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F. Fiedler é reconhecido como o principal autor das teorias situacionais de liderança. Seu modelo de contingência aponta
2 variáveis básicas de situação.
3 variáveis básicas de situação.
4 variáveis básicas de situação.
5 variáveis básicas de situação.
6 variáveis básicas de situação.
Schmidt e Tannenbaum (1972) indicam quatro abordagens utilizáveis pelo líder de um grupo de trabalho e, também, pelos membros do grupo. Essas abordagens são:
monitoramento do conflito; exposição do conflito; fuga estratégica do conflito e reação pró-ativa conflitante.
ganha×ganha; perde×perde; perde×ganha e ganha×perde.
minimizar diferenças; conceder; desistir e reagir defensivamente.
evitar o conflito; reprimir o conflito; aguçar as divergências em conflito e transformar as diferenças em resolução de problemas.
argumentação; exploração; lidar com adversidades e administrar pressões psicológicas.
O método de avaliação de desempenho denominado Escalas Gráficas é baseado em
impulsionar a objetividade, não tendo nenhuma interferência subjetiva.
avaliação de desempenho das pessoas por meio de blocos de frases descritivas que focalizam determinados aspectos do comportamento.
estabelecimento de objetivos a serem cumpridos pela empresa e acordados com as chefias, num período pré-definido.
uma tabela de dupla entrada: nas linhas estão os fatores de avaliação e nas colunas estão os graus de avaliação do desempenho.
encontrar a melhor forma a fim de que o funcionário avaliado indique caminhos para o seu desenvolvimento profissional na empresa.
A cultura representa a maneira como a organização visualiza a si própria e a seu ambiente. Toda cultura organizacional se apresenta em três diferentes níveis:
situação, ação e resultados.
crenças, hábitos e processos.
artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas.
conhecimentos adquiridos, práticas vivenciadas e percepções básicas.
crenças, resultados oferecidos e práticas vivenciadas.
A entrevista direta no processo de seleção é aquela
em que o candidato preenche um formulário com várias perguntas diretas e depois deve explicar as respostas que ofereceu a um entrevistador bem preparado para administrar essa técnica.
que oferece oportunidade para o candidato indicar seus conhecimentos e habilidades através de comprovação objetiva.
em que as perguntas são previamente elaboradas, dando senso de direção e entendimento tanto para o entrevistado como para o entrevistador.
que possui um roteiro preestabelecido, no qual o entrevistador faz perguntas padronizadas e previamente elaboradas.
que determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as questões, ou seja, deixa as perguntas a critério do entrevistador.
Segundo Idalberto Chiavenato, de acordo com o tratamento, podemos distinguir três modelos de decisão sobre candidatos nos processos de seleção:
interna, externa e multidisciplinar.
apontamento, indicação e nivelação.
colocação, seleção e classificação.
local, global e apontamento.
indicação, nivelação e interna/externa.
A melhor maneira de conceituar seleção é representá-la como uma comparação entre duas variáveis:
o número de vagas existentes na empresa e o número de candidatos que manifestaram interesse pelas vagas disponíveis.
a necessidade de mão-de-obra do mercado e o número de vagas existentes na empresa.
a análise das descrições de cargos e a política salarial aplicada pela empresa.
o pacote de benefícios a ser oferecido pelo mercado e a análise das políticas de recursos humanos das empresas concorrentes.
os requisitos do cargo a ser preenchido e o perfil das características dos candidatos que se apresentam para disputá-lo.
As técnicas de recrutamento de mão-de-obra nas empresas visam a
localização e busca de candidatos, quase sempre no mercado de trabalho.
selecionar o melhor candidato para a vaga existente.
indicar ao gestor da área da empresa que possui a vaga o candidato que melhor classificação obteve no processo de seleção.
indicar ao gestor da área da empresa que possui a vaga o candidato que melhor classificação obteve na análise do perfil profissiográfico.
indicar o índice de necessidade de mão-de-obra no mercado de trabalho interno e externo.
O recrutamento interno em uma organização traz algumas vantagens, sendo correto afirmar que, dentre elas, encontram- se:
aplicação de novas idéias, experiências e expectativas; mantém quase inalterável o patrimônio humano da organização; é ideal para empresas burocráticas e favorece a rotina.
melhor aproveitamento do potencial humano da organização; o incentivo à permanência dos funcionários e sua fidelidade à organização; a probabilidade de uma melhor seleção, pois o perfil dos candidatos já é conhecido, bem como o custo financeiro é menor, se comparado ao recrutamento externo.
estímulo para que parentes e amigos dos funcionários sejam contratados; a manutenção e conservação da cultura organizacional existente; a facilidade de se manter a rotina de trabalho atual e o bloqueio preciso de novas idéias e experiências.
acesso à bolsa de empregos do mercado; a manutenção da política de salários existente; o bloqueio de novas idéias e experiências e a aplicabilidade perfeita para empresas burocráticas.
estímulo para entrada de pessoas conhecidas no mercado de trabalho; o acesso à bolsa de empregos do mercado; a manutenção da política de salários existente e a aplicabilidade perfeita para empresas burocráticas.
O título de especialista, conferido pelo Conselho Federal de Psicologia (Resolução nº 002/2.001), define que cabe ao Psicólogo Jurídico, dentre outras coisas:
atuar em instituições de saúde, participando da prestação de serviços de nível secundário ou terciário da atenção à saúde.
desenvolver estudos de campo e em laboratório, do comportamento individual e coletivo em diferentes situações no trânsito para sugerir medidas preventivas.
propor políticas e ações relacionadas à comunidade em geral e aos movimentos sociais de grupos étnico-raciais, religiosos, de gênero e outros.
atuar em pesquisa e programas sócio-educativos e de prevenção à violência, construindo ou adaptando instrumentos de investigação psicológica, para atender às necessidades de crianças e adolescentes em situação de risco, abandonados ou infratores.
participar de programas e/ou atividades na área da saúde e segurança no trabalho, subsidiando-os quanto aos aspectos psicossociais para proporcionar melhores condições ao trabalhador.
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