Lista completa de Questões sobre Teorias da Personalidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o pensamento pedagógico de Jung analise as premissas abaixo:
I. Autoconhecimento e adaptação ao mundo são dois polos em torno dos quais giram suas propostas educacionais.
II. A verdadeira educação só pode ser transmitida pela personalidade do professor, pois o que conta não é o que ensina mediante palavras e, sim, o que ele verdadeiramente é.
III. Mais do que educar a criança é necessário educar o educador, o qual, antes de buscar conhecer metodologias, precisa conhecer tanto seus próprios processos psíquicos como os do educando.
IV. Jung propõe romper as fissuras e restabelecer a comunicação da consciência com o inconsciente, por meio da fantasia, porque o processo de individuação, embora esteja sujeito à genética, ao ambiente e à educação, depende da sintonia de cada um com sua essência.
Assinale a alternativa correta:
Somente as alternativas I e IV estão corretas;
Somente a alternativa I, II e III estão corretas;
Somente as alternativas II e III estão corretas;
Somente as alternativas I, II e IV estão corretas;
Todas as alternativas estão corretas.
A respeito do complexo de Édipo, Erich Fromm, discorda de Freud e afirma que o mito de Édipo deve ser entendido, não como um símbolo do laço incestuoso entre mãe e filho, mas como:
O desejo inconsciente que o filho tem pela figura materna;
A rebelião do filho contra a autoridade do pai na família patriarcal;
Resultado de uma rivalidade sexual, em busca da atenção materna;
A necessidade da criança em manifestar sensações antagônicas de amor e ódio para com a figura do pai;
Resultantes do conflito entre as paixões irracionais da criança e a "realidade" representada pelos pais e a sociedade.
A metapsicologia freudiana traz os princípios, os modelos teóricos e os conceitos fundamentais da psicanálise. É um método de abordagem de acordo com o qual todo processo mental é considerado em relação a três coordenadas:
Pulsão, sexualidade e prazer;
Id, ego e superego;
Consciente, pulsional e inconsciente;
Dinâmica, topográfica e econômica;
Superioridade, inferioridade e normalidade.
Para Freud, este é um mecanismo mais arcaico que o recalcamento, em que o representante pulsional incômodo não é recalcado, mas o indivíduo depende dele, recusando-se a admitir que possa se tratar de uma pulsão que o atinja pessoalmente:
Deslocamento;
Recusa;
Isolamento;
Sublimação;
Denegação.
A fase em que o ego começa a emergir, quando as necessidades do id entram em conflito com o ambiente é chamada por Freud de:
Anal;
Fálica;
Oral;
Latência;
Genital.
Assinale a alternativa correta no que se refere ao autor da teoria do Complexo de Édipo:
Sigmund Freud;
Freudenberg;
Sigmund Rascher;
Frederick Heidelberg.
A __________ se caracteriza por estimular o aparecimento de reações __________, visto que a análise sistemática da __________ é o ponto central da técnica __________.
(EIZIRIK; LIBERMANN; COSTA, 1998, p. 68.). Qual opção contém os termos que completam, respectivamente, essa passagem?
psicanálise neuróticas sintomatologia analítica
psicanálise transferenciais transferência psicanalítica
psicoterapia breve neuróticas relação terapêutica analítica
terapia cognitiva adaptativas relação terapêutica cognitiva
Os mecanismos de defesa propostos pela Teoria Psicanalítica de Freud auxiliam na compreensão do comportamento humano. Estes mecanismos podem ser conceituados da seguinte forma:
I. A projeção é uma atribuição a objetos externos de propriedades ou características que, ao mesmo tempo, o sujeito desconhece em si mesmo.
II. O deslocamento é o translado de características e de atributos de um determinado objeto a outro, que se encontram articulados por um elemento comum.
III. A regressão é uma reativação de antigas condutas quando o sujeito encontra-se em conflito que não consegue resolver.
IV. Formação reativa é o que leva o sujeito a efetuar o que é totalmente oposto àquilo que se quer rejeitar.
Verifica-se que está(ão) correta(s)
I, II, III e IV.
I, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
Sobre a teoria do desenvolvimento humano de Piaget, analise a proposições abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
Segundo Piaget, cada período do desenvolvimento é caracterizado por aquilo que o indivíduo consegue fazer de melhor nessas faixas etárias;
Segundo Piaget, todos passam por todas as fases ou períodos do desenvolvimento e na sequência sugeridas por ele;
Segundo Piaget, a divisão das fases de desenvolvimento em faixas etárias é uma referência e não uma norma rígida;
Segundo Piaget, o início e o término de cada fase de desenvolvimento dependem das características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais, sociais;
Todas as alternativas estão corretas.
O princípio de realidade, segundo Freud, é um dos dois princípios que regem o funcionamento mental. Assinale a alternativa CORRETA sobre o princípio de realidade:
Ele forma par com o princípio de inércia e modifica- o, na medida em que consegue impor-se como princípio regulador, a procura da satisfação se efetua pelos caminhos mais curtos, fazendo desvios e perpetuando o seu resultado em função das condições impostas pelo mundo interior;
Ele forma par com o princípio de prazer e modifica- o, na medida em que consegue impor-se como princípio regulador, a procura da satisfação se efetua pelos caminhos mais curtos, fazendo desvios e perpetuando o seu resultado em função das condições impostas pelo mundo exterior;
Ele forma par com o princípio de prazer e modifica- o, na medida em que consegue impor-se como princípio regulador, a procura da satisfação já não se efetua pelos caminhos mais curtos, mas faz desvios e perpetua o seu resultado em função das condições impostas pelo mundo interior;
Ele forma par com o princípio de prazer e modifica- o, na medida em que consegue impor-se como princípio regulador, a procura da satisfação já não se efetua pelos caminhos mais curtos, mas faz desvios e adia o seu resultado em função das condições impostas pelo mundo exterior;
Ele forma par com o princípio de nirvana e modifica- o, na medida em que consegue impor-se como princípio regulador, a procura da satisfação já não se efetua pelos caminhos mais curtos, mas faz desvios e adia o seu resultado em função das condições impostas pelo mundo exterior.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...