Questões de Psicologia da COPEVE/ UFAL

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Qual opção a seguir melhor apresenta a definição atual de transtorno psicológico?

  • A.

    Um conjunto de sintomas de ordem comportamental, emocional e cognitiva, que se desenvolvem gradualmente e produzem deterioração mental permanente.

  • B.

    Uma anomalia psicológica que leva o indivíduo a comportamentos bizarros, suscetível ao fenômeno de contágio emocional.

  • C.

    Uma disfunção com causas exclusivamente biológicas, associada com depressão e que eventualmente produz respostas disfuncionais.

  • D.

    Uma disfunção psicológica do indivíduo, associada com angústia, diminuição da capacidade adaptativa e respostas inesperadas no seu contexto cultural.

  • E.

    Uma disfunção psicológica e orgânica, associada com quadros patológicos e inadequação de funcionamento, que independem do contexto cultural.

Considere as seguintes teorias do desenvolvimento:

1) Teoria do desenvolvimento psicanalítica (Sigmund Freud)

2) Teoria do desenvolvimento psicossocial (Erik Erikson)

3) Teoria psicogenética (Jean Piaget)

Enumere os enunciados a seguir, relacionando-os com a abordagem correspondente.

( ) A inteligência é um sistema de operações vivas e atuantes e a realidade deve ser construída pela criança.

( ) Destaca dois processos maturacionais: o desenvolvimento psicossexual (maturação afetiva) e a maturação do ego (maturação cognitiva).

( ) O foco deixa de ser a preocupação unilateral com as forças intrapsíquicas e passa a ser uma análise histórica da estrutura da organização social em que a criança se encontra e das relações interpsíquicas entre a criança e seu meio, a estrutura e a dinâmica deste.

A sequência correta, de cima para baixo, está na opção

  • A.

    3 – 2 – 1

  • B.

    2 – 3 – 1

  • C.

    3 – 1 – 2

  • D.

    2 – 1 – 3

  • E.

    1 – 2 – 3

Os transtornos de humor (afetivos) são classificados no CID- 10 como pertencentes à classe dos transtornos mentais e comportamentais. Sobre este tipo de transtorno, é incorreto afirmar:

  • A.

    são transtornos nos quais a perturbação fundamental é uma alteração do humor ou do afeto, no sentido de uma depressão (com ou sem ansiedade associada) ou de uma elação.

  • B.

    a maioria destes transtornos tende a ser recorrente e a ocorrência dos episódios individuais pode frequentemente estar relacionada com situações ou fatos estressantes.

  • C.

    o transtorno afetivo bipolar e os episódios depressivos compõem a classificação dos transtornos de humor.

  • D.

    os transtornos fóbico-ansiosos pertencem ao grupo de transtornos de humor e são caracterizados por uma ansiedade desencadeada exclusiva ou essencialmente por situações nitidamente determinadas que não apresentam atualmente nenhum perigo real.

  • E.

    no episódio depressivo leve, um dos transtornos de humor, o paciente usualmente sofre com a presença de sintomas como um rebaixamento do humor, uma redução da energia e a diminuição da atividade, mas provavelmente será capaz de desempenhar a maior parte das atividades.

Tomando como critério o objetivo de uma entrevista, no campo da saúde mental podemos falar na existência de cinco tipos, quais sejam: a Entrevista Diagnóstica, Entrevista Terapêutica, Entrevista de Encaminhamento, Entrevista de Desligamento e Entrevista de Pesquisa. Sobre a Entrevista Diagnóstica, é correto afirmar:

  • A.

    visa estabelecer o diagnóstico e o prognóstico do paciente e as indicações terapêuticas adequadas. Para tal, é necessário que o processo de entrevista se caracterize por uma ampla coleta de dados sobre a história do paciente e sobre sua motivação para tratamento.

  • B.

    visa colocar em prática estratégias de intervenção psicológica para, ao acompanhar o paciente, esclarecer suas dificuldades, tentando solucionar os problemas trazidos por ele.

  • C.

    é aquela que desde o início tem por objetivo indicar um tratamento ao paciente que não será conduzido pelo analista que o entrevistou.

  • D.

    visa investigar temas diversos de interesse da investigação clínica e que é realizada com o consentimento documentado do paciente.

  • E.

    visa ver com o paciente os benefícios derivados do tratamento por ocasião da alta, assim como examinar com ele planos pós-alta ou trabalhar algum problema pendente.

A Psicoterapia Breve Dinâmica tem sua base teórica fundamentada na psicanálise e surge da percepção de que um grupo de pacientes busca tratamento com objetivos definidos e circunscritos em torno do que se poderia definir como um foco. Sobre ela, é incorreto afirmar:

  • A.

    o terapeuta adota atividades ativas utilizando, além de intervenções que visam ao insight, outras de caráter de apoio como: sugestão e educação, clarificação e aconselhamento.

  • B.

    é indispensável uma boa relação terapêutica, na qual o terapeuta é ativo e o paciente um colaborador; e associa técnicas comportamentais como exposição, associação livre, prevenção da resposta, modelagem, role-playing, relaxação.

  • C.

    o trabalho psicoterápico se baseia na formulação inicial de uma hipótese psicodinâmica que engloba os sintomas apresentados pelo paciente, sua relação com o conflito atual, com o conflito nuclear, suas possíveis manifestações na transferência e o estabelecimento dos critérios de melhora.

  • D.

    a avaliação dos resultados obtidos na terapia implica a identificação dos mecanismos inconscientes envolvidos nas mudanças globais de vida observáveis.

  • E.

    embora o paciente traga o material sob a forma de associações livres, cabe ao terapeuta endereçar a atenção para o exame do conflito principal, que constitui o foco. Assim, o uso de perguntas, clarificações e confrontações é muito frequente neste tipo de tratamento, ao lado de interpretações que são basicamente extratransferenciais e dirigidas ao foco.

A Terapia Cognitiva é um sistema psicoterapêutico fundamentado no modelo cognitivo, segundo o qual a emoção e o comportamento são determinados pela forma como o indivíduo interpreta o mundo. Dadas as afirmativas sobre ela,

I. Seus principais conceitos são: as crenças centrais (esquemas), as crenças intermediárias, os pensamentos automáticos e as distorções cognitivas.

II. Pode ser aplicada a pacientes de diversas idades e de diferentes níveis educacionais, econômicos ou culturais, podendo ser realizada individualmente ou em grupo. O que permanece como ponto comum no tratamento de todos os transtornos, em qualquer modalidade, é a identificação e a modificação dos pensamentos e crenças disfuncionais.

III. A avaliação dos resultados obtidos na terapia implica a identificação dos mecanismos inconscientes envolvidos nas mudanças globais de vida observáveis.

IV. A eficácia da terapia depende do estabelecimento de um claro plano de tratamento que deve incluir, entre outros elementos, a educação do paciente sobre o modelo cognitivo, o desenvolvimento de uma relação transferencial, a formulação do problema, o estabelecimento de metas e a postulação de um insight.

V. A alta em Terapia Cognitiva é dada quando o paciente é capaz de utilizar os recursos adquiridos na terapia para solucionar problemas cotidianos e quando está apto a identificar seus pensamentos e crenças disfuncionais e substituí-los por outros mais realistas.

verifica-se que estão corretas apenas

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    I, II e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    II, IV e V.

A duração de um Psicodiagnóstico constitui uma estimativa do tempo em que pode operacionalizar as tarefas implícitas pelo plano de avaliação, bem como completar as tarefas subsequentes até a comunicação dos resultados. Para tanto, torna-se imprescindível nesse processo o contrato de trabalho, ou seja, o estabelecimento de termos em que o Psicodiagnóstico vai desenvolver-se. Sobre o contrato de trabalho, é incorreto afirmar:

  • A.

    deve priorizar no processo do Psicodiagnóstico a realização de um cronograma de atividades entre profissional e paciente de modo a facilitar o início das entrevistas e a aplicação dos testes, instrumentos centrais na consecução de uma avaliação correta.

  • B.

    envolve um comprometimento de ambas as partes no cumprimento das obrigações formais.

  • C.

    deve envolver certo grau de flexibilidade, devendo ser revisto sempre que o desenvolvimento do processo tiver de sofrer modificações.

  • D.

    o momento mais propício para o estabelecimento de um contrato de trabalho é variável, pois depende da precisão das questões iniciais e dos objetivos, bem como da experiência do psicólogo.

  • E.

    a definição de papéis, as obrigações e responsabilidades mútuas compõem o centro de um contrato de trabalho.

Os estudos de Piaget constituíram toda uma época no desenvolvimento da teoria da linguagem e do pensamento da criança e ficaram marcados por sua importância histórica. Em seus estudos sobre o desenvolvimento mental da criança, este autor propõe uma série de estágios que se associam, ainda que sem rigidez, às idades. Dadas as afirmativas sobre os estágios de desenvolvimento intelectual,

I. O mais importante da contribuição dos estudos de Piaget sobre o Estágio Sensório-Motor (0 a 2 anos) consiste na ênfase à importância das atividades realizadas como fundamento de toda a atividade intelectual superior futura.

II. O principal progresso do Estágio Pré-Operacional (2 a 6 anos) em relação ao Estágio Sensório-Motor é o desenvolvimento da capacidade simbólica.

III. O Estágio de Operações Concretas (7 a 11 anos) se caracteriza por um tipo de pensamento que demonstra que a criança já possui uma organização assimilativa rica e integrada, funcionando em equilíbrio com um mecanismo de acomodação.

IV. No Estágio de Operações Concretas (7 a 11 anos) a criança já é capaz de resolver problemas a respeito de todas as relações possíveis entre eventos. Nessa fase, já é capaz de pensar em termos abstratos de formular hipóteses e testá las sistematicamente.

V. No Estágio de Operações Formais (12 anos em diante) o adolescente já tem todos os elementos necessários para utilizar o método experimental da ciência. Também consegue refletir sobre problemas abstratos de valores, ideologias e preocupações com o futuro.

verifica-se que estão corretas apenas

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    I, II, III e V.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    II, IV e V.

A avaliação psicológica é uma das áreas mais comumente associadas à prática profissional do psicólogo, sendo o teste seu instrumento de maior visibilidade. Considerando que o teste psicológico é, fundamentalmente, uma medida objetiva e padronizada de uma amostra do comportamento, torna importante atentar em seu processo de construção para alguns elementos como a padronização, a precisão, a objetividade e a validade. Sobre estes elementos, é incorreto afirmar:

  • A. a padronização implica em uniformidade de processo na aplicação e na avaliação do teste. Nesse sentido, as condições de aplicação devem ser, evidentemente, iguais para todos.
  • B.

    um passo importante na padronização de um teste é o grau de significância obtida a partir das respostas dos sujeitos frente às questões postuladas. Este elemento possibilita que os resultados nos testes possam ser interpretados.

  • C.

    a aplicação, a avaliação e a interpretação dos resultados de um teste são objetivos à medida que independem do julgamento subjetivo de determinado examinador.

  • D.

    a precisão sempre significa estabilidade ou consistência. Precisão do teste é a consistência dos resultados obtidos pelo mesmo indivíduo, quando testado novamente com o mesmo instrumento, ou com uma forma equivalente.

  • E.

    a validade é o grau em que o teste mede, efetivamente, o que pretende medir.

A Psicoterapia Breve não é definida apenas pelo tempo de duração. O essencial é que, a partir do diagnóstico do paciente, seja estabelecido um foco de trabalho e objetivos terapêuticos delimitados e dirigidos aos sintomas e problemática atual. Dadas as afirmativas seguintes s Psicoterapia Breve,

I. O planejamento de metas e a duração do tratamento devem ser previamente fixados somente pelo terapeuta.

II. Os precursores da Psicoterapia Breve foram Alexander & French na década de 40. Estes cunharam o conceito de experiência emocional corretiva.

III. Nas décadas de 60 e 70, Malan, Balint e Sifneos realizaram novos avanços teóricos e técnicos a essa abordagem psicoterápica.

IV. A mudança teórica na compreensão da constituição psíquica e as psicopatologias, centrada no intrapsíquico e pulsional passaram para um modelo estrutural-relacional.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, apenas.

  • C.

    II, III e IV, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III, apenas.

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