Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da função preventiva na atuação do psicólogo escolar, julgue os itens a seguir. Em caso de aluno que tenha passado por avaliação psicológica, o psicólogo deve assessorar o professor e informá-lo da categoria e do nível de dificuldade do aluno; somente após ter conhecimento dessas informações, o professor deverá replanejar sua didática em sala de aula, conforme dispõe o documento de orientação pedagógica da SEE/DF.
Assinale a opção que apresenta característica da síndrome de burn out.
A respeito da função preventiva na atuação do psicólogo escolar, julgue os itens a seguir. No modelo de atuação preventivo das equipes do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem da SEE/DF, os objetivos específicos do trabalho do psicólogo consistem na dimensão coletiva do trabalho da escola e na atuação junto às famílias como corresponsáveis pela aprendizagem do aluno.
Paula, uma jovem de vinte e cinco anos de idade demonstrava satisfação com seu trabalho, gostava dos colegas e descrevia o ambiente como acolhedor e as atividades que realizava como gratificantes. Foi então designada para realizar atividades de um ou dois dias em outros estados. As viagens eram aéreas e não havia tempo para transporte terrestre. Paula manteve essas viagens por seis meses, mas sentia muito medo de que o avião caísse, situação que piorava nos momentos em que havia turbulências. Durante os voos, não conseguia comer, transpirava muito e respirava com dificuldade. Após algumas viagens apresentou desinteresse pelo trabalho, chorava facilmente, mostrava irritação, referia angústia, tristeza e passou a dormir muito mais que o habitual. Considerando o relato hipotético apresentado, assinale a opção que apresenta a caracterização da condição de Paula.
A respeito da função preventiva na atuação do psicólogo escolar, julgue os itens a seguir. O psicólogo que concebe o fracasso escolar como expressão de transtornos e, por isso, desenvolve ações junto aos professores, promovendo reflexões a respeito das concepções de ensino e da realidade escolar, parte de uma perspectiva preventiva a respeito dos processos de aprendizagem.
O transtorno do estresse pós-traumático é uma condição que surge após a exposição a eventos traumáticos, ameaçadores, e implica importantes consequências para a pessoa afetada. Assinale a opção correta a respeito dos sintomas e das condições típicos desse transtorno.
A respeito da função preventiva na atuação do psicólogo escolar, julgue os itens a seguir. Considerando-se a prevenção relacionada ao binômio saúde-doença como a antecipação e impedimento do surgimento de problemas e fracassos, o psicólogo escolar em uma perspectiva clínica que atua de acordo com essa abordagem da saúde mental deve buscar, na prática, ajustar e adaptar os alunos à escola.
Sabendo que o transtorno do pânico inclui respostas fisiológicas, comportamentais e cognitivas que podem limitar a qualidade de vida da pessoa, assinale a opção que apresenta corretamente técnicas ou procedimentos geralmente utilizados para o tratamento cognitivo-comportamental dessa doença.
Julgue os próximos itens, referentes à educação da pessoa com necessidades especiais na aprendizagem. A oferta de educação especial restringe-se a indivíduos que tenham transtornos globais de desenvolvimento ou deficiência intelectual/mental, sensorial, física ou múltipla.
Julgue os próximos itens, referentes à educação da pessoa com necessidades especiais na aprendizagem. Um currículo inclusivo deve possibilitar que o estudante com necessidades especiais seja tão autônomo na concretização de sua aprendizagem quanto os demais estudantes. Nesse sentido, a escola deve oferecer, sem distinção, condições para que os estudantes se adéquem ao ritmo e à dinâmica da aula e dos espaços de aprendizagem já existentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...