Questões sobre Psicopedagogia

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Como o Psicólogo, atuando na psicologia da aprendizagem escolar, poderia explicar a participação da família no processo pedagógico?

  • A. Podemos pensar a teoria da aprendizagem, segundo os brasileiros, existem cinco grandes núcleos, o núcleo duro e os núcleos auxiliares, intervenientes, familiares e alunos.
  • B. Pesquisadores já demonstraram que mesmo quando os pais são analfabetos, se eles são parceiros, se eles acompanham, se eles estão no dia a dia da escola, os alunos tendem a aprender mais e melhor. E isso ocorre no mundo inteiro.
  • C. Na cultura nipônica, na grande maioria das famílias japonesas, os pais não são muito presentes no processo educacional e isso não faz com que os alunos fiquem com o desempenho superior comprometido.
  • D. O processo da aprendizagem independe da presença da família.
  • E. A psicologia da aprendizagem contribui muito pouco na prática profissional, nas relações sociais no trabalho e inclusive na participação da família na escola.

Os princípios da política de saúde mental brasileira costumam ser sintetizados com base nas resoluções da Declaração de Caracas (Uzcátegui e Levav, 1990). Marque a correta:

  • A. A reestruturação da assistência psiquiátrica ligada ao Atendimento Primário da Saúde, no quadro dos Sistemas Locais de Saúde, permite a promoção de modelos alternativos, centrados na comunidade e dentro de suas redes sociais.
  • B. A reestruturação da assistência psiquiátrica na região implica a revisão crítica do papel heterogênico e descentralizador do hospital psiquiátrico na prestação de serviços.
  • C. Os recursos, cuidados e tratamentos dados devem: Salvaguardar, invariavelmente, a dignidade pessoal e os direitos humanos e civis; estar baseados em critérios racionais e tecnicamente adequados; Isolamento do enfermo durante seu tratamento.
  • D. As legislações dos países devem ajustar-se de modo que: Divulguem por meio de diversas mídias o respeito aos direitos humanos e civis dos doentes mentais; promovam a organização de serviços comunitários de que garantam seu cumprimento.
  • E. A capacitação dos recursos humanos em Saúde Mental e Psiquiatria deve fazer-se apontando para um modelo, cujo eixo passa pelo serviço de saúde comunitária sendo desnecessário a internação psiquiátrica nos hospitais gerais, de acordo com os princípios que regem e fundamentam essa reestruturação.

Segundo Maria Luisa Siquier de Ocampo e colaboradores (2011), em “O Processo Psicodiagnóstico e as Técnicas Projetivas” são estes os seguintes passos para a realização do psicodiagnóstico:

  • A. Primeiro contato e entrevista inicial com o paciente, fator determinante para definir o psicodiagnóstico.
  • B. Basear-se apenas na aplicação de testes e técnicas projetivas.
  • C. Encerramento do processo, não sendo necessária a devolutiva ao paciente (e/ou seus pais).
  • D. Primeiro contato e entrevista inicial com o paciente, aplicação de testes e técnicas projetivas, encerramento do processo, sendo necessária a devolutiva ao paciente (e/ou seus pais) e informe por escrito para o remetente.
  • E. Aplicação de testes e técnicas projetivas, encerramento do processo, sendo necessária a devolutiva ao paciente (e/ou seus pais) e informe por escrito para o remetente, não sendo necessária a entrevista inicial.

Na Educação Infantil, o Psicólogo contribui no planejamento e na dinâmica das atividades infantis a serem desenvolvidas que permite o conhecimento e a compreensão do desenvolvimento da criança nas diferentes fases. Desta forma é correto afirmar que o Psicólogo atua:

  • A. Na fase sensório-motora – que é a fase da formação da inteligência prática, se refere à manipulação de objetos, à percepção de movimentos.
  • B. Na fase socioafetiva – compreender que é relevante que a criança tenha uma auto-imagem positiva de sua identidade própria e que seja sempre valorizada e estimulada em suas atividades, no seu processo de interação e socialização no seu grupo social.
  • C. Nas fases sensório-motora, socioafetiva, simbólica e cognitiva.
  • D. Na fase simbólica – reconhecer que a linguagem é a forma de expressão individual e como sendo fundamental no processo de socialização da criança.
  • E. Na fase cognitiva – considera que a criança conhece e constroem conceitos à medida que age, observa, percebe e se relaciona com objetos do mundo físico.

Moscovici (1985) sustenta que o trabalho interdisciplinar envolve dois tipos de competência: a competência profissional, ligada ao desempenho com base nos conhecimentos técnicos de cada membro da equipe, e a competência interpessoal, entendida como a habilidade de se relacionar com outras pessoas. Dentro do contexto, cabe ao Psicólogo:

  • A. A atuação enquadra-se somente na competência profissional.
  • B. A atuação enquadra-se somente na competência interpessoal.
  • C. A atuação do Psicólogo enquadra-se na competência profissional e competência interpessoal.
  • D. O Psicólogo não se enquadra em trabalho interdisciplinar.
  • E. O Psicólogo se enquadra somente em trabalho interdisciplinar com base nos seus conhecimentos técnicos

Sobre os parâmetros considerados importantes para a Psicologia na área da educação inclusiva, os relatos de experiências profissionais descritos no prêmio “EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS EM PSICOLOGIA” publicado pelo CFP ressaltam as seguintes exigências:

  • A. Uso da Psicologia como instrumento de apoio a uma versão transformadora da Educação, a uma versão democrática da escola como espaço de produção de vida e ampliação das consciências, uma Psicologia a serviço da construção do direito à educação inclusiva.
  • B. Modo de acolhimento destinado somente às crianças que tenham sido excluídas por serem consideradas deficientes, anormais, inferiores e diferentes.
  • C. Ampliação de serviços, criação, recuperação e melhoria dos espaços destinados à convivência em pequenos grupos exclusivos de acordo com o seu tipo de deficiência.
  • D. Utilização de saberes e práticas psicológicas na criação e manutenção de ações inclusivas, para selecionar indivíduos aptos a participar deste grupo.
  • E. Foi recomendado, ainda, que os trabalhos apresentassem apenas, caráter inovador e potencial de replicabilidade da atividade.

Citando Piaget (Seis Estudos de Psicologia, 2004, p. 15) tem‐se: “as estruturas variáveis serão, então, as formas de organização da atividade mental, sob um duplo aspecto: motor ou intelectual, de uma parte, e afetivo, de outra, com suas duas dimensões individual e social (interindividual). Distinguiremos, para maior clareza, seis estágios ou períodos do desenvolvimento, que marcam o aparecimento dessas estruturas sucessivamente construídas: (...) 4º. O estágio da inteligência intuitiva, dos sentimentos interindividuais espontâneos e das relações sociais de submissão ao adulto (de dois a sete anos, ou segunda parte da ‘primeira infância’).” O estágio ou período a que se refere Piaget é:

  • A. Pré‐operatório.
  • B. Sensório‐motor.
  • C. Operatório formal.
  • D. Operatório concreto.

Para o Educador Paulo Freire (1996) “ensinar” exige:

  • A. Ter consciência de que os saberes são finitos.
  • B. Ter consciência de que os conhecimentos são inacabados.
  • C. Ter consciência de que os saberes são finitos e inacabados.
  • D. Ter consciência de que os conhecimentos são subordinados aos educadores e por isso são acabados ou finitos.

Com base nos conceitos relacionados à teoria da complexidade e à relação entre psicanálise e educação, julgue os itens a seguir. De acordo com Morin, para compreender a espécie humana, é fundamental separar os conceitos de unidade e diversidade e tratá-los isoladamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

O estudo da psicologia das massas leva Freud a opor a identificação, que constitui uma instância da personalidade, e o processo em que o objeto é posto no lugar de uma instância; por exemplo, no caso de um líder que se substitui:

  • A. ao id;
  • B. ao inconsciente;
  • C. à pulsão;
  • D. à sublimação;
  • E. ao ideal do ego.
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