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Psicologia - Treinamento e desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Sistemas de avaliação de desempenho estão se tornando cada vez mais importantes na atualidade. A diminuição das oportunidades de emprego e a acelerada perda de validade dos conhecimentos adquiridos por profissionais de todas as áreas vêm tornando o feedback avaliativo uma importante atividade de desenvolvimento de pessoas nas organizações. Acerca de avaliação de desempenho, julgue os itens subseqüentes.
Treinamentos de avaliadores para reduzir a ocorrência de erros de avaliação, conforme relatos de pesquisa, diminuem a precisão de seus julgamentos sobre o desempenho de outras pessoas.
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Nas organizações, diversos indicadores negativos têm gerado preocupações crescentes para gestores do trabalho. Tais indicadores aparecem sob as formas de rotatividade de pessoal, absenteísmo, incidência de agravos à saúde e licenças médicas. Tendo em vista esse cenário de inquietação organizacional, as empresas e instituições públicas têm implementado os programas de qualidade de vida no trabalho (QVT). Com base na temática de QVT, julgue os seguintes itens.
Tendo em vista o sucesso de um programa de QVT, a cultura organizacional não deve ser orientada para desvendar o potencial criativo dos trabalhadores e, muito menos, para a participação efetiva dos trabalhadores no processo de tomada de decisão que afete o bem-estar individual e coletivo.
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As organizações oferecem programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas com a finalidade de oportunizar aprendizagem contínua a todos os seus integrantes. Os investimentos nessa área são vultosos e cada vez maiores em organizações nacionais e estrangeiras. A respeito do treinamento em organizações e suas implicações, julgue os seguintes itens.
A avaliação do efeito de treinamentos no nível individual abrange as reações (satisfação do participante com o treinamento), a aprendizagem (nível de alcance dos objetivos instrucionais ou grau com que o indivíduo adquiriu os conhecimentos, as habilidades e atitudes descritas nos objetivos instrucionais) e o comportamento (aplicação do aprendido no trabalho ou transferência de treinamento).
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As organizações oferecem programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas com a finalidade de oportunizar aprendizagem contínua a todos os seus integrantes. Os investimentos nessa área são vultosos e cada vez maiores em organizações nacionais e estrangeiras. A respeito do treinamento em organizações e suas implicações, julgue os seguintes itens.
A transferência de treinamento para o trabalho depende da qualidade do projeto instrucional, das características dos indivíduos treinados e do nível de aprendizagem alcançado pelo treinando, porém independe do ambiente de trabalho.
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As organizações oferecem programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas com a finalidade de oportunizar aprendizagem contínua a todos os seus integrantes. Os investimentos nessa área são vultosos e cada vez maiores em organizações nacionais e estrangeiras. A respeito do treinamento em organizações e suas implicações, julgue os seguintes itens.
A avaliação de necessidades no nível individual descreve as tarefas e habilidades exigidas pelos trabalhos e tem como objetivo avaliar se e quanto os indivíduos sabem executar essas atividades.
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As organizações oferecem programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas com a finalidade de oportunizar aprendizagem contínua a todos os seus integrantes. Os investimentos nessa área são vultosos e cada vez maiores em organizações nacionais e estrangeiras. A respeito do treinamento em organizações e suas implicações, julgue os seguintes itens.
A avaliação de necessidades de treinamento é realizada somente com o intuito de identificar quais empregados precisam de treinamento.
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Com base nos fundamentos e fatos científicos da psicologia social e do desenvolvimento, julgue os itens que se seguem.
Na avaliação de efeitos de programas de treinamento de pessoal, bem como na de programas de adesão a tratamento, é útil a medida da relação entre resultados obtidos e variáveis como auto-eficácia, desejabilidade social e expectativa de resultado, construtos psicológicos com forte valor preditivo.
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Com relação ao treinamento como processo de aprendizagem continuada, julgue os itens subseqüentes.
A aprendizagem organizacional é diretamente influenciada pelo perfil sociopsíquico dos trabalhadores a serem qualificados.
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Com relação ao treinamento como processo de aprendizagem continuada, julgue os itens subseqüentes.
O desenvolvimento gerencial depende diretamente das habilidades desenvolvidas por meio de estratégias de educação continuada.
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Com relação ao treinamento como processo de aprendizagem continuada, julgue os itens subseqüentes.
O treinamento de sensibilização deve ser promovido para potencializar as relações interpessoais.
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