Questões sobre Teorias da Personalidade

Lista completa de Questões sobre Teorias da Personalidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre o pensamento pedagógico de Jung analise as premissas abaixo:

I. Autoconhecimento e adaptação ao mundo são dois polos em torno dos quais giram suas propostas educacionais.

II. A verdadeira educação só pode ser transmitida pela personalidade do professor, pois o que conta não é o que ensina mediante palavras e, sim, o que ele verdadeiramente é.

III. Mais do que educar a criança é necessário educar o educador, o qual, antes de buscar conhecer metodologias, precisa conhecer tanto seus próprios processos psíquicos como os do educando.

 IV. Jung propõe romper as fissuras e restabelecer a comunicação da consciência com o inconsciente, por meio da fantasia, porque o processo de individuação, embora esteja sujeito à genética, ao ambiente e à educação, depende da sintonia de cada um com sua essência.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Somente as alternativas I e IV estão corretas;

  • B.

    Somente a alternativa I, II e III estão corretas;

  • C.

    Somente as alternativas II e III estão corretas;

  • D.

    Somente as alternativas I, II e IV estão corretas;

  • E.

    Todas as alternativas estão corretas.

A respeito do complexo de Édipo, Erich Fromm, discorda de Freud e afirma que o mito de Édipo deve ser entendido, não como um símbolo do laço incestuoso entre mãe e filho, mas como:

  • A.

    O desejo inconsciente que o filho tem pela figura materna;

  • B.

    A rebelião do filho contra a autoridade do pai na família patriarcal;

  • C.

    Resultado de uma rivalidade sexual, em busca da atenção materna;

  • D.

    A necessidade da criança em manifestar sensações antagônicas de amor e ódio para com a figura do pai;

  • E.

    Resultantes do conflito entre as paixões irracionais da criança e a "realidade" representada pelos pais e a sociedade.

A metapsicologia freudiana traz os princípios, os modelos teóricos e os conceitos fundamentais da psicanálise. É um método de abordagem de acordo com o qual todo processo mental é considerado em relação a três coordenadas:

  • A.

    Pulsão, sexualidade e prazer;

  • B.

    Id, ego e superego;

  • C.

    Consciente, pulsional e inconsciente;

  • D.

    Dinâmica, topográfica e econômica;

  • E.

    Superioridade, inferioridade e normalidade.

Para Freud, este é um mecanismo mais arcaico que o recalcamento, em que o representante pulsional incômodo não é recalcado, mas o indivíduo depende dele, recusando-se a admitir que possa se tratar de uma pulsão que o atinja pessoalmente:

  • A.

    Deslocamento;

  • B.

    Recusa;

  • C.

    Isolamento;

  • D.

    Sublimação;

  • E.

    Denegação.

A fase em que o ego começa a emergir, quando as necessidades do id entram em conflito com o ambiente é chamada por Freud de:

  • A.

    Anal;

  • B.

    Fálica;

  • C.

    Oral;

  • D.

    Latência;

  • E.

    Genital.

Assinale a alternativa correta no que se refere ao autor da teoria do Complexo de Édipo:

  • A.

    Sigmund Freud;

  • B.

    Freudenberg;

  • C.

    Sigmund Rascher;

  • D.

    Frederick Heidelberg.

“A __________ se caracteriza por estimular o aparecimento de reações __________, visto que a análise sistemática da __________ é o ponto central da técnica __________”.

(EIZIRIK; LIBERMANN; COSTA, 1998, p. 68.). Qual opção contém os termos que completam, respectivamente, essa passagem?

  • A.

    psicanálise – neuróticas – sintomatologia – analítica

  • B.

    psicanálise – transferenciais – transferência – psicanalítica

  • C.

    psicoterapia breve – neuróticas – relação terapêutica – analítica

  • D. psicoterapia breve – patológicas – patologia – psicoterápica
  • E.

    terapia cognitiva – adaptativas – relação terapêutica – cognitiva

Os mecanismos de defesa propostos pela Teoria Psicanalítica de Freud auxiliam na compreensão do comportamento humano. Estes mecanismos podem ser conceituados da seguinte forma:

I. A projeção é uma atribuição a objetos externos de propriedades ou características que, ao mesmo tempo, o sujeito desconhece em si mesmo.

II. O deslocamento é o translado de características e de atributos de um determinado objeto a outro, que se encontram articulados por um elemento comum.

III. A regressão é uma reativação de antigas condutas quando o sujeito encontra-se em conflito que não consegue resolver.

IV. Formação reativa é o que leva o sujeito a efetuar o que é totalmente oposto àquilo que se quer rejeitar.

Verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, apenas.

  • C.

    II, III e IV, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III, apenas.

Sobre a teoria do desenvolvimento humano de Piaget, analise a proposições abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    Segundo Piaget, cada período do desenvolvimento é caracterizado por aquilo que o indivíduo consegue fazer de melhor nessas faixas etárias;

  • B.

    Segundo Piaget, todos passam por todas as fases ou períodos do desenvolvimento e na sequência sugeridas por ele;

  • C.

    Segundo Piaget, a divisão das fases de desenvolvimento em faixas etárias é uma referência e não uma norma rígida;

  • D.

    Segundo Piaget, o início e o término de cada fase de desenvolvimento dependem das características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais, sociais;

  • E.

    Todas as alternativas estão corretas.

O princípio de realidade, segundo Freud, é um dos dois princípios que regem o funcionamento mental. Assinale a alternativa CORRETA sobre o princípio de realidade:

  • A.

    Ele forma par com o princípio de inércia e modifica- o, na medida em que consegue impor-se como princípio regulador, a procura da satisfação se efetua pelos caminhos mais curtos, fazendo desvios e perpetuando o seu resultado em função das condições impostas pelo mundo interior;

  • B.

    Ele forma par com o princípio de prazer e modifica- o, na medida em que consegue impor-se como princípio regulador, a procura da satisfação se efetua pelos caminhos mais curtos, fazendo desvios e perpetuando o seu resultado em função das condições impostas pelo mundo exterior;

  • C.

    Ele forma par com o princípio de prazer e modifica- o, na medida em que consegue impor-se como princípio regulador, a procura da satisfação já não se efetua pelos caminhos mais curtos, mas faz desvios e perpetua o seu resultado em função das condições impostas pelo mundo interior;

  • D.

    Ele forma par com o princípio de prazer e modifica- o, na medida em que consegue impor-se como princípio regulador, a procura da satisfação já não se efetua pelos caminhos mais curtos, mas faz desvios e adia o seu resultado em função das condições impostas pelo mundo exterior;

  • E.

    Ele forma par com o princípio de nirvana e modifica- o, na medida em que consegue impor-se como princípio regulador, a procura da satisfação já não se efetua pelos caminhos mais curtos, mas faz desvios e adia o seu resultado em função das condições impostas pelo mundo exterior.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...