Questões sobre Psicopedagogia

Lista completa de Questões sobre Psicopedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas abaixo com respeito às relações entre Psicanálise, instituição, dispositivo grupal e toxicomania e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) O trabalho em grupo é um dispositivo fundamental para se intervir junto à constituição subjetiva dos toxicômanos e sua relação com o laço social.

( ) A Psicanálise, na instituição, seja no dispositivo grupal seja no dispositivo clínico individual, alia-se ao trabalho da atenção psicossocial, visando à cura pela adaptação e pela supressão dos sintomas.

( ) No trabalho em grupos, em que a identificação está ligada à substância droga, pode-se constatar, com frequência, a equivalência entre aquilo que os indivíduos são (‘dependentes químicos’) e o que consomem (drogas).

( ) A invenção do sujeito sobre si mesmo, a partir das intervenções do psicanalista no grupo, é uma produção de novos significados para sua existência, de novas maneiras que o sujeito encontra para falar de si e de sua história.

A sequência correta é

  • A. V, V, F, F.
  • B. V, F, V, F.
  • C. V, F, V, V.
  • D. F, V, V, V.

Leia o texto a seguir para responder às questões 32 e 33.

“Ferreiro e Teberosky, psicolinguistas argentinas, iniciaram, em 1974, uma investigação, partindo da concepção de que a aquisição do conhecimento se baseia na atividade do sujeito em interação com o objeto de conhecimento e demonstraram que a criança, antes de chegar à escola, tem ideias e faz hipóteses sobre o código escrito, descrevendo os estágios linguísticos que percorre até a aquisição da leitura e da escrita. As pesquisadoras (1986) desenvolvem também aspectos propriamente linguísticos da Psicogênese da língua escrita, quando descrevem o aprendiz formulando hipóteses a respeito do código, percorrendo um caminho que pode ser representado nos níveis pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético.”

Essa construção da pesquisa segue uma linha regular, organizada em três grandes períodos. São eles, EXCETO:

  • A. Distinção entre o modo de representação icônica ou não icônica.
  • B. Codificação e descodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita.
  • C. Construção de formas de diferenciação, controle progressivo das variações sobre o eixo qualitativo e o eixo quantitativo.
  • D. Fonetização da escrita, quando aparecem suas atribuições de sonorização, iniciada pelo período silábico e terminando no alfabético.

No artigo, “Dinâmica da transferência” (1912[ 1976]), Freud distingue uma transferência ‘positiva’ de uma ‘negativa’. A partir das definições estabelecidas no texto, analise as afirmativas abaixo:

I- A transferência é considerada positiva quando inclui ‘amor’ e ‘ódio’ como fatores de resistência.

II- A transferência é apropriada para a resistência ao tratamento apenas se for transferência negativa ou positiva de impulsos eróticos reprimidos.

III- A transferência, no tratamento analítico, aparece, desde o início, como a arma mais forte da resistência.

IV- A transferência positiva divide-se em transferência de sentimentos amistosos ou afetuosos e em transferência erotizada (resistência).

V- A transferência negativa de sentimentos hostis não é fator de resistência.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. II, IV e V.

Enquanto mediador dos processos de aprendizagem, o psicopedagogo deveria trabalhar com as competências e habilidades necessárias à sua profissionalização. Para tanto, Beauclair (2004) elenca algumas características formativo-pessoais que sustentam a formação profissional e a prática do psicopedagogo. Acerca do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O psicopedagogo deve ser capaz de construir vínculos baseados na confiança recíproca e no respeito mútuo, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, tanto quanto possível.

( ) O psicopedagogo deve ser “continente” da ansiedade da criança; entretanto, quando se trata de outros membros da escola ou da família, deve manter-se indiferente, pois sua práxis não abrange o atendimento aos professores e familiares.

( ) O psicopedagogo deve ser capaz de desenvolver razoável tolerância às situações de frustração, algumas delas inevitáveis na prática.

( ) O psicopedagogo deve ter desenvolvido um bom nível operacional de pensamento que lhe possibilite flexibilidade para lidar com situações complexas e, muitas vezes, inesperadas.

( ) O psicopedagogo deve ter sensibilidade para captar aspectos emocionais expressos objetivamente ou não.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, V, V.
  • B. V, F, V, F, V.
  • C. F, F, V, V, V.
  • D. V, F, V, V, V.

“Para Vygotsky, o processo de aprendizagem deve ser olhado por uma ótica prospectiva, ou seja, não se deve focalizar o que a criança aprendeu, mas, sim, o que ela está aprendendo. Em nossas práticas pedagógicas, sempre procuramos prever em que tal ou qual aprendizado poderá ser útil àquela criança, não somente no momento em que é ministrado, mas para além dele. É um processo de transformação constante na trajetória das crianças. As implicações desta relação entre ensino e aprendizagem para o ensino escolar estão no fato de que este ensino deve se concentrar no que a criança está aprendendo, e não no que já aprendeu.” (Creche Fiocruz, 2004.)

Esta hipótese firma-se no conceito criado por Vygotsky conhecida por zona de desenvolvimento

  • A. real.
  • B. potencial.
  • C. proximal.
  • D. eminente.

“Em sentido geral, a ‘cognição’ é entendida como o ato ou processo de conhecer, que inclui estados mentais e processos como o pensamento, a atenção, o raciocínio, a memória, o juízo, a imaginação, o discurso, a percepção visual e auditiva, a aprendizagem, a consciência e as emoções. Assim, a cognição – cognitio, em latim – não se reduz a uma simples aquisição do conhecimento, ela é o processo pelo qual o ser humano, entendido na sua individualidade, interage psicologicamente com os seus semelhantes e com o meio em que vive, sem que haja qualquer perda da sua identidade.”

 (Revista Espaço Acadêmico nº 157; junho 2014.)

Embora abrangente, essa definição resultaria em algo impreciso aos olhos de Piaget (1975) por que:

I. A interação com os semelhantes ou com o meio é a única condição para explicar o que a mente conhece.

II. Além das relações, seja com semelhantes ou com meio, a mente se sujeita a processos específicos que formam estruturas mentais que se inter-relacionam no psiquismo como partes dentro de uma totalidade organizada.

III. Para a produção do conhecimento basta conhecer como a mente funciona; no entanto, nesse processo, deve-se considerar a existência de um sujeito que se baste a si mesmo consciente, ou seja, de um objeto já constituído.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. I e III, apenas.

“Todo diagnóstico psicopedagógico é, em si, uma investigação, uma pesquisa do que não vai bem com o sujeito em relação a uma conduta esperada. Será, portanto, o esclarecimento de uma queixa, do próprio sujeito, da família e, na maioria das vezes, da escola. No caso, trata-se do não aprender com dificuldade ou lentamente, do não revelar o que aprendeu, do fugir de situações de possível aprendizagem.” (Weiss, 2012, p. 31.)

Com relação ao diagnóstico psicopedagógico na escola é essencial que, EXCETO:

  • A. Observe as características organizacionais, bem como a abordagem da cultura da escola.
  • B. Faça uma “leitura” nas entrelinhas das narrativas, do currículo oculto, da dinâmica entre os atores da escola.
  • C. Fique atento frente às grandes mudanças que ocorreram nas propostas educacionais, questionando como se realiza a gestão na escola.
  • D. Considere os problemas de aprendizagem independentes do sujeito em sua totalidade, pois um sintoma não é produto de uma estrutura global.

Segundo Goldert (1985), “(...) O objeto de estudo da psicopedagogia deve ser entendido a partir de dois enfoques: o preventivo e o terapêutico (...)”. Sobre os dois enfoques citados, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. O enfoque terapêutico considera como objeto de estudo da psicopedagogia a identificação, a análise, a elaboração de uma metodologia de diagnóstico e o tratamento das dificuldades de aprendizado.
  • B. No trabalho terapêutico, o objeto de estudo se dá na relação entre um sujeito com sua história pessoal, e sua modalidade de aprendizagem, buscando compreender a mensagem de outro sujeito; implica no não aprender.
  • C. O enfoque preventivo considera o objeto de estudo da psicopedagogia o ser humano em desenvolvimento enquanto educável. Seu objeto de estudo é a pessoa ser educada, seus processos de desenvolvimento e as alterações de tais processos.
  • D. No trabalho preventivo, a escola é o único espaço físico e psíquico da aprendizagem, e o objeto de estudo da psicopedagogia enquanto processo didático-metodológico e a dinâmica institucional, que interferem no processo de aprendizagem.

Em relação ao desenvolvimento da criança, analise proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda:

I. Os bebês nascem preferindo imagens e sons que facilitam a interação social.

II. De acordo com a perspectiva piagetiana a criança, durante o estágio operacional formal, desenvolve a capacidade mental de compreender as transformações matemáticas e a conservação.

III. Conforme o pensamento de Erick Erikson a segurança emocional da criança é diretamente proporcional à qualidade das relações de apegos estabelecidas com os adultos.

A alternativa correta é:

  • A. V V V.
  • B. V V F.
  • C. V F F.
  • D. F V V.
  • E. V F V.

Do ponto de vista neurológico, verifica-se que a leitura depende de circuitos cerebrais já preparados para a linguagem. Em relação a esse tema, analise as proposições abaixo e marque a alternativa INCORRETA:

  • A. A área de Broca é um local do cérebro, fundamental para a linguagem.
  • B. É possível afirmar que há uma diferença visível entre os sexos no que diz respeito à organização cerebral da linguagem.
  • C. O cerebelo é responsável pelo sequenciamento dos movimentos na fala e pela monitoração da fonação.
  • D. A área de Wernicke, localizada na porção medial e superior do lobo temporal esquerdo, é responsável pela compreensão da linguagem.
  • E. O giro angular, situado na parte frontal, possui um papel fundamental no planejamento motor e na articulação da fala.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...