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Psicologia - Treinamento e desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A competência ou desempenho exemplar depende de múltiplas variáveis. Algumas delas são relativas a condições ambientais e outras, a características individuais. A respeito de treinamento e suporte organizacional, julgue os itens que se seguem.
Um levantamento sistemático de necessidades de treinamento compreende a avaliação de necessidades em três níveis: organizacional, das tarefas e individual. A avaliação de necessidades individuais é definida como a mensuração e o julgamento dos gaps de competências do colaborador ou das discrepâncias de desempenho apresentadas pelo colaborador e descritas em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes.
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A competência ou desempenho exemplar depende de múltiplas variáveis. Algumas delas são relativas a condições ambientais e outras, a características individuais. A respeito de treinamento e suporte organizacional, julgue os itens que se seguem.
A taxionomia de objetivos educacionais proposta por Bloom e colaboradores é ferramenta útil para a confecção de desenhos instrucionais. Esse sistema classifica os resultados de aprendizagem de acordo com três domínios: cognitivo, afetivo ou atitudinal e psicomotor. Esses resultados são hierarquizados de acordo com determinados princípios organizadores. O domínio cognitivo tem como princípios organizadores a automatização e a internalização de conhecimentos.
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A competência ou desempenho exemplar depende de múltiplas variáveis. Algumas delas são relativas a condições ambientais e outras, a características individuais. A respeito de treinamento e suporte organizacional, julgue os itens que se seguem.
Suporte gerencial e psicossocial à transferência de treinamento e suporte material ao uso de novas habilidades no trabalho são variáveis relativas a condições internas de aprendizagem, inerentes ao aprendiz.
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A competência ou desempenho exemplar depende de múltiplas variáveis. Algumas delas são relativas a condições ambientais e outras, a características individuais. A respeito de treinamento e suporte organizacional, julgue os itens que se seguem.
Treinamentos são ações ou processos organizacionais de indução de aprendizagem. Um planejamento instrucional visa criar condições ou situações externas ao indivíduo que facilitem a aprendizagem e a transferência de treinamento. Essas condições incluem a escolha dos modos de entrega da instrução, de mídias ou meios de ensino, da seqüência de conteúdos e das estratégias de ensino.
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A equipe de gestão de pessoas de uma grande empresa do setor bancário recebeu a demanda de treinar 30 mil pessoas para a venda de dois novos produtos. Os produtos serão lançados em três meses, e todos os empregados lotados nas agências deverão habilitar-se para vendê-los até a data de lançamento. Como subsídio para iniciar o trabalho, a equipe recebeu uma listagem de nomes dos empregados por setor de trabalho e a descrição dos novos produtos do banco. A empresa tem suas unidades dispersas em todo o território nacional e vem lançando vários produtos no mercado nos últimos anos. Todos os empregados que participarão do treinamento possuem um computador pessoal de última geração em sua mesa de trabalho, conectado a uma rede interna e à Internet. A escolaridade predominante na organização é o terceiro grau completo e todos estão familiarizados com o uso de computador, pois costumam comunicar-se internamente usando intranet, fóruns de discussão e chats e fazem pesquisas de trabalho por meio da Internet. A venda dos produtos compreende atividades complexas de operação de novos sistemas informatizados de apoio e de análise de múltiplas variáveis referentes ao cenário econômico do país e ao perfil dos clientes do banco.
Com relação à situação hipotética descrita acima e às práticas de treinamento, julgue os itens a seguir.
Nessa situação, é insuficiente enviar aos empregados do banco um manual de instruções acerca das técnicas de venda e operação dos sistemas informatizados relativos aos produtos.
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A equipe de gestão de pessoas de uma grande empresa do setor bancário recebeu a demanda de treinar 30 mil pessoas para a venda de dois novos produtos. Os produtos serão lançados em três meses, e todos os empregados lotados nas agências deverão habilitar-se para vendê-los até a data de lançamento. Como subsídio para iniciar o trabalho, a equipe recebeu uma listagem de nomes dos empregados por setor de trabalho e a descrição dos novos produtos do banco. A empresa tem suas unidades dispersas em todo o território nacional e vem lançando vários produtos no mercado nos últimos anos. Todos os empregados que participarão do treinamento possuem um computador pessoal de última geração em sua mesa de trabalho, conectado a uma rede interna e à Internet. A escolaridade predominante na organização é o terceiro grau completo e todos estão familiarizados com o uso de computador, pois costumam comunicar-se internamente usando intranet, fóruns de discussão e chats e fazem pesquisas de trabalho por meio da Internet. A venda dos produtos compreende atividades complexas de operação de novos sistemas informatizados de apoio e de análise de múltiplas variáveis referentes ao cenário econômico do país e ao perfil dos clientes do banco.
Com relação à situação hipotética descrita acima e às práticas de treinamento, julgue os itens a seguir.
Os cursos que forem planejados deverão ser realizados na modalidade presencial, em razão da grande dispersão geográfica da clientela-alvo.
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A equipe de gestão de pessoas de uma grande empresa do setor bancário recebeu a demanda de treinar 30 mil pessoas para a venda de dois novos produtos. Os produtos serão lançados em três meses, e todos os empregados lotados nas agências deverão habilitar-se para vendê-los até a data de lançamento. Como subsídio para iniciar o trabalho, a equipe recebeu uma listagem de nomes dos empregados por setor de trabalho e a descrição dos novos produtos do banco. A empresa tem suas unidades dispersas em todo o território nacional e vem lançando vários produtos no mercado nos últimos anos. Todos os empregados que participarão do treinamento possuem um computador pessoal de última geração em sua mesa de trabalho, conectado a uma rede interna e à Internet. A escolaridade predominante na organização é o terceiro grau completo e todos estão familiarizados com o uso de computador, pois costumam comunicar-se internamente usando intranet, fóruns de discussão e chats e fazem pesquisas de trabalho por meio da Internet. A venda dos produtos compreende atividades complexas de operação de novos sistemas informatizados de apoio e de análise de múltiplas variáveis referentes ao cenário econômico do país e ao perfil dos clientes do banco.
Com relação à situação hipotética descrita acima e às práticas de treinamento, julgue os itens a seguir.
Conforme teorias objetivistas de desenho instrucional, será necessário identificar e descrever as competências relacionadas à venda dos produtos quanto a conhecimentos, habilidades e atitudes, de modo a possibilitar a elaboração dos objetivos instrucionais e o planejamento de cursos, para fins de definição do plano de ensino.
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A equipe de gestão de pessoas de uma grande empresa do setor bancário recebeu a demanda de treinar 30 mil pessoas para a venda de dois novos produtos. Os produtos serão lançados em três meses, e todos os empregados lotados nas agências deverão habilitar-se para vendê-los até a data de lançamento. Como subsídio para iniciar o trabalho, a equipe recebeu uma listagem de nomes dos empregados por setor de trabalho e a descrição dos novos produtos do banco. A empresa tem suas unidades dispersas em todo o território nacional e vem lançando vários produtos no mercado nos últimos anos. Todos os empregados que participarão do treinamento possuem um computador pessoal de última geração em sua mesa de trabalho, conectado a uma rede interna e à Internet. A escolaridade predominante na organização é o terceiro grau completo e todos estão familiarizados com o uso de computador, pois costumam comunicar-se internamente usando intranet, fóruns de discussão e chats e fazem pesquisas de trabalho por meio da Internet. A venda dos produtos compreende atividades complexas de operação de novos sistemas informatizados de apoio e de análise de múltiplas variáveis referentes ao cenário econômico do país e ao perfil dos clientes do banco.
Com relação à situação hipotética descrita acima e às práticas de treinamento, julgue os itens a seguir.
Um levantamento completo de necessidades de treinamento para avaliar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes dos empregados do banco relacionados aos novos produtos é parte imprescindível do trabalho de formulação de um programa de treinamento para dimensionar a demanda.
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O trabalho do psicólogo em organizações demanda conhecimentos específicos sobre técnicas de recrutamento, seleção, treinamento, avaliação e remanejamento de pessoal. Considerando que seu trabalho pode incluir a realização ou assessoria para realização desses processos, julgue os itens a seguir.
O treinamento é uma oportunidade de aprendizagem com objetivos de preparar o empregado de forma sistemática para desempenhar novas funções e adaptar suas habilidades para utilizar novas tecnologias no trabalho.
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Treinamento, desenvolvimento e educação vêm-se tornando atividades cada vez mais vitais para as organizações modernas. No Brasil, há cerca de 200 universidades corporativas, criadas por empresas dos mais diversos ramos da economia para propiciar oportunidades de educação contínua e permanente para seus colaboradores internos e externos. As organizações modernas têm investido grande soma de recursos financeiros para educar, treinar, qualificar e desenvolver continuamente os seus colaboradores internos e externos. Acerca das mudanças no mundo do trabalho e nas organizações em face do foco em treinamento, julgue os itens que se seguem.
Treinamentos são realizados pelas organizações com a expectativa de que os participantes tornem-se capazes de transferir novas aprendizagens para o trabalho. A transferência de treinamento, entretanto, independe completamente das características do projeto ou desenho do treinamento.
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