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A modelagem de cargos é um tema importante na abordagem do desenvolvimento e treinamento de pessoal nas empresas. Sua definição envolve a especificação do conteúdo de cada cargo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos da empresa ou organização. Atualmente, existem três modelos de desenho de cargos:
O Desenvolvimento Organizacional (DO) se caracteriza por uma série de intervenções na organização com o objetivo de aumentar a eficácia da organização e o bem-estar dos funcionários. Respeito pelas pessoas, confiança e apoio, confrontação e participação são os valores que alicerçam esse modo de intervenção. Existem técnicas diferentes de DO que servem para a produção de mudança numa instituição.
Com base nessas informações, analise as situações a seguir.
Situação A: Durante o momento de crise econômica, a empresa Y promoveu encontros com seus funcionários, incentivando-os a falar de seu orgulho em trabalhar na organização, apontando os pontos fortes da empresa, e a pensar em uma visão de como a empresa poderia agir para superar a crise e se fortalecer no futuro.
Situação B: Uma universidade particular, que representa um ensino superior de ponta no país, promoveu uma série de sessões de treinamento entre os professores de sistema de informação, ciências sociais e psicologia. Essas sessões focaram nas diferenças entre as profissões e os departamentos para tratar dos estereótipos criados por cada um dos participantes sobre a sua e as demais profissões, com o intuito de possibilitar um maior diálogo entre os profissionais.
Essas duas situações exemplificam as seguintes técnicas de DO:
construção de equipes e desenvolvimento intergrupos
consultoria de processo e levantamento de feedback
investigação apreciativa e desenvolvimento intergrupos
treinamento de sensibilidade e investigação apreciativa
levantamento de feedback e treinamento de sensibilidade
Uma empresa de telemarketing tem o objetivo de aumentar a satisfação de seus clientes em relação ao atendimento pessoal. A partir de uma estratégia relativa à gestão de competências, é necessário mapear as lacunas de competências apresentadas na organização para se chegar a esse objetivo.
Para realização da análise requerida, é necessário ater-se de antemão ao fato de quea gestão de competências visa a eliminar ou minimizar o gap de competências.
a descrição de competências apresenta uma abstração relativa ao desejado e exigido pela organização ao trabalhador.
as competências são o conjunto de conhecimento e atitudes do trabalhador para exercer uma atividade.
as atitudes são as capacidades de as pessoas usarem o conhecimento para atingir os objetivos prescritos.
as atitudes correspondem diretamente à integração das informações recebidas pelas pessoas em ambiente de trabalho.
Psicologia - Treinamento e desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que concerne a avaliação e gestão de desempenho, julgue os próximos itens.
As escalas de avaliação ancoradas em comportamentos seguem os pressupostos da abordagem relativa do desempenho, visto que elas procuram enfatizar comportamentos e atributos individuais como evidências de desempenho no trabalho.
Psicologia - Treinamento e desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito da análise e do desenvolvimento organizacional, julgue os itens subsecutivos.
A reunião de confrontação é a principal técnica de desenvolvimento organizacional que provoca mudanças nas relações intergrupais.
Psicologia - Treinamento e desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito da análise e do desenvolvimento organizacional, julgue os itens subsecutivos.
Quando consultores ajudam membros da organização a compreender e a mudar a maneira de se trabalhar, evidencia-se a aplicação da técnica de análise transacional.
Psicologia - Treinamento e desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito da análise e do desenvolvimento organizacional, julgue os itens subsecutivos.
A sensibilização é uma técnica de desenvolvimento organizacional voltada para os estilos e os conteúdos da comunicação nas organizações.
Psicologia - Treinamento e desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito da análise e do desenvolvimento organizacional, julgue os itens subsecutivos.
O feedback de levantamento é adequado para se abordar cada indivíduo na organização, o que favorece a mudança e a inovação.
Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, a qual deve abordar, no mínimo, as condições de trabalho, que incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho, ao
Psicologia - Treinamento e desenvolvimento - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2013
Dentre os vários métodos de treinamento, há aquele no qual se apresenta um tipo de simulação em que o trainee finge estar realizando uma tarefa. Tal método tem o nome de
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