Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Projeto a ser desenvolvido ou objetivo a ser alcançado, membros, tecnologia ou formas de desempenho das tarefas associadas às ferramentas utilizadas caracterizam equipes
de desenvolvimento.
temporárias.
de solução de problemas.
multifuncionais.
de trabalho.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação à pluralidade ou diversidade cultural nas organizações, assinale a opção correta.
Preconceito refere-se à generalização de crenças acerca das características positivas, negativas ou neutras de pessoas e grupos sociais que atuam nas organizações.
A igualdade de oportunidades, o tratamento igualitário e o cumprimento de requisitos legais nas organizações são exemplos de ações da gestão da diversidade baseada no acesso e legitimidade.
Estereotipia organizacional refere-se a uma atitude negativa das pessoas, com grande carga afetiva, em relação às características de outras pessoas ou grupos sociais atuantes nas organizações identificadas como fraquezas.
A gestão da diversidade baseada na discriminação e justiça focaliza aspectos como equiparação das diferenças e aumento da participação de grupos diversos.
O gerenciamento da diversidade nas organizações busca desenvolver e estabelecer normas que valorizem as diferenças entre os grupos com vistas à melhoria da efetividade organizacional.
Considerando as categorias de movimentação de pessoas, julgue os itens subsequentes.
A captação de pessoas consiste em todas as ações da empresa na busca e seleção de pessoal para trabalhar na organização em caráter permanente, não sendo utilizada para contratações em caráter temporário em razão de seu elevado custo operacional.
Acerca do recrutamento e seleção de pessoas no setor público, julgue os itens subsequentes.
Recrutamento refere-se ao conjunto de políticas e ações adotadas para atrair e agregar talentos à instituição, de modo a dotá-la das competências necessárias à consecução de seus objetivos.
Acerca do recrutamento e seleção de pessoas no setor público, julgue os itens subsequentes.
A necessidade de treinamento do entrevistador é uma das desvantagens da entrevista, técnica seletiva comumente utilizada em processos seletivos simplificados.
Acerca do recrutamento e seleção de pessoas no setor público, julgue os itens subsequentes.
O recrutamento interno propicia o remanejamento das equipes de trabalho dentro de uma mesma organização, mediante transferência ou promoção de servidores, para realização de atividades mais complexas ou mais motivadoras.
Acerca do recrutamento e seleção de pessoas no setor público, julgue os itens subsequentes.
A seleção de pessoas é um processo decisório que se baseia em dados e avaliações subjetivas, que possibilitam análise acurada das competências do candidato e de suas prováveis contribuições para o sucesso da instituição.O mecanismo de enfrentamento empregado por indivíduos corretamente diagnosticados como perversos é denominado
repressão.
repressão.
rejeição.
renegação.
recalque.
Psicologia - Clima e cultura Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens subsequentes, relativos às relações entre trabalho e subjetividade.
Nas equipes de trabalho, o conflito origina-se, em geral, do confronto entre o que o sujeito deseja ser e fazer e o que ele efetivamente escolheu realizar, por razões muitas vezes ignoradas, como opção profissional.
Psicologia - Clima e cultura Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens subsequentes, relativos às relações entre trabalho e subjetividade.
A insatisfação no trabalho pode ser motivada pelos paradoxos do desejo na neurose, que se traduz como o desejo de ter um desejo insatisfeito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...