Questões sobre Teorias da Personalidade

Lista completa de Questões sobre Teorias da Personalidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

e acordo com a teoria psicanalítica, mecanismos de defesa são empregados pelo ego para proteger a pessoa da ansiedade. No início da década de 1890, Freud formulou sua teoria do mecanismo de defesa, considerada por ele como a pedra angular ou princípio básico da psicanálise. Ainda hoje é considerado o mecanismo mais básico e consiste em excluir da consciência o que ela mesma não pode aceitar. Como se denomina esse mecanismo de defesa do ego?

  • A.

    Projeção.

  • B.

    Deslocamento.

  • C.

    Racionalização.

  • D.

    Negação.

  • E.

    Repressão

Leia as proposições a seguir.

I. A atenção psicossocial deve ser compreendida como um processo social complexo, que se desenvolve no bojo do processo paradigmático de transição da ciência na modernidade, e supõe a articulação de mudanças em várias dimensões simultâneas e inter-relacionadas, referentes aos campos epistemológico, técnico-assistencial, jurídico-político e sociocultural.

II. A 1ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM), ocorrida em 1987, salientou que era imprescindível a reforma curricular nos cursos de graduação, na área da saúde, e que as universidades deveriam assumir seu papel de formação e reciclagem dos profissionais e agentes de saúde;

III. A 2ª CNSM, que aconteceu em 1992, além de reafirmar as recomendações da 1ª CNSM sobre a formação dos profissionais, propôs: a inclusão, nos cursos formadores de profissionais, de temas de saúde mental da saúde coletiva e a obrigatoriedade de estágios acadêmicos nas redes pública e privada de saúde; a regulamentação do artigo constitucional que atribui ao SUS a ordenação da formação dos trabalhadores da saúde e a criação de programas de pós-graduação em saúde mental, na perspectiva da saúde coletiva;

IV. A 3ª CNSM, realizada em 2001, acrescentou que seria importante, além das propostas apontadas nas outras conferências: integrar assistência-ensino-pesquisa, de sorte que todos os serviços substitutivos fossem voltados para o ensino e a pesquisa de práticas inovadoras; rever os currículos, para que possibilitem uma capacitação interprofissional e generalista dos docentes e discentes acerca da saúde pública e saúde mental, e de uma prática profissional por meio da extensão universitária, especializações, residências e estágios para todos os profissionais da área;

V. A IV Conferência de Saúde Mental reafirma os princípios do SUS e foca sua atenção na questão da exclusão. Ocorreu em 2003 e expressou a nova política de saúde mental implantada no governo Lula.

  • A. Todas as proposições estão corretas.
  • B. Somente as proposições I, II e III estão corretas.
  • C. Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
  • D. Somente as proposições,II, III e IV estão corretas.
  • E. Somente as proposições I, III e IV estão corretas.

Assinale a opção INCORRETA.

  • A. Existem três tipos de enfrentamento do estresse focalizado na emoção e dois tipos focalizados no problema.
  • B. O enfrentamento preventivo é uma forma de enfrentamento focalizado na emoção.
  • C. O enfrentamento focalizado na emoção é uma estratégia em que a pessoa tenta controlar a resposta emocional ao agente estressor.
  • D. O enfrentamento focalizado no problema é uma estratégia de lidar diretamente com o agente estressor.
  • E. A natureza do evento ou a circunstância estressante é um importante fator na determinação das estratégias de enfrentamento do estresse.

Assinale a opção CORRETA.

  • A. O espaço de vida inclui a totalidade do mundo em que vivemos, incluindo o ambiente físico.
  • B. Kurt Lewin denominou de “Ecologia psicológica” o estudo dos fatores componentes do espaço da vida.
  • C. Um campo, de acordo com Lewin, é entendido como a totalidade dos fatos existentes concebidos como independentes.
  • D. Existe uma comunicação bidirecional entre o espaço da vida e o mundo externo. Consequentemente, pode-se dizer que a fronteira entre eles tem a propriedade da permeabilidade.
  • E. A pessoa é dividida em duas regiões, de acordo com a teoria de Lewin: a perceptual-motora e a interpessoal.

Correlacione as características abaixo às respectivas disposições.

1. São bastante genéricas e podem relacionar-se com todos os atos de uma pessoa que as possui. Essa variedade de disposição é relativamente incomum e encontrada em poucas pessoas;

2. São de ocorrência limitada, menos cruciais para a descrição da personalidade e mais focalizadas nas respostas que provocam;

3. Representam tendências altamente características do indivíduo, entram em ação com frequência e são fáceis de inferir.

( ) Disposições cardeais

( ) Disposições centrais

( ) Disposições secundárias

Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.

  • A. 1, 2, 3
  • B. 3, 2, 1
  • C. 1, 3, 2
  • D. 2, 3, 1
  • E. 2, 1, 3

Em relação à evidência de uma necessidade segundo Murray, assinale a opção INCORRETA.

  • A. Pode ser inferida no efeito ou resultado final do comportamento.
  • B. O padrão específico do comportamento não evidencia uma necessidade.
  • C. A resposta à certa classe de estímulos, quando padronizada, permite inferir uma necessidade.
  • D. Na expressão de uma determinada emoção, evidencia-se uma necessidade.
  • E. A expressão de satisfação, quando se atinge um determinado efeito, permite que se infira a existência de uma necessidade atendida.

Leia as proposições abaixo e, a seguir, assinale a opção CORRETA.

I. A energia do ID está em um estado muito fluido. A qualidade deslocável dessa energia se deve à incapacidade de o ID fazer discriminações sutis entre os objetos;

II. Para Jung, a energia psíquica é uma manifestação da energia da vida, que é a energia do organismo como um sistema biológico, não se diferenciando assim de Freud no caráter sexual da libido;

III. Influenciados pelas Ciências Sociais, um grupo de estudiosos reformulou a concepção de ser humano original da psicanálise e enfatizou o caráter social da condição humana. Adler foi o primeiro desses teóricos;

IV. Nos Estados Unidos, o desenvolvimento da teoria psicanalítica resultou em uma nova teoria do ego, que influenciou o pensamento do pensador francês Jacques Lacan.

  • A. Apenas as proposições I e III estão corretas.
  • B. Apenas as proposições II e III estão corretas.
  • C. Apenas as proposições I e II estão corretas.
  • D. Apenas as proposições II e IV estão corretas.
  • E. Todas as proposições estão corretas.

Assinale a opção que apresenta a taxionomia dos objetivos cognitivos em ordem crescente de complexidade.

  • A. Avaliação, síntese, análise, aplicação, compreensão e conhecimento.
  • B. Síntese, compreensão, avaliação, análise, conhecimento e aplicação.
  • C. Compreensão, conhecimento, análise, aplicação, síntese e avaliação.
  • D. Síntese, avaliação, aplicação, conhecimento, compreensão e avaliação.
  • E. Conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação.

Leia as proposições abaixo e, a seguir, assinale a opção CORRETA.

I. Os fatores de medida de inteligência emocional são: empatia, sociabilidade, automotivação, autocontrole e autoconsciência;

II. Os estados afetivo-emocionais são: ânimo, autoestima e satisfação geral com a vida;

III. Os seis componentes da teoria de bem-estar de Ryeff e Keyes são: autoestima, autonomia, relacionamento positivo com pessoas, poder, crescimento pessoal e propósito de vida;

IV. De acordo com Lazarus, a insegurança afetiva no contexto organizacional é decorrente da percepção de injustiça e de conflitos interpessoais.

  • A. Apenas as proposições I e III estão corretas.
  • B. Apenas as proposições II e III estão corretas.
  • C. Apenas as proposições I e II estão corretas.
  • D. Apenas as proposições II e IV estão corretas.
  • E. Todas as proposições estão corretas.

Preencha a segunda coluna de acordo com a primeira.

Assinale a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A. 1, 3, 5, 2, 4, 6
  • B. 1, 4, 3, 2, 5, 6
  • C. 6, 4, 1, 3, 2, 5
  • D. 6, 3, 2, 1, 4, 5
  • E. 2, 4, 5, 6, 1, 3
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...