Questões de Psicologia da COPEVE/ UFAL

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Considerando as diferenças entre a amostragem teórica e amostragem estatística, analise as afirmativas seguintes.

I. Na amostragem estatística não há definição quanto à interrupção do estudo da amostra, enquanto que na amostragem teórica esta interrupção ocorre quando toda a amostra tiver sido estudada.

II. Na amostragem teórica se desconhece anteriormente a extensão da população básica, enquanto que na amostragem estatística é necessário se conhecer esta extensão.

III. Na amostragem estatística estima-se a distribuição dos aspectos na população básica, enquanto que na amostragem teórica estes aspectos não são conhecidos com antecedência.

IV. Na amostragem teórica o tamanho da amostra não é definido previamente, enquanto que na amostragem estatística esta definição é imprescindível.

Verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, apenas.

  • C.

    II, III e IV, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III, apenas.

O estudo da justiça, bem familiar à teoria piagentiana, é apresentado e discutido no encerramento de seu ensaio sobre a moralidade infantil. Ele considera a justiça a mais racional de todas as noções morais. Qual opção abaixo está correta?

  • A.

    A justiça se cumpre enquanto que um dever se faz.

  • B.

    Os deveres são ideais enquanto que a justiça é um imperativo a ser obedecido.

  • C.

    A justiça deve, a cada momento, decidir como alcançar seu intento.

  • D.

    A justiça, para a criança pequena, não se confunde com a lei e com a autoridade.

  • E.

    Piaget encontrou evidências de autonomia que antecede a heteronomia.

A perspectiva piagetiana propõe que o universo moral certamente ocorre por meio da aprendizagem de diversos deveres impostos pelos adultos. Qual opção abaixo não está correta?

  • A.

    A imposição é possível na fase de autonomia da criança.

  • B.

    Se a criança aceita bem as regras do jogo, provavelmente aceitará as regras morais.

  • C.

    Se a criança deformava as regras do jogo, desrespeitando as na prática, e, desconhecendo a origem contratual delas, provavelmente deformará as regras morais.

  • D.

    Podemos considerar exemplos de deveres impostos à criança: não mentir, não pegar as coisas dos outros, não ofender as outras pessoas, não bater nas outras crianças.

  • E.

    As concepções morais infantis em relação ao dever foram estudadas por Piaget. As crianças eram pequenos juízes que deveriam posicionar-se sobre diversos dilemas morais.

A Psicologia Jurídica tem interesse particular no Transtorno de Personalidade Antissocial. Este transtorno também pode ser denominado de Psicopatia, Sociopatia, Transtorno de Caráter, Transtorno Sociopático, Transtorno Dissocial. Qual opção abaixo não está correta?

  • A.

    O termo psicopatia foi cunhado inicialmente por Kraepelin em 1904.

  • B.

    O DSM IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders) introduz o conceito de Transtorno da Personalidade Antissocial, sob o número 301.7.

  • C.

    A característica essencial do Transtorno de Personalidade Antissocial é o padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dos outros.

  • D.

    O Transtorno de Personalidade Antissocial não se enquadra na categoria de portador de doença mental.

  • E.

    Os processos mentais responsáveis pelas funções da sociabilidade se estruturam de forma adequada nos indivíduo que apresentam Transtornos da Personalidade Antissocial. Os criminosos comuns desejam riqueza, enquanto que os psicopatas manifestam gosto pela crueldade fortuita.

Os inventários de traços e de ajustamento são técnicas de exame psicológico. Qual opção abaixo não caracteriza estes inventários?

  • A.

    São questionários de personalidade padronizados.

  • B.

    São geralmente autoadministrados.

  • C.

    São entrevistas coordenadas pelo examinador.

  • D.

    São medidas das diferenças individuais dentro da faixa da normalidade e também de psiconeurose.

  • E.

    São perguntas sobre reações individuais em relação aos desejos, interesses, gostos, crenças e atitudes.

Dadas as afirmativas, segundo os paradigmas teóricos da Psicologia,

I. O Modelo Psicanalítico apresenta como elemento básico os conflitos inconscientes. O tipo de tratamento é a Psicanálise e a Psicoterapia Psicodinâmica.

II. O Modelo Comportamental apresenta como elemento básico os aspectos conscientes e sua mensuração sistemática. O tipo de tratamento é a Terapia de modificação do comportamento desadaptado.

III. O Modelo Humanístico tem como base os valores humanos e as experiências subjetivas em sua existência. O tipo de tratamento é a Terapia Centrada no Cliente.

IV. O Modelo Cognitivo tem por base a atividade interna natural dos processos mentais. A Terapia Cognitiva centrada na mudança de crenças e de atitudes do paciente é o tipo de tratamento.

V. O Modelo Biológico baseia-se na análise fisiológica dos eventos relacionados ao comportamento. Propõe como tratamento a Terapia com medicação.

verifica-se que estão corretas

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    I, III, IV e V.

  • C.

    I, II e V, apenas.

  • D.

    III, IV e V, apenas.

  • E.

    II, III e IV, apenas.

Quanto aos documentos decorrentes de avaliação psicológica abaixo elencados,

I. Atestado psicológico

II. Declaração

III. Parecer Psicológico

IV. Relatório/laudo psicológico

verifica-se que estão corretos

  • A.

    I e IV, apenas.

  • B.

    I, III e IV, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

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