Lista completa de Questões de Psicologia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em cada um dos itens a seguir é apresentada uma assertiva a ser julgada relativa ao processo de comunicação nas organizações.
Uma das funções da comunicação é controlar o comportamento dos empregados de uma organização informando-os acerca das hierarquias e orientações que devem ser obedecidas por eles.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Nas organizações, diversos indicadores negativos têm gerado preocupações crescentes para gestores do trabalho. Tais indicadores aparecem sob as formas de rotatividade de pessoal, absenteísmo, incidência de agravos à saúde e licenças médicas. Tendo em vista esse cenário de inquietação organizacional, as empresas e instituições públicas têm implementado os programas de qualidade de vida no trabalho (QVT). Com base na temática de QVT, julgue os seguintes itens.
As práticas antiestresse que geralmente compõem os programas de QVT (como ginástica laboral, ioga e tai chi chuan), embora sejam importantes atividades de compensação do desgaste originado nos ambientes de trabalho, são paliativos, pois não atuam nas causas efetivas do estresse, como posto de trabalho inadequado e estilo gerencial autoritário.
O trabalho é produtor de significações psíquicas e contribui para a identidade social do indivíduo. Nos contextos organizacionais, ele pode estar na origem das vivências de prazer e de sofrimento dos trabalhadores e requerer dos profissionais que atuam nos campos de gestão de pessoas e da saúde atenção especial para a prevenção de riscos para a saúde mental. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Modelos de gestão do trabalho que exercem sobre os trabalhadores controle rígido na realização de tarefas e pressão excessiva pela produtividade contribuem para tornar o trabalho uma fonte de prazer.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação ao comportamento humano no contexto organizacional, julgue os itens seguintes.
O comprometimento no mundo do trabalho pode ser dirigido a diversos objetos sociais, como a organização, o sindicato, a carreira. Pesquisas identificaram quatro padrões de comprometimento quando comparados os compromissos do indivíduo com a carreira/profissão e os que mantêm com a organização: duplo compromisso (altos níveis de compromisso com a organização e com a profissão); duplo descompromisso (baixos níveis de compromisso com a organização e com a profissão); unilateral com a organização (mais compromisso com a organização do que com a profissão); unilateral com a profissão (mais compromisso com a profissão do que com a a organização).
Considere que o diretor da área administrativa de uma organização procure o setor de gestão de pessoas para solicitar uma intervenção na referida área, em razão de seus funcionários estarem desmotivados e insatisfeitos com o trabalho. Nessa situação,
deve-se investigar se as recompensas organizacionais são adequadas ao desempenho dos funcionários.
Situações de conflito e exposição a estímulos estressores são reconhecidos facilitadores do uso abusivo de substâncias químicas. Além disso, situações rotineiras na família e no trabalho são, em princípio, fontes irremovíveis de estressores e de conflito. Acerca desses problemas, julgue os itens a seguir.
Práticas preventivas são mais eficazes quando incluem treinamento das pessoas para reconhecer seus principais estressores e para utilizar técnicas de solução de problemas.
Psicologia - Psicopatologia do trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A revista Veja, em sua edição de 11/2/2004, apontou os policiais e os agentes de segurança privados como líderes em respostas de estresse relacionado ao trabalho. Segundo a reportagem, esses profissionais estão em estado de alerta 24 horas por dia, temem represálias dos bandidos e não conseguem relaxar durante os períodos de folga e de férias. Considerando a complexidade e o risco inerente às atividades desenvolvidas diariamente por esses profissionais, julgue os itens a seguir, relativos ao estresse e à assistência a policiais.
Ao reagirem a estímulos adversos, os policiais reagem, em última análise, às suas próprias interpretações e avaliações desses estímulos.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
As organizações constituem cenários nos quais processos de relacionamento interpessoal acontecem. Dessa forma, quando o objetivo é compreender as razões subjacentes a comportamentos e desempenhos é imprescindível atentar ao fato de eles ocorrerem em uma determinada organização que possui características específicas. Em face dessa assertiva, julgue os itens a seguir.
O conhecimento constitui um dos elementos que fazem alguém deter poder na organização, desde que esse conhecimento seja considerado importante, necessário e insubstituível por outros membros.
O trabalho é produtor de significações psíquicas e contribui para a identidade social do indivíduo. Nos contextos organizacionais, ele pode estar na origem das vivências de prazer e de sofrimento dos trabalhadores e requerer dos profissionais que atuam nos campos de gestão de pessoas e da saúde atenção especial para a prevenção de riscos para a saúde mental. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Modelos de gestão do trabalho que proporcionem aos trabalhadores autonomia na realização de tarefas, criatividade e participação nas decisões que lhes dizem respeito pouco contribuem para tornar o trabalho uma fonte de prazer.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação ao comportamento humano no contexto organizacional, julgue os itens seguintes.
O relacionamento indivíduo-organização é marcado por trocas e reciprocidades. Percepções individuais favoráveis acerca da reciprocidade do relacionamento indivíduoorganização estão associadas positivamente a satisfação e comprometimento afetivo no trabalho.
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