Questões sobre Psicopedagogia

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Flávio é professor de literatura em uma escola de ensino médio. Cada vez mais, ele tem usado as multimídias para facilitar o ensino e a aprendizagem em sala de aula. Para que as modernas tecnologias da informação e da comunicação sirvam aos propósitos do professor, é importante

  • A. garantir um tempo para as reflexões individualizadas dos alunos, sem pressupor a necessidade de realização de trabalhos coletivos.
  • B. promover múltiplas interações e múltiplos tipos de discurso, partindo-se do pressuposto de que a motivação pessoal para a realização da atividade proposta é irrelevante nesse caso.
  • C. integrar as diferentes formas de expressão escrita, oral e audiovisual.
  • D. predeterminar sentidos e polarizações, além de favorecer o trabalho colaborativo.
  • E. planejar as atividades de forma que os desdobramentos delas sejam previsíveis, para que não haja necessidade de constantes negociações com os alunos.

De acordo com os pressupostos teóricos piagetianos, para que a construção progressiva dos conhecimentos pelos estudantes aconteça de forma adequada, a relação entre professor e aluno deve

  • A. considerar a necessária relação entre o ser aprendente, o objeto de conhecimento e o outro ser social capaz de mediar o processo de aprendizagem e, consequentemente, seu desenvolvimento.
  • B. ser marcada por situações que promovam desequilíbrio, conflitos e reflexões do educando sobre suas ações, de modo que ele possa construir compreensões cada vez mais elaboradas acerca da realidade, conseguindo manter a motivação para aprender.
  • C. consistir na obtenção de contingências de reforço, de modo a possibilitar ou a aumentar a probabilidade de ocorrência da resposta a ser aprendida.
  • D. levar em consideração o antagonismo de bloqueio, já que, as necessidades afetivas dos aprendentes, quando não satisfeitas, resultam em barreiras para a capacidade cognitiva e o desenvolvimento da personalidade no processo de ensino e aprendizagem.
  • E. ser verticalizada, pois o professor é capaz de apontar e corrigir os erros dos educandos, em um processo de transmissão dos conhecimentos.

Sobre a concepção piagetiana das operações formais, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Nas operações formais, o sujeito costuma ser capaz somente de pensar sobre os elementos de um problema tal como lhe foi apresentado, isto é, abordam somente os dados reais presentes.
  • B. Diante de uma tarefa formal, o adolescente possui a capacidade potencial de conceber e de elaborar quase todas as situações possíveis que poderiam se relacionar ou coexistir com a situação dada, conceituando com uma precisão maior a exposição e a resolução de um problema determinado.
  • C. O pensamento formal possui um caráter proporcional; os sujeitos dessa etapa servem-se de proposições verbais e de resultados obtidos.
  • D. Na etapa das operações formais, o pensamento alcançará um caráter hipotético-dedutivo, ou seja, as abstrações dos adolescentes adquirem a forma de hipótese, pois eles, nessa fase, utilizam-se de uma estratégia que consiste em formular todo um conjunto de explicações possíveis para, posteriormente, submetê-las à prova por meio da confirmação empírica.

De acordo com as pesquisas realizadas por Piaget sobre juízo moral, é correto afirmar:

  • A. A anomia consiste em uma etapa da evolução da prática e da consciência da regra na qual a criança apresenta a concepção adulta do jogo, ou seja, as crianças jogam seguindo as regras com zelo, e o respeito pelas regras é compreendido como um mútuo acordo entre os jogadores.
  • B. A evolução da prática e da consciência da regra foi estudada por Piaget por meio do jogo de bola de gude e a amarelinha. O pesquisador pedia às crianças que o ensinassem a jogar e jogassem com ele, e, em seguida, que lhe dissessem de onde vinham as regras, quem as tinha inventado, se poderiam ser modificadas.
  • C. A heteronomia consiste em uma etapa da evolução da prática e da consciência da regra, na qual as crianças de até 6 anos de idade não seguem regras coletivas.
  • D. A autonomia consiste em uma etapa da evolução da prática e da consciência da regra, na qual as crianças possuem interesse em participar de atividades coletivas e regradas.

Sobre os fundamentos teóricos da Psicologia da Educação aplicados à prática pedagógica, é incorreto afirmar:

  • A. A Psicometria possibilitou uma caracterização mais completa do aluno, tomando-se por base sua inteligência, suas aptidões específicas, seus interesses e também sua personalidade.
  • B. A partir da teoria comportamentista, o papel do aluno pode ser compreendido como o de um receptor do conhecimento, e do aluno se espera a aceitação de metas preestabelecidas, sendo a avaliação dessas metas medida pelas respostas observáveis e passíveis de medição.
  • C. Rogers apontou a educação como um recurso por meio do qual a repressão se efetiva.
  • D. Para a Psicanálise, o professor pode ser compreendido como um substituto paterno e, por o professor não reagir com a emoção própria dos pais, é possível atender a criança capacitando-a a encontrar novas satisfações para suas necessidades.

No que se refere à avaliação, por parte do psicopedagogo, sobre a atividade docente em sala de aula, pode-se elencar três tipos de questões: quais podem ser os indicadores, como obter a informação mais relevante e em que deve consistir a colaboração entre o professor e o assessor psicopedagógico.

Sendo assim, são indicadores que podem proporcionar informações sobre como o professor favorece a aprendizagem de seus alunos, EXCETO:

  • A. Unidade didática adequadamente planejada.
  • B. Metodologia adotada pelo professor.
  • C. Análise do contexto familiar do aluno.
  • D. Atividades de avaliação que o professor utiliza e como utiliza as informações com o aluno.

Para Jean Piaget, é possível identificar, no desenvolvimento das estruturas da inteligência, um conjunto de características chamadas estádios ou estágios. Cada um dos estádios definidos pelo autor

  • A. só pode se instalar na dinâmica das operações mentais da criança quando as tarefas do estádio anterior foram totalmente concluídas.
  • B. ocorre em um momento do tempo que respeita o ritmo de cada criança, portanto a ordem em que se sucedem não é constante.
  • C. depende, para seu aparecimento, da maturação da criança, e não da experiência adquirida anteriormente e das características do ambiente.
  • D. ocorre em uma determinada faixa etária, que respeita os limites cronológicos do amadurecimento das estruturas neurológicas.
  • E. tem um caráter integrativo, o que significa que as estruturas construídas a um nível dado são integradas nas estruturas do nível seguinte.

Julgue os itens seguintes, relativos às novas formas de conceber e propor ações em treinamento e desenvolvimento para a educação continuada. As trilhas de aprendizagem, estratégias bem definidas para a montagem de cursos nas organizações, apresentam como diferencial a possibilidade de o trabalhador cumprir etapas de forma autônoma e no seu próprio ritmo de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo de ensino e de aprendizagem perpassa os princípios da psicologia da aprendizagem, a qual considera que, na natureza desse processo, a aprendizagem de matérias complexas é mais eficaz quando é estabelecido em um processo intencional de construção de sentido, com base na informação e na experiência.

Considerando essas informações, e a respeito dos princípios e processos de aprendizagem, julgue os itens a seguir.

A influência do desenvolvimento humano na aprendizagem deve considerar que os indivíduos, à medida que se desenvolvem nos aspectos motor, emocional e psíquico, deparam-se com diferentes experiências. Nesse sentido, os domínios físico, intelectual, emocional e social não influenciarão o processo de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo de ensino e de aprendizagem perpassa os princípios da psicologia da aprendizagem, a qual considera que, na natureza desse processo, a aprendizagem de matérias complexas é mais eficaz quando é estabelecido em um processo intencional de construção de sentido, com base na informação e na experiência.

Considerando essas informações, e a respeito dos princípios e processos de aprendizagem, julgue os itens a seguir.

Os fatores motivacionais e afetivos do processo de aprendizagem influenciam o que o aluno aprende e a forma como aprende. Já a motivação para aprender é influenciada pelos estados emocionais do indivíduo, as respectivas crenças, interesses, objetivos e hábitos de pensamento.

  • C. Certo
  • E. Errado
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