Lista completa de Questões sobre Teorias da Personalidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a proposição INCORRETA.
Assinale a opção INCORRETA.
Leia as proposições abaixo.
I. Para Kohlberg, nossa maneira de pensar sobre as questões morais reflete nosso desenvolvimento afetivo e expressa a constituição de uma moralidade heterônima;
II. A moralidade pré-convencional é o estágio em que o controle é externo e as regras são respeitadas para evitar punição ou por interesse próprio;
III. Na moralidade convencional, os padrões das figuras de autoridade são internalizados;
IV. Na moralidade pós-convencional, as pessoas seguem princípios morais internalizados de correção, imparcialidade e de justiça a partir dos quais podem escolher entre padrões morais conflitantes.
Assinale a opção CORRETA.
Assinale a opção INCORRETA.
Leia as proposições e assinale a opção CORRETA.
I. Segundo Freud, um acontecimento fundamental no desenvolvimento psicossexual ocorre durante a fase fálica, quando a zona de prazer se desloca para os órgãos genitais;
II. A fase de latência se desenvolve na segunda infância e é caracterizada por uma grande curiosidade sexual;
III. O aparelho psíquico para Freud está dividido em três seguimentos: Es, Ich, Über Ich, cujo surgimento ocorre na sequência supramencionada;
IV. Os mecanismos de defesa do Ego são processos inconscientes que visam obstar a ameaça da ansiedade.
Leia as proposições abaixo.
I. A pesquisa construcionista social ocupa-se principalmente de explicar os processos pelos quais as pessoas descrevem, explicam, ou, de alguma forma, dão conta do mundo em que vivem (incluindo-se a si mesmas);
II. O construcionismo constitui um desafio significativo à compreensão convencional, sendo uma orientação tanto em relação ao conhecimento quanto ao caráter dos constructos psicológicos;
III. Embora as raízes do construcionismo possam ser rastreadas há bom tempo nos debates entre as escolas de pensamento empirista e racionalista, o construcionismo busca ultrapassar o dualismo com o qual ambas as teorias estejam comprometidas e situar o conhecimento no interior dos processos de intercâmbio social;
IV. O construcionismo propõe o abandono da crença de que as categorias ou os entendimentos recebem seu aval através da observação. Convida, portanto, a desafiar as bases objetivas do conhecimento convencional.
Assinale a opção CORRETA.
Assinale a opção que apresenta a proposição CORRETA.
A partir das divisões e aportes teóricos psicanalíticos, analise as premissas abaixo, referentes ao ciclo vital da adolescência.
I. Puberdade e adolescência são processos físicos e psíquicos que ocorrem no mesmo período, de forma simultânea, considerados um causa do outro.
II. A pré-adolescência surge com o incremento do que é da ordem da pré-genitalidade, lançando mão de formas já conhecidas de satisfação libidinal. É o retorno do conhecido frente ao novo tão intenso, assustador e, ao mesmo tempo, fascinante que se coloca diante do pré-adolescente: a puberdade.
III. A pressão que a mãe pré-edípica exerce sobre a menina pré-adolescente é forte e é preciso resistir mais uma vez à vontade de voltar para aquela relação de díade experimentada com a mãe, muitas vezes utilizando a desqualificação e o ataque à figura materna, a fim de poder voltar-se para investimentos referentes à heterossexualidade, e, somente mais tarde, poder investir em um movimento identificatório com a mãe, na busca pela feminilidade.
IV. Na adolescência, as etapas do desenvolvimento psicossexual são revividas, fazendo com que o jovem evolua da etapa do autoerotismo até a escolha do objeto. Ao ocupar o lugar de preliminares, as pulsões parciais da pré-genitalidade delegam um lugar primeiro ao prazer obtido no encontro com o outro, no exercício da genitalidade, portanto, o objeto de investimento privilegiado é da ordem do exogâmico e extrafamiliar. Essas transformações ocorrem de forma gradual, e por vezes, marcada por retrocessos.
Assinale a alternativa correta:
Somente as alternativas I, II e III estão corretas;
Somente as alternativas II e IV estão corretas;
Somente as alternativas I e III estão corretas;
Todas as alternativas estão corretas.
Analisando as diferentes teorias da Psicologia, assinale a alternativa incorreta quanto ao tema relação professor aluno e a aprendizagem.
Nos estudos de Wallon se destaca a importância de uma disciplina diferente da que a criança recebe em casa, ainda na escola maternal, além da relação pessoal entre ela e seu educador. Para isso, é de fundamental importância que o professor esteja consciente de sua responsabilidade, tomando decisões de acordo com os valores morais e as relações sociais de sua época, considerando, ainda, as condições de vida familiar e social de seus alunos.
Na perspectiva psicanalítica, a ideia de transferência mostra que aquele professor em especial foi investido pelo desejo daquele aluno. E foi a partir desse investimento que a palavra do professor ganhou poder, passando a ser escutada.
Garder acredita que a união entre aprendizagem e afeto não deve ser realizada, sob o risco de fechar-se definitivamente o caminho para a explicação das causas do próprio pensamento, pois a análise do pensamento pressupõe, necessariamente a revelação dos motivos, necessidades, interesses, que orientam o seu movimento.
Para Piaget são os esquemas afetivos construídos na inter-relação da criança com o seu meio que vão formar o caráter da criança, e o sentimento de respeito que a criança nutre em relação a outras pessoas. Daí a importância do respeito mútuo e de ser trabalhada a busca da autonomia, o exercício da cooperação na convivência em grupo.
Bruner afirma que os alunos têm, primeiramente, a noção de que o professor é aquele que detém todo o conhecimento respeitante à matéria em estudo, e, mais tarde, se forem criadas as condições para tal, começam a perceber que podem usufruir também do conhecimento veiculado pelos seus colegas e do seu próprio trabalho de pesquisa, a fim de poderem aceder à construção do seu próprio conhecimento.
O conceito de personalidade total ou psique é um aspecto central da psicologia junguiana. Esta totalidade não se obtém colocando as partes lado a lado, à maneira de um quebra cabeça, está presente desde o começo, embora leve tempo para amadurecer. O princípio organizador da personalidade é um arquétipo a que Jung deu o nome de:
Persona;
Self;
Sombra;
Anima;
Animus.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...