Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Freud tece seus primeiros comentários sobre educação quando do estabelecimento de uma relação causal entre

  • A. o id e o superego.
  • B. o superego e o id.
  • C. o ego e o id.
  • D.

    a moral sexual de uma época e o sofrimento psíquico.

  • E. a fase anal e a fálica.

No nível anal secundário, a criança trata o excremento como um objeto odiado que procura expulsar tanto quanto como um objeto amado que deseja reter. Esta é a base fisiológica da

  • A. ambivalência.
  • B. congruência
  • C. dissonância cognitiva.
  • D. posição esquizofrênica.
  • E. ação paranóide.

Pode-se dizer que a validade de um teste diz respeito ao grau que é capaz de atingir na consecução dos objetivos para os quais foi programado. São três os tipos de validade relacionada com os diversos objetivos de um teste: validade do conteúdo, validade relativa ao critério e validade do conceito. A validade relativa ao critério é determinada pela

  • A.

    comparação dos resultados do teste com um ou mais critérios independentes.

  • B.

    análise dos resultados do teste com dois critérios dependentes.

  • C.

    determinação de qual qualidade psicológica um teste mede, tal como, por exemplo, introversão ou extroversão.

  • D.

    estimativa demonstrada de quão bem o conteúdo do teste serve a uma determinada situação.

  • E.

    indicação dos escores de tendência central atribuídos aos estudos comparativos realizados por testes semelhantes em diferentes populações.

O Estatuto da Criança e do Adolescente assegura assistência integral e prioritária à saúde de crianças e adolescentes (artigo 4o). Paradoxalmente, flagramos uma população da faixa infanto-juvenil em situação de risco psicossocial, que é constituída por jovens, a respeito dos quais se convencionou chamar de "meninos de rua". Na avaliação psicológica desse segmento social faz-se necessário investigar e considerar

  • A.

    o alto custo financeiro para abrigar, alimentar, pagar pessoal de limpeza, manutenção e segurança e fornecer cuidados básicos de saúde e educação e a implementação de uma prática clínica que procure se restringir a conceitos diagnósticos padronizados da realidade global da clientela desatendida.

  • B.

    a complexidade e peculiaridade da antropologia da saúde mental em sua amplitude e diversidade profissional, englobando preocupações sociais e legais com órfãos e delinqüentes.

  • C.

    a necessidade de um trabalho de Reabilitação Psicossocial, associado a um processo de intervenção junto a populações com graves carências sociais, transtornos mentais ou em outras situações de risco, que necessitem confinamento em manicômio psiquiátrico.

  • D.

    o tempo e o custo de uma psicoterapia em clínica particular direcionada a entender porque tais meninos não se mantém em sua residência.

  • E.

    suas próprias representações de mundo, uma vez que partilham uma linguagem de um universo cultural diferenciado, sendo que seu universo psíquico e cultural tem especificidades que diferem daquelas que o adolescente da cultura hegemônica apresenta.

O treinamento, depois do ingresso no cargo, poderá ser levado a efeito sob dois aspectos:

  • A.

    treinamento no local de trabalho e fora do local de trabalho.

  • B. treinamento em sala de aula e o rodízio de função.
  • C. técnicos e operacionais.
  • D. indutivos e reativos.
  • E. treinamento de sensibilização e de demonstração.

A segurança no trabalho está relacionada com a prevenção de acidentes e com a administração de riscos ocupacionais. Sua finalidade é profilática no sentido de antecipação para que os riscos de acidentes sejam minimizados. Um programa de segurança no trabalho requer as seguintes etapas:

  • A.

    identificação dos interesses dos colaboradores para com a prática do sistema de segurança presente; programas de estimulação dos colaboradores para ações sociais e de segurança na empresa e fora dela; busca de parcerias com sindicatos e entidades de classe e implementação de programas de segurança.

  • B.

    análise dos fatores críticos de riscos presentes; busca de parcerias com o mercado para implantação de novos procedimentos; ações de treinamento com os colaboradores e desenvolvimento de práticas de repreensão àqueles que descumprem as normas e procedimentos de segurança.

  • C.

    indicação de grupos de colaboradores associados a classes sindicais para análise de sugestões; análise dos incidentes críticos de segurança presentes na organização; treinamento dos colaboradores e implantação de um grupo de normas e procedimentos de segurança e higiene no ambiente de trabalho.

  • D.

    estabelecimento de um sistema de indicadores e estatísticas de acidentes; desenvolvimento de sistemas de relatórios de providências; desenvolvimento de regras e procedimentos de segurança e recompensas aos gerentes e supervisores pela administração eficaz da função da segurança.

  • E.

    análise dos interesses corporativos com a prática de uma política de segurança; definição de investimentos financeiros com a implantação de um programa de segurança; treinamento das equipes de trabalho e implantação do programa de segurança.

O treinamento de pessoal é um processo cíclico e contínuo composto por quatro etapas:

  • A.

    aplicação; avaliação; incorporação e reprogramação.

  • B.

    identificação dos interesses organizacionais; elaboração dos conteúdos a serem praticados durante o treinamento; divulgação e aplicação.

  • C.

    identificação dos interesses organizacionais; busca de parcerias estratégicas; pesquisa de clima organizacional e elaboração dos planos de treinamento.

  • D.

    análise das avaliações de desempenho; análise das descrições de cargo; identificação dos interesses dos colaboradores e acionistas e formulação do plano de treinamento.

  • E. diagnóstico; desenho; implementação e avaliação.

Um dos métodos mais tradicionais de avaliação de desempenho é o método baseado em uma tabela de dupla entrada: nas linhas estão os fatores de avaliação e nas colunas estão os graus de avaliação do desempenho. Esse método é denominado

  • A. escalas gráficas.
  • B. incidentes críticos.
  • C. escolha forçada.
  • D. avaliação por objetivos.
  • E. avaliação de competências.

A cultura organizacional ou cultura corporativa é

  • A.

    a maior expressão da essência do inconsciente na prática das relações humanas no ambiente formal de uma organização estruturada em uma empresa.

  • B.

    o universo simbólico da estrutura familiar se repetindo no mundo corporativo, que é regido por normas e procedimentos formais e informais dentro de um contexto fechado.

  • C.

    o reflexo da expectativa de valores presentes no ambiente social, que manifestam de forma inconsciente a prática dos valores presentes na empresa.

  • D.

    o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização.

  • E.

    a expressão verdadeira da forma pela qual a empresa manifesta sua ação junto ao mercado externo.

A seleção de pessoal comporta três modelos de tratamento: o de colocação, o de seleção e o de classificação. No modelo de colocação há

  • A.

    vários candidatos e apenas uma vaga a ser preenchida.

  • B.

    um só candidato e uma só vaga a ser preenchida por aquele candidato.

  • C. dois candidatos e uma só vaga a ser preenchida.
  • D.

    vários candidatos para cada vaga e várias vagas para cada candidato.

  • E.

    uma vaga a ser preenchida por um grupo de candidatos recrutados internamente na empresa.

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