Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir, acerca da avaliação psicológica em diferentes contextos.
Em uma entrevista clínica conduzida para avaliação de um paciente idoso que apresente perplexidade ou desconfiança diante de situações consideradas comuns e típicas do cotidiano, é importante contestá-lo e desafiar sua desconfiança, mostrando-lhe elementos óbvios.
Julgue os itens a seguir, acerca da avaliação psicológica em diferentes contextos.
Ao avaliar o grau de comprometimento do comportamento etilista de um paciente em entrevista clínica, é inadequado e antiético perguntar a ele se algum amigo, colega ou familiar o considera alcoolista.
Acerca dos transtornos do humor, julgue os itens a seguir.
Ao avaliar a intensidade da depressão de um paciente como leve, moderada ou grave, durante uma entrevista, o psicólogo deve considerar como referencial o nível de humor e comportamentos pré-mórbidos do paciente.
Julgue os itens seguintes, referentes à rotatividade e ao absenteísmo.
O recrutamento de pessoal atinge atualmente profissionais altamente qualificados, fato este que consiste em uma das razões da alta rotatividade no serviço público.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A inserção de um terceiro na díade criança-mãe marca a entrada no simbólico. É a inscrição da metáfora paterna que permite que o sujeito entre na linguagem e articule sua cadeia significante, passando a fazer parte, assim, da cultura. A forclusão desse significante corresponde à abolição da lei simbólica, o que coloca à mostra todo o sistema do significante. Essa estrutura clínica descrita refere-se a
perversão.
neurose.
depressão.
psicose.
fobia.
Julgue os itens seguintes, referentes à rotatividade e ao absenteísmo.
A eficácia do processo de seleção de pessoal garante a redução dos índices de rotatividade e absenteísmo, assim como a definição das políticas da empresa garante o estabelecimento de carreiras profissionais.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
De acordo com a teoria psicanalítica formulada por Sigmund Freud e revisitada por Jacques Lacan, a castração poderia ser considerada o ponto nodal de toda estruturação psíquica do sujeito. Com relação às contribuições de Freud e de Lacan referentes às estruturas clínicas, assinale a opção correta.
A angústia da castração, comumente encontrada em casos de neurose, não ocorre em casos de psicose ou perversão, o que é evidenciado pela ausência de culpa ou de ansiedade.
A perversão é a pior das saídas edipianas, ao se analisarem seus efeitos sociais e a inviabilidade de seu tratamento. A maior parte de homicídios, assim como casos de pedofilia, abuso sexual e crimes hediondos está relacionada a esse perfil de personalidade.
A depender das particularidades de cada indivíduo, o sujeito irá dispor de mecanismos de defesas próprios para lidar com a castração. Assim, a estrutura psicológica subjetiva será baseada na postura, tomada pelo indivíduo, diante da castração e nos mecanismos utilizados, defensivamente, com relação ao perigo.
A castração, entendida como a ausência do pênis na mulher, é um fenômeno consciente, apresentado por muitas crianças, que, na dificuldade de simbolizarem a raiva e a inveja, se tornam psicóticas na adolescência. Surtos, delírios e alucinações podem ser frequentes, nesses casos.
Mecanismos de enfrentamento como recalque ou sublimação são comuns em relação à ameaça de castração. O primeiro é marcado pela resolução edipiana e o segundo, pela não simbolização da falta primordial.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de teorias da personalidade e desenvolvimento, assinale a opção correta.
O desenvolvimento saudável, segundo Winnicott, está relacionado a um ambiente capaz de atender, em determinados momentos, as necessidades particulares do indivíduo potencial em cada período de seu amadurecimento. Se o ambiente falhar no atendimento básico ao indivíduo, surge, assim, uma agonia imensa, contra a qual o infans não consegue se organizar defensivamente.
O aparelho psíquico é dividido em três instâncias independentes inconsciente, pré-consciente e consciente de acordo com a primeira tópica freudiana. A primeira instância corresponde às moções pulsionais, a segunda é responsável pelas lembranças encobridoras, que podem ser acessadas facilmente, e a terceira instância, o consciente, é atuante na realidade e mediador entre os impulsos sexuais e as normas.
De acordo com behaviorismo, o comportamento pode ser analisado por métodos científicos, naturais e objetivos. Como modelo, é possível citar o condicionamento clássico, proposto por Skinner, por exemplo, um som de sineta seguido, repetidas vezes, por um estímulo, como algum alimento, pode provocar, posteriormente, resposta (salivação) apenas com a presença da sineta.
Segundo Carl Rogers, o ser humano é único e inconsciente, capaz de encontrar em si mesmo a autoatualização, assim como os próprios recursos para mudança e crescimento pessoal.
Segundo Lacan, o Outro exerce um papel fundamental na formação do Eu. O Outro é tido como o tesouro dos significantes e a imagem do Eu, constituída pelo Outro. Dessa maneira, poder-se-ia afirmar que o desejo do infans seria o desejo do Outro.
Ainda de acordo com o código de ética profissional do psicólogo, assinale a opção correta.
A intervenção na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo realizados por outro profissional poderá ocorrer a pedido do profissional responsável pelo serviço.
Quando não houver apresentação de um responsável legal, nos atendimentos a crianças, adolescentes ou interditos, o psicólogo poderá intervir, responsabilizando-se amplamente pelos atendidos.
O psicólogo deve registrar todas as informações relativas ao caso atendido, a fim de qualificar o atendimento prestada e favorecer a troca entre profissionais.
É facultado ao psicólogo, ao promover publicamente seus serviços, por qualquer meio, utilizar-se do preço do serviço como forma de propaganda.
Sempre que achar necessário, o psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo realizados por outro profissional, pois o zelo pela pessoa humana constitui princípio fundamental da categoria.
O código de ética profissional dos psicólogos estabelece padrões quanto às práticas e atuações referendadas pela respectiva categoria profissional e dedica alguns artigos às relações entre os psicólogos e a justiça. De acordo com tais dispositivos, assinale a opção correta.
O psicólogo deve registrar todas as informações relativas ao caso atendido, a fim de qualificar o atendimento prestado e favorecer a troca entre profissionais.
Em hipótese alguma o psicólogo poderá optar pela quebra de sigilo, mesmo com decisão fundamentada que busque o menor dano ou prejuízo.
Deverá o psicólogo interferir na validade de instrumentos e técnicas psicológicas, adulterando-as, quando não houver riscos ou benefícios para paciente ou familiares.
Não há restrição a que o psicólogo seja perito ou atue como avaliador em situações nas quais seus vínculos pessoais ou profissionais possam afetar a qualidade do trabalho a ser realizado.
Em perícias, o psicólogo deve limitar-se a expor as informações de que tiver conhecimento por meio de seu trabalho e, em laudos, deve ater-se a exibir somente informações relevantes para tomadas de decisão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...