Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação aos processos sensoriais, perceptuais e da consciência, julgue os itens que se seguem. A antecipação do resultado de um evento indica a ocorrência de processamento perceptual descendente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da elaboração de procedimentos educacionais diferenciados, julgue os próximos itens. O atendimento de estudantes com altas habilidades ou superdotação deve ser feito em sala de recursos que se constitua em um espaço de mediação entre os conhecimentos adquiridos no ensino regular e o desenvolvimento do potencial talento desse estudante em sua(s) área(s) ou tópico(s) de interesse.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos processos sensoriais, perceptuais e da consciência, julgue os itens que se seguem. Os limiares absolutos permitem a detecção da diferença entre dois estímulos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da elaboração de procedimentos educacionais diferenciados, julgue os próximos itens. A sustentabilidade do processo inclusivo é responsabilidade exclusiva do professor, visto que a aprendizagem do estudante com necessidades especiais depende diretamente do contato que ele mantém com o professor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos processos sensoriais, perceptuais e da consciência, julgue os itens que se seguem. A teoria da frequência da audição pressupõe que o processamento auditivo é determinado pela localização dos disparos neuronais na membrana basilar.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da elaboração de procedimentos educacionais diferenciados, julgue os próximos itens. O professor que atua na sala de recursos com estudantes com altas habilidades/superdotação exerce papel central no ensino do conteúdo curricular.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo denominado intervenção breve, para abordagem do uso do álcool e de outras drogas, tem ganhado espaço entre os profissionais de diferentes formações, como assistentes sociais, educadores, agentes comunitários e profissionais de saúde. Os elementos essenciais do processo de intervenção breve são

  • A. menu de opções, conscientização, empatia, interação e diretividade.
  • B. aconselhamento, orientação, afetividade, empatia, conscientização e modulação.
  • C. feedback, responsabilidade, aconselhamento, menu de opções, empatia e autoeficácia.
  • D. autonomia, insight, empatia, percepção e autoeficácia.
  • E. responsabilidade, aconselhamento, autonomia, insight, remodelação e autoeficácia.

Com relação aos processos sensoriais, perceptuais e da consciência, julgue os itens que se seguem. Em humanos, a percepção de cores está relacionada à ativação das células bastonetes da visão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às bases teóricas que fundamentam os processos de ensino-aprendizagem, julgue os itens subsequentes. Para Wallon, além da cognição, a afetividade e o movimento também são mobilizados na aprendizagem, pois são indissociáveis da constituição do indivíduo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O modelo integrativo de tratamento psicoterápico para dependentes de substâncias psicotrópicas elaborado por Marlatt e Gordon prevê que o indivíduo reestruture suas crenças a respeito do uso de substâncias, bem como a respeito de si próprio, de modo a permitir o desenvolvimento da autoeficácia com vistas à manutenção do novo comportamento (abstinência). Esse tratamento é denominado

  • A. abordagem grupal sistêmica.
  • B. recognição.
  • C. mindfullness.
  • D. psicoterapia dinâmica.
  • E. prevenção da recaída.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...