Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Existem grupos formais e informais nas organizações. Os grupos informais permitem que

  • A.

    haja simplificação na coordenação: desenvolvem o talento administrativo e a concentração de poder num único indivíduo.

  • B.

    os valores sejam compartilhados: dão satisfação social, status e segurança.

  • C.

    haja uma coordenação aplicada pelos líderes designados pela empresa e os membros das diversas comissões das empresas empreendam esforços na direção de uma força-tarefa, estabelecidas em normas e procedimentos.

  • D.

    as comissões permanentes continuem existindo para atender a uma necessidade constante da organização.

  • E.

    haja respeito coerente à estrutura formal da organização.

As provas ou testes de conhecimentos e ou de capacidade visam a avaliar

  • A.

    o quanto os candidatos estão envolvidos e comprometidos com os resultados que produzem.

  • B.

    as capacidades inatas dos candidatos para exercerem tarefas rotineiras e de baixa complexidade, conforme as vagas existentes.

  • C.

    o tipo de personalidade que mais se adequa às características da cultura da organização.

  • D.

    o resultado efetivo que um candidato poderá oferecer para o acréscimo da produtividade da empresa.

  • E.

    objetivamente, tanto quanto possível, o grau de noções, conhecimentos e habilidades adquiridas por meio do estudo, da prática ou do exercício.

O Código de Ética do Psicólogo, no artigo 14, promulga que a utilização de quaisquer meios de registro e observação da prática psicológica

  • A.

    obedecerá a linha filosófica de cada psicólogo, que tem direito de imprimir em sua atuação as mais diversas alternativas de tratamento e de posicionamento para com os seus clientes, desde que estes sejam preservados quanto ao compartilhamento de informações com pessoas as quais julgam inadequado fazê-lo.

  • B.

    é compartilhada de forma integral com profissionais de outras áreas que estejam envolvidos num processo de tratamento psicossocial.

  • C.

    é de fórum restrito aos profissionais que atuam na área de saúde mental.

  • D.

    é optativa para o profissional de saúde que, dependendo de sua formação, pode ou não se dar ao direito de promover anotações e compartilhá-las, com os envolvidos no tratamento psicológico.

  • E.

    obedecerá as normas do referido Código e a legislação profissional vigente, devendo o usuário ou beneficiário, desde o início, ser informado.

O Código de Ética do Psicólogo, em seu artigo 13, promulga que, no atendimento à criança, ao adolescente ou interdito, deve ser comunicado aos responsáveis

  • A.

    um relato minucioso de cada sessão que foi realizada.

  • B.

    o estritamente essencial para se promoverem medidas em seu benefício.

  • C.

    toda e qualquer alteração psíquica que envolva não só o paciente mas também os seus responsáveis, para que assumam possíveis erros que estejam cometendo na educação do envolvido.

  • D.

    somente as questões referentes a honorários ou assuntos pertinentes a temas de baixa relevância ao tratamento em questão.

  • E.

    assuntos que envolvam a participação de terceiros no processo de modificação de comportamento percebido como adequado ou inadequado no tratamento sugerido.

O psicólogo ouve o cliente mantendo atitudes não críticas, facilitando sua expressão. O cliente expõe seus problemas e o psicólogo usa várias intervenções, tais como repetição, sumário e proposição de questões, esperando que o problema seja devidamente enquadrado em hipóteses prováveis. Essa fase pode durar uma ou mais sessões, na medida em que seja necessário chegarem, psicólogo e cliente, a uma estruturação formal dos problemas a enfrentar. Essa fase é denominada

  • A. prognóstica.
  • B. diagnóstico.
  • C. experimental.
  • D. catártica.
  • E. informal.

O excesso de solicitude da mãe de uma criança deficiente, como reação aos seus sentimentos reprimidos de rejeição ou à presença de um desejo de morte, é um exemplo de

  • A. projeção.
  • B. formação de reação.
  • C. transferência.
  • D. reação positiva.
  • E. introjeção.

Para Erikson, a ocasião em que as pessoas desenvolvem um senso de confiança ou desconfiança ocorre durante

  • A. entre seis e onze anos de idade.
  • B. entre três e cinco anos de idade.
  • C. o primeiro ano de vida.
  • D. durante a adolescência.
  • E. o período da latência proposto por Freud.

Existem inúmeras maneiras de encarar as carreiras, a relação entre elas e o ciclo de vida. Muitos teóricos baseiam sua análise dos fatos da carreira na teoria psicanalítica de Erik Erikson, que dividiu a vida da pessoa em oito estágios, quatro deles na infância e outros quatro na idade adulta. Em cada estágio, a pessoa deve

  • A.

    passar por uma série de crises pessoais no ambiente do trabalho para finalmente definir sua vocação profissional.

  • B.

    cumprir um número específico de experiências que o auxiliará a atingir competências nos níveis mais elevados.

  • C.

    completar com êxito uma "tarefa de desenvolvimento" para passar para o estágio seguinte.

  • D.

    administrar fontes de satisfação e de frustração que indicarão o melhor caminho para seguir a uma carreira profissional de sucesso.

  • E.

    criar cenários futuros para gerar um nível de satisfação presente que consiga instituir novos mecanismos de defesa, a fim de lidar com as dificuldades do cotidiano profissional e pessoal.

O treinamento de laboratório é uma forma de treinamento grupal usada principalmente para aumentar

  • A.

    as habilidades interpessoais.

  • B.

    o conhecimento técnico.

  • C.

    a habilidade de operar equipamentos.

  • D.

    a interface entre os objetivos organizacionais e os valores de cada grupo existente no mercado consumidor.

  • E.

    o distanciamento existente entre os diversos níveis de relação de poder numa organização informal.

A teoria de motivação no trabalho, acentua que o homo fober se caracteriza por dois tipos de necessidades diferentes e que afetam diretamente o comportamento humano. Essa teoria foi criada por

  • A.

    Kurt Lewin.

  • B.

    Maslow.

  • C.

    Carl Jung.

  • D.

    McGregor.

  • E.

    Herzberg.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...