Questões de Psicologia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Psicologia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação à “libido”, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A primeira forma de organização do desejo libidinal da criança relaciona-se à fase oral.
  • B. A segunda forma de organização da libido, denominada fase anal, caracteriza-se pelo marcado interesse e prazer da criança em reter e expelir as fezes.
  • C. O indivíduo fixado em modo oral de organização do desejo libidinal (tipo oral) tende a avidez no tomar e no receber, não suportando a privação e apresentando dificuldades com a rejeição.
  • D. Segundo a psicanálise, as fixações infantis da libido e a tendência à regressão, aos pontos de fixação, determinam os diversos tipos de neuroses, mas não determinam o perfil de personalidade do adulto.
  • E. Segundo a psicanálise, as fixações infantis da libido e a tendência à regressão, aos pontos de fixação, acabam por determinar tanto os diversos tipos de neuroses, quanto o perfil de personalidade do adulto.

“Na visão de psicanalistas, todos os aspectos de desenvolvimento do caráter (personalidade) são de grande importância. Portanto, para esses estudiosos, tais aspectos são levados em consideração.” (John P., 2003.) Em relação aos aspectos do desenvolvimento do caráter (personalidade), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( )Os psicanalistas afirmam que existem dois aspectos principais na teoria do desenvolvimento do carácter da personalidade.

( )A maioria dos aspectos significativos da personalidade posterior ou anterior são formados até o final dos primeiros sete anos de vida.

( )Para a psicanálise, a maioria dos aspectos significativos da personalidade posterior são formados até o final dos primeiros cinco anos de vida.

( )Existe um aspecto do desenvolvimento do caráter (personalidade) em que o indivíduo avança através de estágios de desenvolvimento.

( )A importância de eventos passados para todo o comportamento posterior é uma característica de um dos aspectos do desenvolvimento do caráter (personalidade).

A sequência está correta em

  • A. V, V, F, V, V
  • B. F, F, V, F, F
  • C. V, F, V, V, V
  • D. F, V, F, F, F
  • E. V, F, V, F, V

Karasu (1986) sintetizou os (...) comuns às diversas psicoterapias nos seguintes itens:  aumento das habilidades cognitivas: pela aquisição e integração de novos padrões de pensamentos e de percepção; 

- regulação do comportamento: em toda psicoterapia existiria, concomitantemente, algum tipo de aprendizagem de controle de ações e hábitos; 

- experiência afetiva: onde acredita-se que o clima favorável para expressar e compartilhar emoções, e realizar a catarse, tornaria o paciente mais acessível.

A citação e os aspectos apresentados anteriormente se referem à descrição dos

  • A. Insights.
  • B. reforços.
  • C. fatores sociais.
  • D. vínculos afetivos.
  • E. agentes de mudança.

“As psicoterapias são métodos de tratamento realizados por profissionais treinados com o objetivo de reduzir ou remover um problema, uma queixa ou um transtorno de um paciente ou cliente, utilizando, para tal fim, meios psicológicos.” (Cordioli, 2009.) Em relação às psicoterapias, é correto afirmar que

  • A. são amplamente questionadas quanto à sua eficácia na atualidade, assim como eram questionadas no passado.
  • B. normalmente, são realizadas em um contexto pessoal, e a utilização da comunicação verbal pode ser considerada por alguns terapeutas como principal recurso.
  • C. constituem-se em importante recurso para o tratamento dos trastornos mentais, considerando que, na maioria dos transtornos, costumam manter seus resultados por mais tempo.
  • D. são mais efetivas e rápidas do que as mudanças naturais dos pacientes sem tratamento; este fator pode mudar quando o paciente entra como coadjuvante de outros métodos de tratamento.
  • E. caracterizam-se ainda por ser uma atividade eminentemente colaborativa, porém, alguns terapeutas não abordam essa linha de pensamento, não acreditam na colaboração entre paciente e terapeuta.

Sobre a psicopedagogia, é correto afirmar que

I. dedica-se ao estudo da aprendizagem com a finalidade de prevenir ou curar os seus problemas.

II. o psicopedagogo não trabalha específica e unicamente com conteúdos escolares formais, mas, antes, com situações cognitivas e com o próprio processo de pensamento e de solução de problemas.

III.o psicopedagogo tem dois campos de ação específicos (didático e psicológico), que compõem sua atuação profissional.

IV.o surgimento recente do psicopedagogo no Brasil (1970) tem a ver com a angústia, as indagações e a investigação de pessoas ligadas, em sua maioria, à educação e que se defrontavam com crianças que não aprendiam, apesar de todos os esforços empreendidos.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

  • A. III, apenas.
  • B. IV, apenas.
  • C. I, II, III e IV.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. I, II e IV, apenas.

Sobre a contribuição do psicopedagogo no contexto escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( )O psicopedagogo pode desempenhar uma prática docente, envolvendo a preparação de profissionais da educação ou atuando dentro da própria escola.

( ) Cabe ao psicopedagogo detectar possíveis perturbações no processo de aprendizagem e participar da dinâmica das relações da comunidade educativa, a fim de favorecer o processo de integração e troca.

( )O papel da psicopedagogia na formação de educadores que atuam diretamente com o aluno é primordial no contexto escolar e consiste em prepará-lo para lidar com as dificuldades de aprendizagem com muita segurança.

( )O papel da psicopedagogia no planejamento escolar é refletir sobre as ações pedagógicas e suas interferências no processo de aprendizagem do aluno. É importante que fique claro que, ao avaliar, o professor deverá se atentar somente no aluno, utilizando testes e provas.

( )O psicopedagogo é extremamente importante na instituição escolar, pois este profissional estimula o desenvolvimento de relações interpessoais, o estabelecimento de vínculos, a utilização de métodos de ensino compatíveis com as mais recentes concepções a respeito desse processo.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, V, F
  • B. V, V, F, F, F
  • C. V, V, V, F, V
  • D. V, F, V, F, V
  • E. F, V, F, V, F

São fundamentos da Teoria Piagetiana, EXCETO:

  • A. Ao analisar o desenvolvimento do julgamento moral, Piaget faz referência aos estágios pré-moral, de heteronomia e de autonomia.
  • B. Segundo Piaget, o conhecimento é pré-formado, ou seja, já nascemos com as estruturas do conhecimento, e elas se atualizam à medida que nos desenvolvemos.
  • C. Piaget, analisando durante mais de 50 anos o psiquismo infantil, concluiu que cada criança constrói, ao longo do processo de desenvolvimento, o seu próprio modelo de mundo.
  • D. A obra de Piaget nos ajuda a compreender os “erros” cometidos pelas crianças, percebendo-os como resultados de uma maneira particular de interpretar a realidade, a partir de um modelo particular de mundo que se tem.
  • E. O construtivismo explica os processos de desenvolvimento e aprendizagem como resultados da atividade do homem na interação com o ambiente. Piaget explica esta interação valendo-se dos conceitos de assimilação, acomodação e adaptação, termos tomados da Biologia.

Para justificar o fracasso escolar, há diversas abordagens. É correto afirmar que, EXCETO:

  • A. Uma das explicações baseia-se no estado de prontidão da criança.
  • B. A constatação de que a criança imatura para a alfabetização é quase sempre a de nível socioeconômico baixo, possibilitou a elaboração de uma outra explicação para o fracasso escolar, denominada teoria da carência cultural.
  • C. O pressuposto presente na teoria da carência cultural, de que a linguagem e a cultura das crianças das camadas populares são deficientes, foi desmistificado, principalmente, por estudos de natureza sociolinguística e antropológica.
  • D. Tanto a psicogênese quanto a teoria da diferença cultural propõem uma mudança de postura por parte dos professores, enfatizando o respeito aos padrões culturais e linguísticos e a forma de pensamento das crianças das camadas populares.
  • E. Segundo a teoria da diferença cultural, o sucesso e o fracasso na alfabetização são explicados a partir de características individuais de desenvolvimento cognitivo e da inadequação da escola em identificar e considerar essas características na apropriação da leitura e da escrita pela criança.

A educação corporativa compreende um processo educativo e um sistema de desenvolvimento de pessoas cujos objetivos são:

I. desenvolver competências nos colaboradores da organização.

II. promover a gestão de conhecimento da organização.

III. desenvolver e qualificar os profissionais da organização.

Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que

  • A. apenas o item I está correto.
  • B. apenas o item II está correto.
  • C. apenas os itens II e III estão corretos.
  • D. todos os itens estão corretos.

A execução do treinamento pode ser feita em diferentes locais. A esse respeito considere os itens a seguir:

I. No próprio local de trabalho do colaborador. O treinamento é executado onde o funcionário trabalha e enquanto trabalha.

II. Na empresa, mas fora do local do trabalho.

III. Fora da empresa. O treinamento é executado numa instituição externa.

Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que

  • A. apenas o item I está correto.
  • B. apenas o item II está correto.
  • C. todos os itens estão corretos.
  • D. apenas o item III está correto.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...