Questões de Psicologia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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A psicologia tem mantido uma contribuição histórica com a educação que tem garantido a ambas, avanços teóricos e práticos. Uma das abordagens utilizadas nesta aproximação tem sido a chamada teoria crítica. Em síntese, pode-se afirmar que uma teoria ou concepção é crítica, EXCETO:

  • A.

    À medida que transforma o imediato em mediato.

  • B.

    Ao buscar desvelar as aparências ideológicas.

  • C.

    Na apreensão da totalidade do concreto em suas múltiplas determinações.

  • D.

    Sempre que compreende a sociedade como um movimento de vir a ser.

  • E.

    Sendo utilizada como instrumento de hierarquização social.

A qualidade e eficácia do trabalho em equipe estão diretamente relacionadas ao seu desenvolvimento e gerenciamento. Esse processo envolve alguns princípios básicos:

I. definir claramente e conjuntamente os objetivos da equipe.

II. definir claramente o que se espera de cada elemento da equipe, no desempenho de sua função.

III. manter os canais de comunicação sob o controle de determinados elementos da equipe.

IV. avaliar periodicamente os resultados.

Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que estão corretos apenas os itens

  • A. I e III.
  • B. I, II e III.
  • C. I e IV.
  • D. I, II e IV.

De acordo com o Art. 16º do Código de Ética Profissional do Psicólogo em vigor, “o psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias...” Marque a alternativa INCORRETA.

  • A.

    rantirá o anonimato das pessoas, grupos ou organizações, salvo interesse manifesto destes.

  • B.

    avaliará os riscos envolvidos, tanto pelos procedimentos quanto pela divulgação dos resultados, com o objetivo de proteger pessoas, grupos, organizações e comunidades envolvidas.

  • C.

    garantirá o acesso das pessoas, grupos ou organizações aos resultados das pesquisas ou estudos, após seu encerramento, sempre que assim o desejarem.

  • D.

    considerará as relações de poder nos contextos em que atua, independente dos impactos dessas relações sobre suas atividades profissionais de pesquisas e estudos.

  • E.

    garantirá o caráter voluntário da participação dos envolvidos, mediante consentimento livre e esclarecido, salvo nas situações previstas em legislação específica e respeitando os princípios deste Código.

Em relação ao processo de comunicação, é correto afirmar que

  • A. quanto mais o contato psicológico se estabelece em profundidade entre duas ou mais pessoas, maior será a eficácia da comunicação.
  • B. a comunicação entre um empregado e seu chefe se torna eficaz à medida que este procura manter distância daquele.
  • C. um administrador de elevada hierarquia e “status” terá mais condições de realizar uma comunicação eficaz pelo prestígio de seu cargo.
  • D. na comunicação consumatória, o outro é percebido como um objeto a explorar, seduzir ou enganar.

Num ambiente em constante mutação e de elevado grau de competição, as empresas precisam de líderes eficazes. Em relação à eficácia da liderança, pode-se citar como características desse processo:

I. O líder deve ser hábil no relacionamento humano, harmonizando a equipe para a execução das tarefas.

II. Quanto maior a rigidez comportamental do líder, maior sucesso apresentará no atingimento das metas.

III. A liderança eficaz é focada na criatividade e inovação, não apenas em relação a novos produtos e serviços, mas também a novas formas de atuar, nova cultura e novos desafios.

IV. O líder deve levar em conta tanto os objetivos organizacionais como os individuais.

Assinale

  • A. se apenas a afirmativa I estiver correta.
  • B. se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • C. se apenas as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.
  • D. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Em relação à comunicação nas organizações, analise.

I. Uma comunicação eficaz é um processo horizontal, em que todos os envolvidos mantêm uma ética relacional.

II. É possível melhorar a comunicação por meio de treinamento e desenvolvimento de pessoal.

III. A comunicação é elemento acessório no processo de busca de qualidade nas organizações.

Assinale

  • A. se apenas a afirmativa I estiver correta.
  • B. se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • C. se apenas a afirmativa II estiver correta.
  • D. se apenas a afirmativa III estiver correta.

A respeito da qualidade de vida no trabalho, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. O modelo de gestão organizacional deve buscar a compatibilidade entre o bem-estar dos servidores, desempenho funcional e missão institucional.
  • B. Promover a autoestima e gerar satisfação no trabalho pode reduzir as doenças do trabalho.
  • C. A efetividade organizacional faz reduzir fatores negativos, como o absenteísmo e as aposentadorias precoces.
  • D. Na área pública, a valorização do servidor implica melhoria da qualidade do serviço público.

Qual é o foco de atenção e de trabalho das Teorias Contingenciais de Liderança?

  • A. São teorias centradas nos traços de personalidade dos líderes.
  • B. A liderança estabelece e impõe critérios de realização, a fim de atender somente aos objetivos organizacionais.
  • C. A liderança é focada na centralização das decisões.
  • D. A liderança se baseia no exercício de influência interpessoal numa dada situação.

Em relação à Teoria de Estilos de Liderança, é correto afirmar que

  • A. o líder democrático se preocupa com o relacionamento entre as pessoas, fornece alguma estrutura, compartilha responsabilidade com os liderados, envolvendo-os no planejamento e execução das tarefas.
  • B. o líder autocrático dá o mínimo de direção e o máximo de liberdade aos liderados.
  • C. a estrutura permissiva (laissez-faire) tem como principal preocupação a realização das tarefas e a centralização do poder.
  • D. a liderança carismática se caracteriza pelo reduzido fascínio exercido pelo líder em relação aos seus liderados.

O desenvolvimento organizacional visa ao atingimento de alguns objetivos. Em relação ao desenvolvimento organizacional, analise.

I. Proporciona o aumento do nível de confiança e apoio entre os membros da organização.

II. Incrementa o nível de satisfação pessoal na organização.

III. Procura dar soluções sinergísticas aos problemas de maior frequência.

IV. Reduz as comunicações laterais, verticais e diagonais.

Assinale

  • A. se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B. se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • C. se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas.
  • D. se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
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