Questões sobre Psicopedagogia

Lista completa de Questões sobre Psicopedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da abordagem psicanalítica das dificuldades de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

A demanda imperiosa dos pais e da escola de que a criança aprenda pode inibir o desejo dela de aprender, fazendo-a despender sua energia para contrapor à exigência dos outros com uma não aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tomando por referência o entendimento de GRINBERG, segundo o qual o conceito operativo de identidade está formulado a partir das noções dos vínculos de integração espacial, temporal e social do sentimento de identidade, identifique a alternativa correta:

I. O vínculo de integração espacial está relacionado com a imagem corporal;

II. O vínculo de integração temporal seria a capacidade de seguir sentindo-se o mesmo ao longo da vida ( "Sentimento de mesmidade" );

III. O vínculo de integração social diz respeito as inter-relações pessoais com as figuras parentais e com as figuras afetivas relevantes de sua existência.

  • A. Todos os itens estão corretos;
  • B. Nenhum dos itens está correto;
  • C. Estão corretos os itens I e II;
  • D. Apenas o item I está correto;
  • E. Estão corretos os itens I e III.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O uso de jogos matemáticos na psicopedagogia favorece quais categorias de mediação?

  • A.

    A mediação relativa à afetividade, à regulação da motivação, da energia cognitiva e da criatividade.

  • B.

    A mediação intencional relativa aos processos cognitivos, a mediação relativa à imagem de si e a mediação relativa à afetividade.

  • C.

    A mediação intencional, relativa aos processos cognitivos do aluno às suas formas de aprender, à aquisição de hábitos pessoais e sociais.

  • D.

    A mediação relativa à imagem de si, ao seu sentimento de capacidade e ao domínio da impulsividade.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando que um dos aspectos fundamentais da atividade matemática é a demonstração, assinale a alternativa correta que distingue o raciocínio demonstrativo do raciocínio plausível:

.

  • A.

    o primeiro permite assegurar o conhecimento matemático e o segundo apóia nossas conjecturas.

  • B.

    o primeiro apóia nossas conjecturas e o segundo permite assegurar o conhecimento matemático.

  • C.

    esses dois tipos de raciocínios são antagônicos por exigirem níveis diferentes de conhecimento.

  • D.

    sendo a matemática uma ciência observável, somente o raciocínio demonstrativo é válido para a aprendizagem.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Quando se leva em consideração a concepção da organização cerebral como sendo baseada em sistemas funcionais que se estabelecem num processo filogenético e ontogenético, pode-se apontar duas implicações diretas para a questão do desenvolvimento:

  • A.

    em primeiro lugar, os estágios iniciais do desenvolvimento, as atividades mentais apóiam-se principalmente em funções mais elementares e, em segundo lugar, a postulação da plasticidade cerebral supõe uma desordem inicial, que vai se estruturando ao longo do desenvolvimento do indivíduo.

  • B.

    em primeiro lugar, supõe uma organização básica do cérebro humano, adquirido em função da evolução da espécie em segundo lugar, tem por base a idéia de que a estrutura dos processos mentais e as relações entre os vários sistemas funcionais transformam-se ao longo do desenvolvimento individual.

  • C.

    a possibilidade de reordenações das funções cerebrais iniciais é dada a partir da postulação da plasticidade cerebral por outro, os instrumentos e símbolos construídos socialmente determinam uma certa rigidez nessa articulação bio-sócio-histórica.

  • D.

    as várias formas de pensamento ocorrem a partir da operação com sistemas simbólicos. por outro lado, o a idéia de mediação remete a processos de representação mental que se interpõem à capacidade de organização cerebral básica.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Na modernidade, convivemos com as múltiplas especialidades intervindo num único sujeito que, por sua vez, se caracteriza como um ser global. Pode-se pensar a constituição desse sujeito sob diferentes aspectos, tais como crescimento e maturação, sem, contudo, permitir que os seus sentidos sejam confundidos. Logo, é correto afirmar que o desenvolvimento humano é:

  • A.

    um processo mensurável que implica aumento de tamanho, peso e volume da criança.

  • B.

    o conjunto de evolução de uma estrutura ou função, de transformações sofridas em um processo de aperfeiçoamento do sistema nervoso central e das estruturas neuromusculares, viabilizando coordenações mais complexas e refinando as funções adquiridas pela criança.

  • C.

    um processo evolutivo que, a partir das transformações sofridas pelo sistema nervoso central e das estruturas neuromusculares, implica em aquisições instrumentais articuladas à forma como a criança se apropria de novas funções.

  • D.

    o conjunto de produções advindas de um tempo ideal de transformação do sistema nervoso central e das estruturas neuromusculares causadas pela maturação e características evolutivas do meio.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O código de ética do psicopedagogo:

  • A.

    é um documento que contém um conjunto de regras pedagógicas sobre a atuação do psicopedagogo na escola.

  • B.

    prescreve e recomenda um modo de agir socialmente nas instituições, uma vez que o seu campo de atuação se baseia na mediação das situações escolares.

  • C.

    define os traços essenciais do comportamento moral do psicopedagogo, durante o processo de intervenção institucional, predominantemente no diagnóstico psicopedagógico.

  • D.

    estabelece um conjunto de traços essenciais do comportamento moral de um determinado grupo, para efeito de esclarecimento sobre a natureza, a abrangência e a responsabilidade da ação psicopedagógica.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Assinale a alternativa que contempla os conhecimentos específicos de outras teorias e áreas de conhecimento que incidem sobre o objeto de estudo da psicopedagogia.

  • A.

    psicanálise, psicologia social, a epistemologia, a psicologia genética e a lingüística.

  • B.

    psicanálise, psicologia social, a educação física, a lingüística e a fisioterapia.

  • C.

    psicanálise, psicologia social, a educação física, a lingüística e a psicologia genética.

  • D.

    psicologia genética, lingüística, a psicologia social, a antropologia e a epistemologia.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O objeto de estudo da psicopedagogia é o processo de aprendizagem, portanto o papel do psicopedagogo adquire características específicas em duas dimensões:

  • A.

    o trabalho clínico e o trabalho vocacional.

  • B.

    o trabalho preventivo e o trabalho clínico.

  • C.

    o trabalho preventivo e o trabalho de reeducação.

  • D.

    o trabalho clínico e o trabalho corretivo.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

As áreas de atuação da psicopedagogia são:

  • A.

    educação, saúde, lazer e nutrição.

  • B.

    educação, saúde, esporte e fonoaudiologia.

  • C.

    educação, saúde, empresa e clínica.

  • D.

    educação, saúde, empresa e nutrição.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...