Lista completa de Questões sobre Teorias da Personalidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O adjetivo inconsciente é por vezes usado para exprimir o conjunto dos conteúdos não presentes no campo efetivo da consciência, isto num sentido descritivo e não tópico, quer dizer, sem se fazer discriminação entre os conteúdos dos sistemas préconsciente e inconsciente (LAPLANCHE; PONTALIS, 1995, p. 235). Sobre o inconsciente, segundo Freud, é CORRETO afirmar:
Os conteúdos do inconsciente são representantes das pulsões;
Os conteúdos do inconsciente são regidos pelos mecanismos específicos do processo secundário, principalmente a condensação e a negação;
Os conteúdos do inconsciente não são investidos pela energia pulsional;
Os conteúdos do inconsciente procuram retornar à consciência e à ação, mas só podem ter acesso ao sistema Pré-consciente-consciente através de sintomas psicóticos;
N.D.A.
Sobre a personalidade para Lacan, é CORRETO afirmar:
É uma máscara que repousa no vazio;
É uma função de ignorância;
Não passa de uma espécie de odre, de bolha em expansão, que não tem outro mérito senão o de se identificar com o contorno que encerra um vazio central;
Não é um atributo de uma substância humana, mas a própria substância humana;
Todas as alternativas estão corretas.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Erikson propõe uma concepção de desenvolvimento em oito estágios psicossociais, perspectivados por sua vez em oito idades que decorrem desde o nascimento até à morte. Sobre tais estágios, segundo a concepção do autor, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Intimidade x Isolamento: Nesse momento, o interesse além de profissional gravita em torno da construção de relações profundas e duradouras, podendo vivenciar momentos de grande intimidade e entrega afetiva. Caso ocorra uma decepção haverá um isolamento total.
( ) Confiança x Desconfiança: Durante o primeiro ano de vida, a criança é substancialmente dependente das pessoas que cuidam dela, requerendo cuidado quanto à alimentação, higiene, locomoção, aprendizado de palavras e seus significados, bem como estimulação para perceber que existe um mundo em movimento ao seu redor.
( ) Construtividade x Inferioridade: A criança está sendo alfabetizada e frequentando a escola, o que propicia o convívio com pessoas que não são seus familiares, o que exigirá maior sociabilização, trabalho em conjunto, cooperatividade e outras habilidades necessárias.
( ) Identidade x Confusão de papéis: Este estágio ganha contornos diferentes devido à crise psicossocial que nele acontece. Neste contexto, o termo crise possui uma acepção totalmente dramática, por se tratar de algo pontual e localizado com polos positivos e negativos.
A sequência está correta em
V, V, V, F
F, V, F, V
V, V, F, F
F, V, V, V
F, V, V, F
Psicologia - Teorias da Personalidade - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Freud adotou alguns nomes para apresentar os diferentes tipos de manifestações que as defesas do Ego podem apresentar, já que não se defronta só com as pressões e solicitações do Id e do Superego. Relacione alguns mecanismos de defesa às suas funções.
A sequência está correta em
2, 5, 3, 1, 4
5, 3, 1, 2, 4
2, 5, 1, 4, 3
3, 4, 5, 1, 2
2, 5, 1, 3, 4
Psicologia - Teorias da Personalidade - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Horney definiu neurose tanto em termos intrapsíquicos quanto interpessoais. E sustentou que o desenvolvimento da personalidade resulta da interação de forças biológicas e psicossociais que são singulares para cada pessoa. Quanto à sua teoria da personalidade, é INCORRETO afirmar que
as crianças movem-se psicologicamente em três direções: para aliviar sua ansiedade, para tornar a vida segura e previsível e para obter satisfação. Elas buscam afeto e aprovação ou se tornam hostis ou se retraem.
se as condições ambientais desfavoráveis continuam, seus sentimentos conflitantes são dirigidos para o préconsciente e tais crianças são deixadas com um senso de desconforto, ansiedade e apreensão e com um senso de self inseguro.
os principais tipos de caráter de Horney são embasados no modo predominante de relacionar-se com outros. O tipo self-apagado resulta da operação defensiva de agarrar-se a outros. Tais pessoas tentam obter o favor dos outros através de lisonja, subordinam-se aos outros e são relutantes em discordar por medo de perder favor.
apesar da couraça da sua rede defensiva, as pessoas neuróticas não estão em paz porque estão em conflito interno com as forças que as protegem. O conflito entre o mecanismo do orgulho e as forças impulsionando em direção à autorrealização saudável é o conflito interno central.
a alienação do self resulta da combinação entre negação repetida da realidade externa e a repressão de pensamentos, sentimentos e impulsos genuínos. À medida que o processo de alienação continua, as pessoas neuróticas perdem contato com o cerne do seu ser e não mais podem determinar ou agir sobre o que é certo para elas.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Por volta de 1920, Freud elabora uma teoria da personalidade que se tornou definitiva e que constituiu uma verdadeira revolução quanto ao modo de estruturação do nosso psiquismo. Quanto a tal teoria, assinale a afirmativa INCORRETA.
No início, o ser humano seria todo ele Id, já o organismo humano não busca mais que a satisfação das suas necessidades instintivas e através delas o prazer. O Id como tal é inconsciente, embora procure alcançar a consciência para desse modo conseguir a realização dos seus desejos.
O Ego seria um guia do comportamento do organismo à luz da realidade, fazendo eco das demandas do Id e dos seus desejos, mas a sua função consiste em satisfazê-los ou não, segundo as possibilidades oferecidas pela realidade.
Mesmo um Ego maduro e adulto se assusta e teme os desejos instintivos; não quer dizer que não os satisfaça a todo o momento, significa somente que os conscientiza e depois satisfaça-os ou não, segundo seja ou não racional fazê-lo.
O Superego representa as normas e os valores convencionais da sociedade ou do grupo social no qual o indivíduo foi criado e em que está inserido. Pode-se dizer que representa a sociedade dentro do próprio indivíduo, com as suas leis e normas, muitas vezes fonte de embaraço e de inibição para a estrutura do ego.
Normalmente, o que o Ego faz é procurar uma solução de compromisso que o satisfaça, embora parcialmente. Um Ego maduro consegue normalmente achar esta fórmula conciliatória, a qual, para que seja realmente válida, deverá ter em conta também a realidade ambiental.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Harry Stack Sullivan definiu a psiquiatria de modo a distanciar-se do modelo pulsional de Freud e, ao mesmo tempo, avançar com um modelo relacional. Sobre esta teoria aprofundada por Sullivan, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Procura a realização humana no estabelecimento e na manutenção de relações com os outros: o homem individual é inconcebível, porque não há natureza humana fora da sociedade.
( ) As pessoas são motivadas por necessidades distinguidas em duas categorias amplas de necessidades: as necessidades de satisfação e as necessidades de segurança. Ambas as categorias são relacionais: operam no campo interpessoal e estão intrinsecamente ligadas às relações entre o self e os outros.
( ) As necessidades de satisfação funcionam como tendências integradoras que praticamente não sofrem transformações durante o curso do desenvolvimento. O fracasso na satisfação destas necessidades interpessoais pode resultar na solidão, a mais dolorosa das experiências humanas.
( ) O bebê não tem qualquer existência psicológica antes do seu enquadramento nas interações com aquelas pessoas que cuidam das suas necessidades. Descobre-se a si mesma, bem como o objeto, através de um processo de desenvolvimento complexo, gradual e independente do amadurecimento das suas capacidades cognitivas.
( ) Para controlar a ansiedade da mãe e, portanto, a sua própria ansiedade, a criança começa a desenvolver um conjunto complexo de processos que exigem a configuração constritiva das suas experiências e o bloqueio do acesso à consciência de certas dimensões nocivas destas experiências.
A sequência está correta em
V, V, F, F, V
V, F, F, F, V
F, V, V, V, V
F, V, F, V, F
V, F, V, F, V
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:
Para B. F. Skinner, pode-se definir a personalidade como __________________________________________.
uma coleção de padrões de comportamento
uma série de padrões de emoções como resposta
padrões de apredizagem de homens e animais
a visibilidade das causas de seu comportamento
um conjunto de padrões de reforçamento
Um das três instâncias diferenciadas por Freud na sua segunda teoria do aparelho psíquico.
O _______ constitui o polo pulsional da personalidade. Os seus conteúdos, expressão psíquica das pulsões, são inconscientes, por um lado hereditários e inatos e, por outro, recalcados e adquiridos. Assinale a alternativa cuja expressão completa corretamente o texto que traz a definição de um conceito da teoria freudiana:
Inconsciente
Id
Ego
Superego
Recalque
Leia as proposições e marque a opção correta:
I. Em seus últimos escritos, Freud usou o conceito de inconsciente de três formas diferentes. Primeiramente, ele usou o termo de uma forma especifica e estrutural para se referir ao inconsciente reprimido ou dinâmico. Este inconsciente corresponde ao que a literatura psicanalítica clássica refere como o Pré-inconsciente.
II. Em segundo lugar, complementando as partes reprimidas do ego, Freud propôs que uma outra parte permanece inconsciente. Diferentemente das partes inconscientes do ego que se encontram reprimidas e, por esse motivo, assemelham-se ao pré-consciente, a parte inconsciente do ego não reprimida não está preocupada com os impulsos e conflitos inconscientes.
III. De acordo com Freud, o indivíduo não tem consciência de quase todos os processos e eventos mentais, mas pode ter pronto acesso à consciência de muitos deles através de um esforço de memória.
Todas as proposições estão corretas.
Somente as proposições I, II estão corretas.
Somente as proposições II e III estão corretas.
Somente as proposições I, e III estão corretas.
Todas as proposições estão incorretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...