognição é entendida como o ato ou processo de conhecer, que inclui estados mentais e processos como o pensamento, a atenção, o raciocínio, a memória, o juízo, a imaginação, o discurso, a percepção visual e auditiva, a aprendizagem, a consciência e as emoções. Assim, a cognição cognitio, em latim não se reduz a uma simples aquisição do conhecimento, ela é o processo pelo qual o ser humano, entendido na sua individualidade, interage psicologicamente com os seus semelhantes e com o meio em que vive, sem que haja qualquer perda da sua identidade.
(Revista Espaço Acadêmico nº 157; junho 2014.)
Embora abrangente, essa definição resultaria em algo impreciso aos olhos de Piaget (1975) por que:
I. A interação com os semelhantes ou com o meio é a única condição para explicar o que a mente conhece.
II. Além das relações, seja com semelhantes ou com meio, a mente se sujeita a processos específicos que formam estruturas mentais que se inter-relacionam no psiquismo como partes dentro de uma totalidade organizada.
III. Para a produção do conhecimento basta conhecer como a mente funciona; no entanto, nesse processo, deve-se considerar a existência de um sujeito que se baste a si mesmo consciente, ou seja, de um objeto já constituído.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Todo diagnóstico psicopedagógico é, em si, uma investigação, uma pesquisa do que não vai bem com o sujeito em relação a uma conduta esperada. Será, portanto, o esclarecimento de uma queixa, do próprio sujeito, da família e, na maioria das vezes, da escola. No caso, trata-se do não aprender com dificuldade ou lentamente, do não revelar o que aprendeu, do fugir de situações de possível aprendizagem. (Weiss, 2012, p. 31.)
Com relação ao diagnóstico psicopedagógico na escola é essencial que, EXCETO:
Segundo Goldert (1985), (...) O objeto de estudo da psicopedagogia deve ser entendido a partir de dois enfoques: o preventivo e o terapêutico (...). Sobre os dois enfoques citados, assinale a afirmativa INCORRETA.
Em relação ao desenvolvimento da criança, analise proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda:
I. Os bebês nascem preferindo imagens e sons que facilitam a interação social.
II. De acordo com a perspectiva piagetiana a criança, durante o estágio operacional formal, desenvolve a capacidade mental de compreender as transformações matemáticas e a conservação.
III. Conforme o pensamento de Erick Erikson a segurança emocional da criança é diretamente proporcional à qualidade das relações de apegos estabelecidas com os adultos.
A alternativa correta é:
Do ponto de vista neurológico, verifica-se que a leitura depende de circuitos cerebrais já preparados para a linguagem. Em relação a esse tema, analise as proposições abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
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