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Psicologia - Treinamento e desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere a políticas e práticas de treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações, julgue os itens seguintes.
As ações e programas de desenvolvimento de pessoas nas organizações contribuem para a instauração de clima de aprendizagem, o fortalecimento de vantagem competitiva e a motivação e melhoria do desempenho.
Após a aplicação de um treinamento em uma dada empresa foram aplicados, aos participantes, testes objetivos e de respostas abertas. Estes são instrumentos de medição e avaliação de
inteligência.
habilidades.
atitudes.
comportamentos.
conhecimento.
A técnica de treinamento em que os participantes assumem os papéis e representam as pessoas envolvidas em determinado caso e que apresenta a vantagem de possibilitar ao treinando a oportunidade de sentir a opinião e os sentimentos dos outros é denominada
estudo de caso.
simulação.
on the job.
espelhamento.
role playing.
Psicologia - Treinamento e desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito da psicodinâmica do trabalho para a gestão da carreira, campo de atuação do psicólogo organizacional, assinale a opção correta.
Considerando-se as contradições entre o dizer-falar e o ouvirescutar, o sofrimento no processo de construção da carreira deve ser amplamente discutido, contribuindo, assim, para a manutenção do sistema defensivo da organização.
A clínica do trabalho objetiva a orientação profissional, promovendo a prevenção do sofrimento no trabalho e a mobilidade no cargo.
Os treinamentos gerenciais devem focar no conhecimento para o reconhecimento, desenvolvendo competências de feedback, orientação, suporte e supervisão das equipes de trabalho.
Espaços para gestão coletiva da organização do trabalho devem ser criados, de modo que haja participação dos gestores.
É indispensável que se desenvolvam estratégias para a avaliação quantitativa do trabalho invisível, favorecendo o reconhecimento e a retenção dos talentos.
Psicologia - Treinamento e desenvolvimento - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Atualmente a competitividade das organizações está diretamente relacionada com o conhecimento. Devido a isso, é fundamental saber consolidar e reciclar o conhecimento entre os funcionários. Sobre as ações de Treinamento e Desenvolvimento é correto afirmar:
Treinamento pode ser definido como um processo educacional de longo prazo que prepara a pessoa para o ambiente, dentro ou fora do trabalho.
Treinamento envolve um processo composto, basicamente, por quatro etapas: LNT, Programação, Execução, Avaliação dos resultados.
O diagnóstico de treinamento deve ser efetuado em dois níveis: da organização total e das operações e tarefas.
Cálculo do Retorno Sobre o Investimento (ROI) é um indicador de pequena relevância para se justificar os programas de treinamento.
A educação corporativa compreende um processo educativo e um sistema de desenvolvimento de pessoas cujos objetivos são:
I. desenvolver competências nos colaboradores da organização.
II. promover a gestão de conhecimento da organização.
III. desenvolver e qualificar os profissionais da organização.
Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que
A execução do treinamento pode ser feita em diferentes locais. A esse respeito considere os itens a seguir:
I. No próprio local de trabalho do colaborador. O treinamento é executado onde o funcionário trabalha e enquanto trabalha.
II. Na empresa, mas fora do local do trabalho.
III. Fora da empresa. O treinamento é executado numa instituição externa.
Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que
A execução do treinamento exige a aplicação de várias técnicas. Qual das técnicas citadas a seguir se enquadra nessa afirmativa?
Existem autores especialistas em aprendizagem organizacional que afirmam que o incremento na quantidade de informações disponíveis em uma organização, por si só, não promove a aprendizagem corporativa.
Essa afirmação se sustenta porque a(o)
Num programa de treinamento bem planejado, é necessário fazer um levantamento das necessidades de treinamento.
Nesse sentido, considere as afirmações abaixo sobre a avaliação dessas necessidades.
I - Na etapa do levantamento das necessidades de treinamento, devem-se considerar os objetivos da empresa e como eles são cumpridos com relação ao desempenho de seus funcionários, pois a análise dos objetivos da organização pode fornecer indicações do tipo de treinamento necessário.
II - Na etapa do levantamento das necessidades de treinamento, é preciso avaliar a natureza das tarefas envolvidas em cada atividade, podendo ser preciso recomendar uma análise do trabalho para indicar as tarefas principais e as CHAO necessárias para execução de cada tarefa.
III - Na etapa do levantamento das necessidades de treinamento, não é preciso avaliar os trabalhadores em si, pois isso foi feito durante o processo seletivo, que é o responsável por garantir a presença das CHAO nos trabalhadores a serem treinados.
Está correto o que se afirma em
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