Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na relação que se estabelece na entrevista, deve-se contar com dois fenômenos altamente significativos: a transferência e a contratransferência. A primeira refere-se

  • A.

    à capacidade do entrevistador e do entrevistado em selecionarem os elementos essenciais que devem fazer parte do escopo da relação transferencial, criando significado psicológico para ambos.

  • B.

    aos fenômenos que aparecem no entrevistador como emergentes do campo psicológico que se configura na entrevista.

  • C.

    ao processo de empatia estabelecido pelo entrevistado para com o entrevistador, que favorecerá a troca de informações e a ajuda mútua para que o processo psicoterapêutico obtenha sucesso.

  • D.

    à atualização, na entrevista, de sentimentos, atitudes e condutas inconscientes, por parte do entrevistado, que correspondem a modelos que este estabeleceu no curso do desenvolvimento, especialmente na relação interpessoal com seu meio familiar.

  • E.

    ao movimento empático, em que o entrevistador atuará na relação com o seu cliente em papéis projetados em cenas identificadas por ele como de extrema tensão emocional.

A diferença básica entre entrevista e qualquer outro tipo de relação interpessoal (como a anamnese), é que a regra fundamental da entrevista, sob este aspecto, é

  • A.

    procurar fazer com que o campo seja configurado especialmente pelas variáveis que dependem do entrevistado.

  • B.

    uma troca de informações aberta e dirigida pelo entrevistado, que expressará sua opinião sobre diversos assuntos.

  • C.

    buscar diferenças entre aquilo que é relatado pelo entrevistado e pelas pessoas que convivem com ele.

  • D.

    que o entrevistador detém poder sobre o entrevistado, criando situações de pressão para observar comportamentos que se manifestem inadequados.

  • E.

    compartilhar com o entrevistado o seu estado psíquico, criando, assim, uma relação de empatia.

Christopher W. Moore, em seu livro O Processo de Mediação – estratégias práticas para a resolução de conflitos, aponta que, no trabalho de pré-negociação, ocorrem cinco estágios e mais sete, depois de iniciadas as sessões formais e que, se uma tarefa crítica adequada a um estágio inicial das negociações não foi cumprida pelos negociadores ou pelo mediador, provavelmente haverá problema na passagem para o estágio seguinte da negociação. Moore apresenta um gráfico com os doze estágios dos Movimentos do Mediador. No Estágio 9, Gerando Opções para o Acordo, o mediador

  • A.

    ajuda as partes a avaliar várias abordagens do manejo e da resolução de conflitos, ajuda as partes a selecionar uma abordagem e coordena as abordagens das partes.

  • B.

    identifica os passos de procedimentos para se operacionalizar o acordo, estabelece uma avaliação e um procedimento de monitoração, formaliza o acordo e cria um mecanismo de imposição e compromisso.

  • C.

    desenvolve entre as partes uma consciência da necessidade de múltiplas opções, reduz o compromisso com posições ou com alternativas isoladas e gera opções usando negociação baseada na posição ou no interesse.

  • D.

    coleta e analisa dados importantes sobre as pessoas, a dinâmica e a essência de um conflito, verifica a precisão dos dados e minimiza o impacto dos dados inexatos ou indisponíveis.

  • E.

    abre a negociação entre as partes, estabelece um tom aberto e positivo e estabelece regras básicas e diretrizes comportamentais.

A perturbação da expressão do pensamento, caracterizada essencialmente por uma variação incessante do tema e uma incapacidade absoluta de levar o raciocínio a uma conclusão, é denominada

  • A.

    pensamento fixado.

  • B.

    pensamento delirante.

  • C.

    pensamento distante.

  • D.

    pensamento onírico.

  • E.

    fuga de idéias.

Sob a perspectiva dinâmica, a fixação não é apenas uma suspensão do desenvolvimento num estágio infantil. Demonstra que o indivíduo, num período qualquer de seu desenvolvimento afetivo,

  • A.

    não pode satisfazer necessidades normais e essenciais e que continua a buscar, ao longo de toda sua existência, o prazer derivado da satisfação daquelas necessidades.

  • B.

    optou por projetar suas necessidades na figura paterna ou materna, a quem sempre cobrará uma postura de satisfazer-lhe, mesmo quando já adulto.

  • C.

    deixou de satisfazer suas necessidades nos estágios oral e anal, enfrentando na vida adulta dificuldade em se projetar na vida profissional e pessoal.

  • D.

    frustrou-se por não ter encontrado apoio às suas necessidades emocionais e, a partir daí, busca compensar esta perda através de satisfações imaginárias.

  • E.

    optou por dar significado oposto às suas necessidades, reagindo na vida adulta de forma inadequada para com sua idade mental e cronológica.

No delirium tremens, o paciente apresenta

  • A.

    desmaios e vômitos, porém, mantém total lucidez e consciência dos seus atos, mantendo relação adequada quanto ao tempo e ao espaço.

  • B.

    lucidez e consciência em relação ao tempo e ao espaço, com inexistência de distúrbios sensoperceptivos.

  • C.

    comportamentos histéricos e, em alguns casos, desdobramento da personalidade.

  • D.

    obnubilação da consciência acompanhado de perda auditiva e visual.

  • E.

    uma orientação falsa em relação ao tempo e ao espaço, mas conserva-se bem orientado quanto à própria pessoa.

A amnésia que se refere aos fatos ocorridos antes e depois da causa determinante é denominada

  • A.

    retrógada ou parcial.

  • B.

    retroanterógrada ou total.

  • C.

    de fundo.

  • D.

    psicogênica.

  • E.

    anterógrada.

De acordo com a teoria da hierarquia das necessidades de A. H. Maslow, as pessoas são motivadas por cinco tipos distintos de necessidades. Essas necessidades estão dispostas segundo uma hierarquia, de acordo com sua capacidade de

  • A.

    modificar o grau de satisfação de uma pessoa.

  • B.

    motivar o comportamento.

  • C.

    gerar necessidade no indivíduo.

  • D.

    diminuir o nível de estresse causado por um processo de desmotivação.

  • E.

    gerar equilíbrio psíquico.

O trabalho multidisciplinar consiste em

  • A.

    uma proposta em que as fronteiras ficam relativizadas e o fundamento desse espaço de trabalho deve ser procurado na negação e na superação de fronteiras disciplinares.

  • B.

    exploração científica especializada de determinado domínio homogêneo de estudo, isto é, o conjunto sistemático e organizado de conhecimentos que apresentam características próprias nos planos de ensino, da formação, dos métodos e das matérias.

  • C.

    estudar um objeto sob diferentes ângulos, mas sem que tenha necessariamente havido um acordo prévio sobre os métodos a seguir ou sobre os conceitos a serem utilizados, havendo uma justaposição de recursos de uma ou várias disciplinas.

  • D.

    trocas intensas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas, no interior de um projeto específico de pesquisa, tendo por horizonte epistemológico o campo unitário do conhecimento.

  • E.

    uma etapa superior, que não se contenta em atingir interações ou reciprocidade entre pesquisas especializadas, mas que situa essas ligações no interior de um sistema total, sem fronteiras estabelecidas entre as disciplinas.

No Teste de Bender, na criança e no adolescente, Koppitz considera que, no item da linha ondulada, quando há duas ou mais mudanças abruptas na direção da linha de pontos ou círculos, a interpretação corresponde à presença de

  • A.

    expressão típica de crianças bem ajustadas, com desejo de agradar aos adultos e um sentimento de liberdade na escola.

  • B.

    timidez e retraimento.

  • C.

    impulsividade, agressividade, possível atuação.

  • D.

    instabilidade na coordenação motora e na personalidade, por fatores orgânicos e/ou emocionais.

  • E.

    comportamento desajustado, sendo expressão de criança com personalidade egocêntrica.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...