Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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F. Fiedler é reconhecido como o principal autor das teorias situacionais de liderança. Seu modelo de contingência aponta

  • A.

    2 variáveis básicas de situação.

  • B.

    3 variáveis básicas de situação.

  • C.

    4 variáveis básicas de situação.

  • D.

    5 variáveis básicas de situação.

  • E.

    6 variáveis básicas de situação.

Schmidt e Tannenbaum (1972) indicam quatro abordagens utilizáveis pelo líder de um grupo de trabalho e, também, pelos membros do grupo. Essas abordagens são:

  • A.

    monitoramento do conflito; exposição do conflito; fuga estratégica do conflito e reação pró-ativa conflitante.

  • B.

    ganha×ganha; perde×perde; perde×ganha e ganha×perde.

  • C.

    minimizar diferenças; conceder; desistir e reagir defensivamente.

  • D.

    evitar o conflito; reprimir o conflito; aguçar as divergências em conflito e transformar as diferenças em resolução de problemas.

  • E.

    argumentação; exploração; lidar com adversidades e administrar pressões psicológicas.

O método de avaliação de desempenho denominado Escalas Gráficas é baseado em

  • A.

    impulsionar a objetividade, não tendo nenhuma interferência subjetiva.

  • B.

    avaliação de desempenho das pessoas por meio de blocos de frases descritivas que focalizam determinados aspectos do comportamento.

  • C.

    estabelecimento de objetivos a serem cumpridos pela empresa e acordados com as chefias, num período pré-definido.

  • D.

    uma tabela de dupla entrada: nas linhas estão os fatores de avaliação e nas colunas estão os graus de avaliação do desempenho.

  • E.

    encontrar a melhor forma a fim de que o funcionário avaliado indique caminhos para o seu desenvolvimento profissional na empresa.

A cultura representa a maneira como a organização visualiza a si própria e a seu ambiente. Toda cultura organizacional se apresenta em três diferentes níveis:

  • A.

    situação, ação e resultados.

  • B.

    crenças, hábitos e processos.

  • C.

    artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas.

  • D.

    conhecimentos adquiridos, práticas vivenciadas e percepções básicas.

  • E.

    crenças, resultados oferecidos e práticas vivenciadas.

A entrevista direta no processo de seleção é aquela

  • A.

    em que o candidato preenche um formulário com várias perguntas diretas e depois deve explicar as respostas que ofereceu a um entrevistador bem preparado para administrar essa técnica.

  • B.

    que oferece oportunidade para o candidato indicar seus conhecimentos e habilidades através de comprovação objetiva.

  • C.

    em que as perguntas são previamente elaboradas, dando senso de direção e entendimento tanto para o entrevistado como para o entrevistador.

  • D.

    que possui um roteiro preestabelecido, no qual o entrevistador faz perguntas padronizadas e previamente elaboradas.

  • E.

    que determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as questões, ou seja, deixa as perguntas a critério do entrevistador.

Segundo Idalberto Chiavenato, de acordo com o tratamento, podemos distinguir três modelos de decisão sobre candidatos nos processos de seleção:

  • A.

    interna, externa e multidisciplinar.

  • B.

    apontamento, indicação e nivelação.

  • C.

    colocação, seleção e classificação.

  • D.

    local, global e apontamento.

  • E.

    indicação, nivelação e interna/externa.

A melhor maneira de conceituar seleção é representá-la como uma comparação entre duas variáveis:

  • A.

    o número de vagas existentes na empresa e o número de candidatos que manifestaram interesse pelas vagas disponíveis.

  • B.

    a necessidade de mão-de-obra do mercado e o número de vagas existentes na empresa.

  • C.

    a análise das descrições de cargos e a política salarial aplicada pela empresa.

  • D.

    o pacote de benefícios a ser oferecido pelo mercado e a análise das políticas de recursos humanos das empresas concorrentes.

  • E.

    os requisitos do cargo a ser preenchido e o perfil das características dos candidatos que se apresentam para disputá-lo.

As técnicas de recrutamento de mão-de-obra nas empresas visam a

  • A.

    localização e busca de candidatos, quase sempre no mercado de trabalho.

  • B.

    selecionar o melhor candidato para a vaga existente.

  • C.

    indicar ao gestor da área da empresa que possui a vaga o candidato que melhor classificação obteve no processo de seleção.

  • D.

    indicar ao gestor da área da empresa que possui a vaga o candidato que melhor classificação obteve na análise do perfil profissiográfico.

  • E.

    indicar o índice de necessidade de mão-de-obra no mercado de trabalho interno e externo.

O recrutamento interno em uma organização traz algumas vantagens, sendo correto afirmar que, dentre elas, encontram- se:

  • A.

    aplicação de novas idéias, experiências e expectativas; mantém quase inalterável o patrimônio humano da organização; é ideal para empresas burocráticas e favorece a rotina.

  • B.

    melhor aproveitamento do potencial humano da organização; o incentivo à permanência dos funcionários e sua fidelidade à organização; a probabilidade de uma melhor seleção, pois o perfil dos candidatos já é conhecido, bem como o custo financeiro é menor, se comparado ao recrutamento externo.

  • C.

    estímulo para que parentes e amigos dos funcionários sejam contratados; a manutenção e conservação da cultura organizacional existente; a facilidade de se manter a rotina de trabalho atual e o bloqueio preciso de novas idéias e experiências.

  • D.

    acesso à bolsa de empregos do mercado; a manutenção da política de salários existente; o bloqueio de novas idéias e experiências e a aplicabilidade perfeita para empresas burocráticas.

  • E.

    estímulo para entrada de pessoas conhecidas no mercado de trabalho; o acesso à bolsa de empregos do mercado; a manutenção da política de salários existente e a aplicabilidade perfeita para empresas burocráticas.

O título de especialista, conferido pelo Conselho Federal de Psicologia (Resolução nº 002/2.001), define que cabe ao Psicólogo Jurídico, dentre outras coisas:

  • A.

    atuar em instituições de saúde, participando da prestação de serviços de nível secundário ou terciário da atenção à saúde.

  • B.

    desenvolver estudos de campo e em laboratório, do comportamento individual e coletivo em diferentes situações no trânsito para sugerir medidas preventivas.

  • C.

    propor políticas e ações relacionadas à comunidade em geral e aos movimentos sociais de grupos étnico-raciais, religiosos, de gênero e outros.

  • D.

    atuar em pesquisa e programas sócio-educativos e de prevenção à violência, construindo ou adaptando instrumentos de investigação psicológica, para atender às necessidades de crianças e adolescentes em situação de risco, abandonados ou infratores.

  • E.

    participar de programas e/ou atividades na área da saúde e segurança no trabalho, subsidiando-os quanto aos aspectos psicossociais para proporcionar melhores condições ao trabalhador.

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