Questões sobre Teorias da Personalidade

Lista completa de Questões sobre Teorias da Personalidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a proposição INCORRETA.

  • A. Uma heurística é uma estratégia complexa para resolver um problema, sendo equiparada aos esquemas.
  • B. Uma heurística de disponibilidade se caracteriza como um julgamento de frequência ou probabilidade de ocorrência de um fenômeno a partir da facilidade com que o evento vem à mente.
  • C. Uma heurística de representatividade se caracteriza como uma tendência a julgar um evento como provável se ele apresentar características típicas de sua categoria.
  • D. A heurística de ajustamento é compreendida como a tendência a enfatizar a primeira informação que recebemos quando tomamos uma decisão.
  • E. Uma heurística pode ser contrastada com um conjunto mais detalhado de procedimentos.

Assinale a opção INCORRETA.

  • A. O projeto de sua psicogenética é o estudo da pessoa em sua totalidade, considerando suas relações com o meio (contextuada) e em seus diversos domínios (integrada). Contrário ao procedimento de se privilegiar um único aspecto no desenvolvimento da criança, Wallon o estudou em seus domínios afetivo, cognitivo e motor, procurando mostrar quais são, nos diferentes momentos do desenvolvimento, os vínculos entre cada um e suas implicações com o todo representado pela personalidade.
  • B. O enfoque psicogenético enfatiza a gênese das funções psicológicas, considerando o desenvolvimento como uma construção progressiva resultante da inter-relação indivíduo-meio e que apreende o desenvolvimento através de estágios. É característica de Wallon definir o desenvolvimento da pessoa em campos funcionais. O movimento, a afetividade e a inteligência constituem a tríade que o autor toma como referência constante para buscar compreender a construção do Eu, da personalidade e do homem enquanto ser biológico e social.
  • C. A primeira função do movimento, apontada por Wallon em sua psicogenética no estágio tônico-emocional, é a de promotora do vínculo social. O autor vê, na agitação e choro do bebê, um recurso que mobiliza o adulto emocionalmente a fim de que as necessidades da criança sejam seguramente atendidas. Este é um mecanismo bem primitivo do neonato, que, dada a imperícia inicial de sua motricidade, apela ao outro para garantir o elo e os cuidados necessários à sua sobrevivência.
  • D. Para Wallon, ocorre uma alternância dos campos funcionais no decorrer dos estágios entre a afetividade e a cognição. A primeira, especialmente implicada na construção do sujeito, predomina nos estágios impulsivoemocional, tônico-emocional, personalística e na puberdade e adolescência. Já a cognição, especialmente implicada na construção do mundo, apresenta-se predominantemente nos estágios sensitivo-motor e escolar ou categorial.
  • E. Ao fato de os recursos alternarem-se entre si durante o processo dá-se o nome de alternância funcional. Essa alternância significa que as aquisições e construções de cada uma das etapas não se perdem mas vão sendo incorporadas e vão-se integrando, trazendo inúmeras e novas possibilidades para as relações da criança com o outro e com o mundo físico dos objetos. As funções recentemente adquiridas têm supremacia sobre as mais antigas, mas não as fazem desaparecer, apenas exercem controle sobre eles, integrando-os. Essa é a chamada integração estrutural.

Leia as proposições abaixo.

I. Para Kohlberg, nossa maneira de pensar sobre as questões morais reflete nosso desenvolvimento afetivo e expressa a constituição de uma moralidade heterônima;

II. A moralidade pré-convencional é o estágio em que o controle é externo e as regras são respeitadas para evitar punição ou por interesse próprio;

III. Na moralidade convencional, os padrões das figuras de autoridade são internalizados;

IV. Na moralidade pós-convencional, as pessoas seguem princípios morais internalizados de correção, imparcialidade e de justiça a partir dos quais podem escolher entre padrões morais conflitantes.

Assinale a opção CORRETA.

  • A. Todas as proposições são corretas.
  • B. Somente as proposições I, II e III estão corretas.
  • C. Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
  • D. Somente as proposições II, III e IV estão corretas.
  • E. Todas as proposições estão incorretas.

Assinale a opção INCORRETA.

  • A. O microssistema é um ambiente em que uma pessoa interage bidirecionalmente com os outros de forma direta e cotidiana.
  • B. O mesossistema é um sistema de ligação entre dois ou mais ambientes dos quais uma pessoa faz parte.
  • C. O exossistema é um sistema de ligação entre dois ou mais ambientes, diferenciando-se do mesossistema em função da dimensão temporal.
  • D. O macrossistema é o sistema de padrões culturais que envolve todos os microssistemas, mesossistemas e exossistemas de uma sociedade.
  • E. O cronossistema é o sistema que mostra os efeitos das condições temporais constituintes dos microssistemas, mesossistemas, exossistemas e macrossistemas.

Leia as proposições e assinale a opção CORRETA.

I. Segundo Freud, um acontecimento fundamental no desenvolvimento psicossexual ocorre durante a fase fálica, quando a zona de prazer se desloca para os órgãos genitais;

II. A fase de latência se desenvolve na segunda infância e é caracterizada por uma grande curiosidade sexual;

III. O aparelho psíquico para Freud está dividido em três seguimentos: Es, Ich, Über Ich, cujo surgimento ocorre na sequência supramencionada;

IV. Os mecanismos de defesa do Ego são processos inconscientes que visam obstar a ameaça da ansiedade.

  • A. Somente as proposições I, II e III estão corretas.
  • B. Somente as proposições I, III e IV estão corretas.
  • C. Somente as proposições II, III e IV estão corretas.
  • D. Somente as proposições II e IV estão corretas.
  • E. Somente as proposições I e III estão corretas.

Leia as proposições abaixo.

I. A pesquisa construcionista social ocupa-se principalmente de explicar os processos pelos quais as pessoas descrevem, explicam, ou, de alguma forma, dão conta do mundo em que vivem (incluindo-se a si mesmas);

II. O construcionismo constitui um desafio significativo à compreensão convencional, sendo uma orientação tanto em relação ao conhecimento quanto ao caráter dos constructos psicológicos;

III. Embora as raízes do construcionismo possam ser rastreadas há bom tempo nos debates entre as escolas de pensamento empirista e racionalista, o construcionismo busca ultrapassar o dualismo com o qual ambas as teorias estejam comprometidas e situar o conhecimento no interior dos processos de intercâmbio social;

IV. O construcionismo propõe o abandono da crença de que as categorias ou os entendimentos recebem seu aval através da observação. Convida, portanto, a desafiar as bases objetivas do conhecimento convencional.

Assinale a opção CORRETA.

  • A. Todas as proposições estão corretas.
  • B. Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
  • C. Somente as proposições I, II e III estão corretas.
  • D. Somente as proposições II, III e IV estão corretas.
  • E. Todas as proposições estão incorretas.

Assinale a opção que apresenta a proposição CORRETA.

  • A. O comportamentalismo metodológico surge como uma proposta teórica da Psicologia que desconsidera, para efeito de estudo, a validade de estudos empíricos.
  • B. Para Skinner, a inacessibilidade de sentimentos e pensamentos à observação pública direta os exclui do campo de interesses de uma ciência do comportamento.
  • C. O behaviorismo radical admite o estudo de fenômenos como sentimentos e pensamentos (abordados com o conceito de “privados”), admite a interpretação como método para lidar cientificamente com problemas dessa ordem e adota um critério instrumental de verdade na avaliação de enunciados científicos sobre quaisquer fenômenos.
  • D. O comportamentalismo radical de Skinner adota os critérios verificacionistas do comportamentalismo metodológico.
  • E. Watson inaugura a Psicologia comportamental, superando a visão de comportamento reflexo presente no trabalho de Pavlov.

A partir das divisões e aportes teóricos psicanalíticos, analise as premissas abaixo, referentes ao ciclo vital da adolescência.

I. Puberdade e adolescência são processos físicos e psíquicos que ocorrem no mesmo período, de forma simultânea, considerados um causa do outro.

II. A pré-adolescência surge com o incremento do que é da ordem da pré-genitalidade, lançando mão de formas já conhecidas de satisfação libidinal. É o retorno do conhecido frente ao novo tão intenso, assustador e, ao mesmo tempo, fascinante que se coloca diante do pré-adolescente: a puberdade.

III. A pressão que a mãe pré-edípica exerce sobre a menina pré-adolescente é forte e é preciso resistir mais uma vez à vontade de voltar para aquela relação de díade experimentada com a mãe, muitas vezes utilizando a desqualificação e o ataque à figura materna, a fim de poder voltar-se para investimentos referentes à heterossexualidade, e, somente mais tarde, poder investir em um movimento identificatório com a mãe, na busca pela feminilidade.

IV. Na adolescência, as etapas do desenvolvimento psicossexual são revividas, fazendo com que o jovem evolua da etapa do autoerotismo até a escolha do objeto. Ao ocupar o lugar de preliminares, as pulsões parciais da pré-genitalidade delegam um lugar primeiro ao prazer obtido no encontro com o outro, no exercício da genitalidade, portanto, o objeto de investimento privilegiado é da ordem do exogâmico e extrafamiliar. Essas transformações ocorrem de forma gradual, e por vezes, marcada por retrocessos.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Somente as alternativas I, II e III estão corretas;

  • B.

    Somente as alternativas II e IV estão corretas;

  • C.

    Somente as alternativas I e III estão corretas;

  • D. Somente as alternativas II, III e IV estão corretas;
  • E.

    Todas as alternativas estão corretas.

Analisando as diferentes teorias da Psicologia, assinale a alternativa incorreta quanto ao tema relação professor aluno e a aprendizagem.

  • A.

    Nos estudos de Wallon se destaca a importância de uma disciplina diferente da que a criança recebe em casa, ainda na escola maternal, além da relação pessoal entre ela e seu educador. Para isso, é de fundamental importância que o professor esteja consciente de sua responsabilidade, tomando decisões de acordo com os valores morais e as relações sociais de sua época, considerando, ainda, as condições de vida familiar e social de seus alunos.

  • B.

    Na perspectiva psicanalítica, a ideia de transferência mostra que aquele professor em especial foi “investido” pelo desejo daquele aluno. E foi a partir desse “investimento” que a palavra do professor ganhou poder, passando a ser escutada.

  • C.

    Garder acredita que a união entre aprendizagem e afeto não deve ser realizada, sob o risco de fechar-se definitivamente o caminho para a explicação das causas do próprio pensamento, pois a análise do pensamento pressupõe, necessariamente a revelação dos motivos, necessidades, interesses, que orientam o seu movimento.

  • D.

    Para Piaget são os esquemas afetivos construídos na inter-relação da criança com o seu meio que vão formar o caráter da criança, e o sentimento de respeito que a criança nutre em relação a outras pessoas. Daí a importância do respeito mútuo e de ser trabalhada a busca da autonomia, o exercício da cooperação na convivência em grupo.

  • E.

    Bruner afirma que os alunos têm, primeiramente, a noção de que o professor é aquele que detém todo o conhecimento respeitante à matéria em estudo, e, mais tarde, se forem criadas as condições para tal, começam a perceber que podem usufruir também do conhecimento veiculado pelos seus colegas e do seu próprio trabalho de pesquisa, a fim de poderem aceder à construção do seu próprio conhecimento.

O conceito de personalidade total ou psique é um aspecto central da psicologia junguiana. Esta totalidade não se obtém colocando as partes lado a lado, à maneira de um quebra cabeça, está presente desde o começo, embora leve tempo para amadurecer. O princípio organizador da personalidade é um arquétipo a que Jung deu o nome de:

  • A.

    Persona;

  • B.

    Self;

  • C.

    Sombra;

  • D.

    Anima;

  • E.

    Animus.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...